Bom, após muito tempo utilizando dos tutoriais da 3D1 resolvi postar um tutorial que explica como renderizar em rede utilizando o Distributed Rendering do Vray.
Obs.: Estou utilizando algumas informações passadas no tutorial do Cristiano Moreira Laender.
Entao vamos lá. Primeiramente as denominações e configurações iniciais:
- Computador base (o que vai administrar tudo) = MANAGER
- Computadores remotos (os escravos) = SERVERS
- Rede = LAN (Local Area Network ou rede local do escritório ou casa com dois ou mais computadores conectados entre si)
- TCP/IP = protocolo que vamos trabalhar uma vez que estamos configurando para uma LAN. Para configurar pela internet já fica um pouco mais complicado e acho que quem gostaria de fazê-lo vai saber muito bem como (tem que conhecer os numeros IPs remotos etc.)
Para começar você precisa que todos os computadores que forem utilizados para renderização tenham a mesma versão do 3ds instalado, caso utilize algum plugin este também deve estar instalado em todas as máquinas.
É necessário que a pasta a ser utilizada para os arquivos do 3ds max e texturas (tanto o arquivo original quanto o arquivo a ser salvo - a imagem renderizada) deva estar mapeada. Para isso compartilhe o HD dessas pastas e depois vá em cada SERVER, abra uma janela normal do windows explorer e, em ferramentas (ou settings) va em mapear unidade de rede, ache na rede o HD com a pasta no computador MANAGER e clique OK. Faça isso para cada pasta a ser utilizada no processo de render (como eu disse, as de textura, do arquivo original e da imagem a ser salva).
Uma maneira de saber se todas as texturas estão no local certo no 3ds, vá em File-> Asset Traking. Lá irá mostrar a relação de todas as texturas que você está utilizando e onde ela está em seu computador.
Agora em todos os SERVERs abra o software \"Launch V-Ray DR spawner\" ele geralmente fica em Inicia->Programas->Chaos Group->V-Ray Adv for 3dsmax R9 for x86->Distributed rendering.
No MANAGER, abra a cena a ser renderizada e defina os padrões de render.