Perguntas similares:
* Como modificar a orientação do eixo de coordenadas dos objetos?
* Como fazer o ponto Pivot atuar localmente numa transformação?
* Como mover em linha reta o que está na diagonal?
Resposta:
É praticamente impossível trabalhar sem conhecer esse recurso básico do programa, onde você pode escolher a forma que o eixo de coordenadas (Transform Gizmo) vai atuar.
Por padrão vem habilitada a opção View, que dá nome a lista na barra superior do 3ds max. Com essa opção, o eixo do objeto muda de posição de acordo com a Viewport, deixando sempre o X para direita, o Y para cima e o Z em direção ao usuário.
A segunda opção, Screen, modifica a posição do Transform Gizmo de acordo com a visão na tela, sendo assim, mesmo numa vista customizada (User), o eixo ficará com o X para a direita, o Y para cima e o Z na direção do usuário.
A opção World mantém o Transform Gizmo de acordo com as coordenadas globais do programa, ou seja, deixa o eixo alinhado com o \"mundo\" do 3ds max.
A opção Parent é usada em estruturas hierárquicas, como Bones ou objetos ligados com o \"Select And Link\", ela alinha o Transform Gizmo com o objeto \"pai\" do objeto selecionado, ou seja, faz o objeto usar o eixo do objeto no qual ele foi lincado.
A opção Local é a que você está procurando, ela alinha o Transform Gizmo com o ponto Pivot do objeto, que pode ser configurado no painel Hierarchy.
Usando essa opção, você poderá mover um objeto em linha reta mesmo estando na diagonal, poderá girar um objeto em X, Y ou Z mesmo que ele já esteja inclinado, pois o eixo atua localmente no objeto.
A opção Gimbal é usada em rotações que atuam nos eixos X, Y e Z ao mesmo tempo, o eixo fica alinhado com o \"mundo\" do 3ds max.
A opção Grid usa o Grid ativo para definir o alinhamento do Transform Gizmo, normalmente é usando em conjunto com um User Grid, ou seja, um Grid criado pelo usuário, ele se encontra no painel Creat>Helpers.
E a opção Pick permite que você selecione um objeto para usar o seu eixo de coordenadas, permitindo que você efetue transformações de um objeto com base em outro. Quando você escolhe a opção Pick, deve selecionar um objeto em seguida, este objeto aparecerá na lista View e poderá ser escolhido como base para o eixo de coordenadas das transformações.