Olá amigos!
Entre e sente-se, fique à vontade.
Esse será o primeiro tutorial de muitos que virão pela frente.
Vamos começar com um post bem bacana, que ensinará a fazer uma grama legal para o Vray, com muita objetividade.
Eu tenho o hábito de modelar minhas maquetes no AutoCAD mesmo, e em seguida importar no 3dstudio Max.
Modelo no CAD porque já trabalho com este software a 12 anos, e tenho relativa habilidade com ele.
Atualmente renderizo no Vray. Pra quem não conhece, o Vray é um plug-in do 3dStudio,de fácil utilização e resultados excelentes.
Eu recomendo!!!
Primeiro vamos carregar o max e o Vray (claro!). Agora vamos modelar uma plane de 800x800cm.
Se preferir, faça uma box com uma altura mínima. Objetos importados do CAD não gostam do displace, não sei exatamente porque mas não
funciona direito.
Se o seu Max estiver configurado em outra unidade, não tem stress, basta fazer uma regrinha de três e converter os valores que eu vou fornecer, beleza?
Crie uma câmera qualquer, uma luz razoável e uma configuração de render básica. Falaremos sobre esses três pontos nos próximos posts,
no momento só nos interessa a grama.
O número de segmentos da plane não tem grande influência no resultado, mas, por desencargo de consciência fiz uma de 30×30 segmentos.
Agora, vamos criar um material. A imagem que eu utilizei foi essa, que está para download no final do bloco.
Não tem como errar.
1-clique no slot (a bolinha no quadro de materiais)
2-clique no campo diffuse. Ele abrirá uma caixa de diálogo, onde escolheremos a opção bitmap.
3-Na caixa seguinte, provavelmente a opção new estará default. Então bastará apenas clicar em bitmap.
4-escolha o material que eu sugeri, e em seguida clique em abrir. Pronto!
Agora vamos mapear o objeto. Pra quem não sabe, mapeamento é a quantidade de vezes que a imagem se repetirá no objeto.
Se utilizaros um mapeamento do tipo box, de 100x100x100cm, isso significa que a cada 100cm teremos uma repetição da imagem.
Deu pra entender?
Para mapear basta ir na aba modify (com a plane seleconada) e escolher a opção UVWmap. Vamos escolher um mapeamento do tipo plane, pois nosso objeto não tem
espessura, e colocar os valores de 300 e 300cm na largura e no comprimento. Pronto, ta mapeado!
Se você renderizar o aspecto da grama será esse aí abaixo.
Agora que vem a parte legal! Vamos fazer a grama subir!!!
Com o objeto selecionado, vá até a aba modify e selecione a opção VrayDisplacementMod. Agora é só colocar os parametros a seguir.
1-marque 2D mapping.
2-em textmap procure a sua textura que funcionará como displace. Ela está para download no final deste bloco.
3-texture chan deixe 1, pois não descobri pra que serve. Filter blur deixe 0,001.
4-em amount coloque 7,62. O amount é a altura da grama! Legal!!! Se preferir altere esse valor.
5-em shift coloque -2,54. O shift serve pra esticar a grama ou coisa parecida
O que acontece é o seguinte: o Vray utiliza um mapa em tons de preto e branco, fazendo com que o contraste de cores seja a base
para o volume da grama, ou seja, o que for preto afunda e o que for branco saca. Isso gera a nossa grama fofinha.
Veja o resultado final.
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