SSS é o acrônimo de Sub-Surface Scattering, efeito que acontece quando o material de um objeto permite que a luz penetre até certo ponto na sua superfície, as vezes chegando a atravessar nas áreas mais finas, mas como o material refrata muito os raios luminosos no seu interior, não consegue levar a informação da imagem que estava atrás do objeto, mas é possível perceber a luz atravessando o material.
Acontece em materiais como cêra, acrílico leitoso, leite, sucos, resinas e principalmente na pele humana e de outros animais, neste último caso o efeito de SSS é muito mais complexo, pois a luz é filtrada pelas camadas inferiores da pele, repletas de sangue, portanto, refrata a luz na cor vermelha e tinge de vermelho as áreas onde ela consegue atravessar, como acontece quando colocamos uma lanterna contra a mão.
O Scanline, render básico do 3ds max oferece um recurso simples de translucência no material Standard, mas que reproduz apenas translucência de superfícies finas e sem protuberâncias, não suporta objetos com volume. Já o Mental Ray oferece todos os recursos para reproduzir este efeito com precisão, inclusive com precisão física, pois tem o SSS Physical Material que realmente refrata a luz no interior do material como acontece na realidade, ainda tam os materiais SSS Fast Skin e SSS Fast Material para reproduzir o efeito com Light Map e assim possibilitar um render muito mais rápido com alta qualidade.
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