Bake, assar em inglês, é a palavra usada para descrever o processo de mesclar efeitos de materiais e iluminação nas texturas, muito comum em Games e aplicações interativas 3D.
Nestas aplicações ficaria lento calcular em tempo real todos os efeitos de iluminação usando Raytrace como fazemos normalmente na renderização dentro do 3ds max, portanto, muitos destes efeitos são calculados pelo Render com Raytrace e mesclados nas texturas, imprimindo as sombras, GI, Caustics, Ambient Occlusion e demais efeitos diretamente na imagem aplicada no objeto, mantendo a qualidade gráfica sem precisar calcular na hora.
O processo de Baking também é usado para criar mapas com informações das geometrias para efeitos de texturização, como é comum nas Engines modernas e programas Substance da Allegorithmic, os mapas contém informações de World Space Normal, Ambient Occlusion, curvatura, posição, espessura, Material ID, entre outros.
O 3ds max conta com o Render To Texture, no menu Rendering, para fazer Bake de texturas.
O termo Bake ainda é usado em simulações físicas, como no MassFX, e tem a função de transformar a animação calculada fisicamente em Keyframes para animar realmente os objetos e permitir edição, sem necessidade de calcular as interações físicas toda vez que tocar a animação.
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