Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

bender   Lajeado-RS - RS
clebercmds   Timbó - SC - SC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
Vinicius Paciello   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

Marcelo Rezende   Uberaba-MG - MG
leon Klinke   Bauru - SP
gabriel205   São Paulo , Brasil - SP
Jacksonhsaqs   jackson_sotnas23@hotmail.com - AC

Tutoriais - Outros softs 3D

Criar um reflexo inexistente no Blender

Bem eu fiz este tutorial em homenagem ao seu Madruga, no episódio em que ele olha para o espelho e vê uma cavera no lugar de seu reflexo. Eu fiz a mesma coisa só que com objeto Suzanne (Macaca mascote do Blender). Mas serve para qualquer coisa. Vou denotar os procedimentos de como fazer uma reflexo que na verdade não é um reflexo.

Estou estudando para realizar a mesma técnica em animação o que não vai ocorrer diferente do modelo estático.

O material que usei:
Cubo
Plano
Macaca - Suzanne

Levei um tempo de 10 minutos para bolar e montar o projeto.

Público alvo

Usuário de Blender, porém a tecnica pode ser usada por qualquer outro programa.

Procedimentos:

1.Insira um cubo padrão e configure na tela properties \"N\" para Loc (depende de sua preferência porem a macaca e o cubo devem estar alinhados) o rotx=roty=rotz=0.000 e ScaleX=ScaleZ= 1.000 e ScaleY=0.300.

2.Insira um plano para contornar a transparência com a cor de fundo, isso impede que a cor de fundo interaja com a imagem. É preciso também saber lidar com a cobertura do plano com o cubo, pois o fundo pode ficar escuro demais para.
As configurações do plano são as seguintes: O loc deve estar alinhado com o do cubo e aproximado, não crie interseção de vértices, coloque bem próximo. O ScaleX=ScaleY=1.300 e ScaleZ=1.000 e RotX=90.000 e RotY=RotZ=0.000.
Faça um corte com Shift+R para fazer estrusão lateral de forma a cobrir toda a parte traseira e lateral do cubo.

3.Agora vamos trabalhar com quem fará a reflexão. No caso deste tutorial a Suzanne, a macaca. Insira uma macaca e modifque sua estrutura ScaleX=3.000,ScaleY=0.330 e ScaleZ=0.100. Posicione no Loc e Rot exatamente igual ao do cubo.Encaixe a cara da Suzanne no cubo. E pressione F9 para usar os modifier (use a operação booleana difference. Selecione o cubo e (Boolean\\Difference) OB:Suzzane.

Esta função fará um mode da cara da suzanne na parte interna do cubo. Agora coloque o ScaleX=ScaleY=ScaleZ=1.000 para Suzanne posicione esta Suzanne exatamente com as mesas características exceto Scale, do cubo.

Agora aplique transparência no cubo com as configurações: Ray Transp (Fresnel=2.6) o restante fica no default\\padrão. E ray mirror (Raymirr:0.04)

A imagem não é para votação, utilizei o anexo para aproveitar o recurso. Serve para fazer um fusca olhar para o espelho e ver um Gol. Ou coisas parecidas.

Faça o login para poder comentar

DermRach Comentou em 16/06/2011 18:53 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 684270.

Total de membros registrados: 119899

Últimos membros registrados: Verônica F., Kmilaahillaa, 26Bruno, Isabella, dudarxdrigues, yurijosemiguel, João hth56th, DeanL.

Usuário(s) on-line na última hora: 529, sendo 10 membro(s) e 519 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Max, SERPA, Abilio, Ricardo Amaral, gilson antunes, munx, Paulo Fernando, Ana Carolina, tonyescouto, david.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2020. Todos direitos reservados.