O Combustion versão 1 foi lançado em julho de 2000, eu conheci ele um pouco antes disso, no início de 1999 com o Discreet Logic Paint e o Discreet Logic Effect que ainda tenho aqui em algum lugar, nem era essa Discreet de hoje, divisão de multimidia da toda poderosa AutoDesk, era apenas a Discreet Logic, uma empresa com ótimos softs para tratamento e efeitos especiais em vídeo, da união entre o Discreet Paint e o Discreet Effect nasceu o Combustion, o Discreet Paint se transformou no módulo Paint do Combustion e o Discreet Effect é o módulo Composite. Na versão 2 foi adicionado diversos novos recursos, mas certamente o que mais chamou a atenção dos usuários foi o módulo Particles que inseriu o programa Particle Illusion da Wondertouch como um módulo do Combusion, permitindo a criação de efeitos fabulosos em conjunto com as ferramentas já disponíveis nele, agora na versão 3 não é diferente, tem diversos novos recursos, mas nada tão impressionante como o módulo Particles para quem não conhecia o Illusion, os novos recursos são mais simples do que um módulo todo para o programa como aconteceu na versão passada, mas são de grande utilidade e facilitam muito o trabalho de composição além de atrair animadores que trabalham com internet passando a exportar vetores em SWF.
Creio que o recurso mais interessante nessa versão seja o Edit Operator, ele leva para o programa as propriedades de edição não-linear encontradas em editores de vídeo, podendo definir a ordem entre clips apenas no output por exemplo, não é um sistema de edição não linear como encontrado em softs próprios para isso desde o mais simples até o mais robusto, é apenas uma forma de aumentar a capacidade já disponível de edição básica do programa dispensando o uso de um editor para coisas simples e necessárias, ainda aceita que defina um Operator para receber o output do Edit Operator importando direto para o Workspace o resultado da operação, agora para ter todas as facilidades de edição deve usar um editor de vídeo como o Premiere por exemplo, o Edit Operator só tem uma trilha de vídeo e não tem trilha de áudio.
Edit Operator
Uma opção que deve agradar muito os usuários, e também os leitores da Três D1 é habilidade de salvar as configurações dos operadores, na versão 2x do Combustion apenas os operadores Keyer, Color Corrector, Grain, e as máscaras tinha a opção de salvar e importar, agora todos os operadores tem essa opção de salvar e exportar com compatibilidade com os operadores similares do Flame, pode salvar seus efeitos e levar para outros computadores ou trocar com amigos.
A exportação para SWF oferece uma nova e poderosa ferramenta para os Webdesigner mais avançados, oferecendo todo o poder de animação de vetores do Combustion no módulo Paint e salvando em SWF para ser visto em qualquer Internet Browser.
Outro recurso interessante que vai estar disponível nesta nova versão é o Expressions, onde pode escrever uma fórmula matemática para descrever uma animação, muito útil para fazer animações que seriam trabalhosas de criar \"na mão\" editando Key Frames, por exemplo um Layer rodando em espiral, com o Expressions pode fazer com facilidade como também pode criar animações super complexas, mas se escrever uma fórmula te assusta o programa já oferece várias fórmulas comumente usadas para você trabalhar e modificar.
Expressions
Os Layers ganharam uma nova opção de filtragem chamada Stained Glass, este filtro transforma um paint Layer em vidro jateado, como translucência em 3D, com isso pode gerar efeitos visuais incríveis em conjunto com luzes.
Agora os Composites e Layers na Time Line aceitam que adicione uma marca com cores específicas para definir pontos do projeto, sendo uma ajuda visual para identificar mais rapidamente e mais facilmente partes de um projeto mais complexo.
E por fim o Combustion 3 passa a aceitar a captura direta de vídeo e áudio no formato DV por meio de equipamentos ligados a portas FireWare, é possível conectar mais de um equipamento e definir qual será usado na hora de cada captura, o arquivo capturado pode ser salvo no formato DV AVI 2.
O Combustion é uma grande ferramenta para quem trabalha com vídeo e com animação 3D, sempre precisa de composição e neste caso o Combustion supre todas as necessidades, usuários de 3DS Max não tem nem escolha entre os Composers disponíveis no mercado, porque o Combustion também é da Discreet e tem total integração com o Max, justamente para ser seu Post Effect como o Maya tem o Maya Fusion baseado no Digital Fusion da Eyeon, eu raramente migrei de programa nestes anos de CG, acho que bom é o soft que a gente domina, usava o After Effect da Adobe como compositor de vídeo desde a versão 3 e não pensei duas vezes em migrar para o Combustion logo na versão 1, no início é difícil a mudança, mas em pouco tempo já está habituado com o sistema e sentindo o poder do soft, na versão 1 o Combustion já era totalmente 3D enquanto o After Effects nem sonhava com isso, e cada ano que passa ele fica mais parecido com os softs high-end da Discreet.
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