Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

silvaserik   São Paulo - AC
nuts165   são bernardo do campo - SP
Matheus   Itapetinga - BA
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR

Portfólios Ver Mais

Emilio Biscardi   Rio de Janeiro
ken3   brasil
Ataualpa   RIo de janeiro
brunathais   rio de janeiro - RJ

Tutoriais - 3ds max plug-ins

Tutorial unwrap tool

Mini Tutorial unwrap tool,
Ola Amigos da 3D1, devido a uma duvida de alguns usuários da 3D1 decidi escrever este tuto rapidinho, o objetivo do mesmo é ensinar como colocar os objetos dentro do quadradinho que é a área utilizada pelo unwrap.
Antes que nada, eu utilizo o unwrap tool que é uma ferramenta de graça que se pode baixar da internet.

Imagem 1
Primeiro faço um cubo, pois o objetivo é ensinar os procedimentos básicos e não mapear objetos complexos.
Logo aplico o unwrap, e clico em edit
Imagem 2
Aparece o edit UVW, assim logo após clicar onde marca a flecha, clico CTRL+A para selecionar todas as caras do cubo, teriam que estar vendo algo parecido com a imagem 3

Imagem 4
Agora do menu edit UVW (ver imagem) , escolho Mapping->Unfold mapping, aparecendo a janela de mapping, então clicamos em ok, teriam que estar vendo algo parecido a imagem 5.

Imagem 6
Na imagem 6 é onde trabalhamos com scale para que a figura da imagem 5 seja reduzida e entre no quadradinho de unwrap (este é o ponto onde muitos usuários tem duvidas)
Na imagem do lado direito onde esta marcado com vermelho estão as coordenadas U e V, ai é onde devemos colocar valores pequenos e logo clicar no botão scale, com isto teremos reduzido o tamanho da figura, e deveremos continuar reduzindo até a figura entrar no quadradinho.
Isto também pode ser feito clicando sobre a figura com o botão direito do mouse, ai aparece um menu como se observa na imagem 7.
Imagem 7
No menu desta imagem tem vários comandos muito utils, alem do scale.
Eu utilizo muito o freeform gizmo para mover a figura quando está muito pequena.
Imagem 8
Já nesta imagem a figura esta dentro do quadradinho de unwrap, e para isto, sempre utilizo o scale com as coordenadas U e V para as primeiras reduções da figura, e quando já esta próximo ao tamanho do quadradinho utilizo o menu clicando com o botão direito sobre a figura.
Também se poderão usar os ícones da parte superior do edit UVW, onde temos scale, move, freeform gizmo, entre outros.
Imagem 9
Já nesta imagem apliquei um checker no cubo para ver como ficou. O checker é muito útil para fazer os ajustes necessários nas quinas do cubo movendo a figura dentro do quadradinho do edit UVW.

E é isso ai galera, espero ter ajudado.
abraço

Faça o login para poder comentar

estebanXRK Comentou em 03/03/2009 20:33 Ver comentário
Nhuks Comentou em 03/03/2009 19:54 Ver comentário
estebanXRK Comentou em 02/03/2009 21:39 Ver comentário
Nhuks Comentou em 01/03/2009 21:34 Ver comentário
Carlos Henrique Comentou em 25/02/2009 12:41 Ver comentário
estebanXRK Comentou em 24/02/2009 20:11 Ver comentário
Carlos Henrique Comentou em 17/02/2009 09:28 Ver comentário
Wagner Souza Comentou em 17/02/2009 08:36 Ver comentário
Arnold_Layne Comentou em 16/02/2009 13:22 Ver comentário
Carlos Henrique Comentou em 16/02/2009 13:04 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707115.

Total de membros registrados: 134877

Últimos membros registrados: Luciana Pereira, bia199612, Wiliams, Jacson Combos, Henrique Silva, igorvervloet, Alex Bastos , maamassabwe.

Usuário(s) on-line na última hora: 584, sendo 26 membro(s) e 558 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Henrique Silva, Emmanoel, Duda, Willmitnick, edificar-3d, Eduardo Ramos, Moura, Rehquina, bia199612, Camacho, emersonforentin, Guilherme Santos, Abilio, Pedro Juliato, TadeuB79, rmagaton, Eng Damasceno, Edson, Wamdersilva, Ricardo Paranhos, Roberto Movanni, Ronaldo Junior, Celso Borttoloto, Antonio, Alexandre Longo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.