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Bom dia a todos !!!
Percebendo que alguns colegas estavam com dúvidas de como gerar imagens renderizadas em Wireframe, resolvi criar este tutorial para tentar facilitar a vida.
Este tutorial foi criado para mostrar as configurações dos renderes para gerar uma imagem com Wire e não me preocupei com se a cena teria iluminação. Ele é um pouco extenso, mas irá ajudá-los nestas configurações.
Primeiro mostrarei como configurar para \"Default Scanline Renderer\" e \"Mental Ray\", no final mostrarei a configuração para o \"V-Ray\".
Em primeiro lugar devemos ter uma cena, que neste exemplo criei uma Esfera e um Teapot, como na figura abaixo:
Selecione a opção \"Render Setup\"
Na janela selecione \"Assign Renderer\" e clique no botão indicado da \"Production\".
Selecione o Tipo de Render que deseja executar, que neste caso será o \"Mental ray Renderer\" e pressione o botão \"OK\". Pode fechar a janela do \"Render Setup.
Pressione a tecla \"M\", para abrir a jenela do \"Material Editor\".
Selecione o 1º \"Slot\" e habilite as opções abaixo, no \"Shade Basic Parameters\":
- \"Wire\", com esta opção ativada será habilitado o \"Wireframe\" no \"Slot\" selecionado.
- \"2-Sided\", com esta opção ativada será habilitada a visualização do \"Wireframe\" que estão ocultas pelo objeto, ou seja, que estão na parte de trás do objeto.
Estas alterações podem ser visualizaçadas no \"Slot\" em tempo real.
Como vimos anteriormente, o \"Mental Ray\" já foi selecionado no \"Render Setup\", com isso quando abrirmos o \"Material/Map Browser\", encontraremos as opções de materiais relacionadas ao \"Mental Ray\". Todos os materiais apresentados nesta janela se diferenciam pelo ícone ao lado do material.
Neste exemplo iremos utilizar o \"Car Paint Material(ml)\".
Selecione o 2º \"Slot\" e clique no botão \"Standard\", para abrir o \"Material/Map Browser\".
Na Janela do \"Material/Map Browser\" selecione o material \"Composite\", que é um \"Shader\" utilizado para criar materiais baseados em múltiplas texturas.
Depois selecione o botão \"OK\".
Abrirá um janela com duas opções, onde somente uma poderá ser escolhida.
A primeira opção, \"Discard old material?\", se devemos descartar os materiais do \"Slot\" selecionado.
A segunda opção, \"Keep old material as sub-material?\", para manter o material do \"Slot\" selecionado como sub-material, deste novo material selecionado.
Neste caso iremos selecionar a primeira opção, \"Discard old material\" e pressionar o botão \"OK\".
Pressione o botão \"Base (Standard)\", localizado à frente de \"Base Material:\", esta opção define o material base para seu objeto.
Após selecionar a opção anterior, aparecerá a janela do \"Material/Map Browser\".
Selecione o material \"Car Paint Material (ml)\" e pressione o botão \"OK\".
Pessione o botão \"Go to Parent\", que significa voltar um nível na opção do \"Material Editor\".
Agora pressione o botão \"None\", em \"Mat.1:\", no \"Material/Map Browser\" selecione a opção \"Standard\" e clique em \"OK\".
Na janela do \"Material Editor\" selecione a opção \"Wire\", em \"Shader Basic Parameters\" e clique em \"Go to Parent\", para voltar um nível na opção do \"Material Editor\"
Agora selecione o 1º \"Slot\" e aplique o material na esfera que foi criada inicialmente, existem duas formas de se aplicar o material ao objeto, uma delas é clicando com o botão direito do mouse e sem soltar o botão do mouse, arraste até o objeto que deseja aplicar o material, a outra é, primeiro selecione o objeto e depois pressione o botão \"Assign Material to Selection\".
Escolha uma das duas formas de aplicação de material, depois selecione o 2º \"Slot\", que tem o material relacionado ao \"Mental Ray\" e execute o mesmo processo no segundo objeto, que neste caso é o \"Teapot\".
Execute o render, se tiver executado todas as etapas da mesma forma, seu modelo deverá ser aprecido com este.
Agora veremos como configurar o material \"Wire\" para o \"V-ray\".
Utilizaremos a mesma cena para esta configuração.
Devemos selecionar a opção \"Render Setup.
Na janela selecione \"Assign Renderer\" e clique no botão indicado da \"Production\".
Selecione o Tipo de Render que deseja executar, que neste caso será o \"V-Ray\" e pressione o botão \"OK\". Pode fechar a janela do \"Render Setup.
Pressione a tecla \"M\", para abrir a jenela do \"Material Editor\".
Selecione o 1º \"Slot\" e clique no botão \"Standard\", para abrir o \"Material/Map Browser\".
Na janela do Material/Map Browser\" selecione o material \"VRayMtl\" e pressione o botão \"OK\"
Agora iremos definir a cor base do material \"VRaMtl\", selecionamos a cor em difuse.
Na janela de \"Color Selection\" definimos a cor vermelha, conforme a figura abaixo:
Depois de definida a cor podemos definir também a reflexão em, \"Reflect\", conforme a figura abaixo:
Após selecionar a cor e o reflexo, selecione o 2º \"Slot\" e clique no botão \"Standard\".
Na janela do \"Material/Map Browser\" selecione o material \"Blend\", onde pode-se incluir dois materiais com uma máscara. Depois clique no botão \"OK\"
Na janela do \"Material Editor, temos o material \"Blend\", o qual faremos algumas cinfurações.
Em \"Blend Basic Parameters\", vamos definir em \"Material 1:\" o mesmo utilizado no 1º \"Slot\", para isso podemos clicar no 1º \"Slot\" e arrastá-lo para o \"Material 1:\", quando soltar o botão no mouse nesta opção aparecerá um janela, onde deve-se escolher em copiar ou criar um Instância, neste caso selecione \"Copy\" e clique no botão \"OK\".
Isto fará com que o \"Material 1:\" assuma o mesmo material que o 1º \"Slot\"..
Agora definiremos o \"Material 2:\", clique no botão relacionado a esta opção.
Selecione a cor em \"Difuse\" e define-a na cor branca, esta será a cor do \"Wire\", depois selecione o botão \"Go To Parent\", para voltar um nível no Material Editor\"
Agora iremos criar a máscara do \"Wire\", selecione o botão relacinoado à \"Mask:\"
Na janela do \"Material/Map Browser\", selecione \"VRayEdgesTex\" e clique no botão \"OK\".
Deixaremos as configurações padrões, clique no botão \"Go To Parent\", para voltar um nível no \"Material Editor\"
Agora coloque os materiais criados nos \"Slot´s\", na \"Esfera\" e no \"Teapot\".
Neste exemplo defini o 1º \"Slot\" para o \"Teapot\" e o 2º \"Slot para a \"Esfera\".
Na imagem abaixo está o render com as configurações definidas neste TUTORIAL
Ressalto que a finalidade deste tutorial e mostrar as configurações dos renderes para gerar uma imagem com Wire.
Espero que este tutorial tenha sido válido.
Se tiverem dúvidas ou sugestões, por favor postem no fórum !!!
Abraços e bom trabalho a todos
Flávio Spina
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