No dia seguinte ao anúncio do Stingray da Autodesk e da suposta versão Free da Unreal, que exige o pagamento de Royalty quando o projeto vender mais de 3000 dólares, a Unity Technologies lança a tão esperada Unity5 com GI Real-Time, iluminação HDR, materiais fisicamente corretos, editor 64bit, PhysX 3.3, Advanced Audio Mixer, Preview com Lightmap no editor, melhorias no WebGL, integração com o SpeedTree, suporte para 12 plataformas, entre muitas outras novidades e de graça de verdade, pois qualquer empresa que fature menos de 100 mil dólares por ano pode usar a Engine comercialmente sem pagar nada, passando deste faturamento, basta comprar a Unity Pro, que custa 1500 dólares.
Para compensar os usuários da versão Pro, passaram a oferecer diversos serviços exclusivos incluindo ferramentas de Cloud, entre eles estão o Unity Cloud Build Pro, Unity Analytics Pro, Game Performace Reporting, acesso especial no Asset Store e também não cobra nenhum tipo de Royalty na venda dos projetos.
O CEO da Space Ape Games fez piada da Unreal "Free" no evento de lançamento da Unity5, dizendo: "Pegue isso de graça cara, de graça mais 5% dos seus rendimentos não é de graça".
O mais importante para o mundo da computação gráfica em tudo isto é que a partir de agora só vale a pena usar os renderizadores convencionais, seja por CPU ou GPU, quem deseja obter imagens em grande formato e animações ultra-realista, porque na Unity5 é possível obter um visual realista em tempo real que faz muita diferença quando precisa gerar muitas imagens e principalmente animações.
A prova disso está no vídeo abaixo, chamado The Blacksmith, um curta-metragem criado na Unity5 por apenas 3 pessoas e renderizado em tempo real usando somente um PC comum para Game.
Se levar em conta que de forma praticamente automática você pode passear pela cena e exportar para rodar em qualquer lugar, passa a ser uma ferramenta maravilhosa para maquete eletrônica, Design de produtos, urbanismo, treinamento de funcionários, catálogos virtuais, só a imaginação é o limite.
Você pode ter mais informações sobre a Unity 5 no anúncio do sistema de preço
clicando aqui.Curta-metragem renderizado em tempo real na Unity5: