Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

dami   João Pessoa pb - AC
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo
irenapalermo   españa - PR
eujean   sergipe

Portfólios Ver Mais

carloshmaximo   R. Arlindo Sardanha, 28
fcalves   São Paulo - SP
Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE
Cleiton Carvalho   Salvador - BA - BA

A Nvidia matou o Mental Ray

A Nvidia resolveu desligar os aparelhos que mantinham o Mental Ray em coma desde que foi comprado pela empresa em 2007, é o fim do pioneiro em Raytrace que reinou hegemônico nos principais filmes produzidos nas décadas de 90 e 2000.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 21/11/2017 08:02

A Nvidia resolveu desligar os aparelhos que mantinham o Mental Ray em coma desde que foi comprado pela empresa em 2007, é o fim do pioneiro em Raytrace que reinou hegemônico nos principais filmes produzidos nas décadas de 90 e 2000.
Dá um aperto no coração ver um velho comapanheiro partir. O Mental Ray foi meu renderizador por mais de 10 anos e realmente só troquei porque ele propositalmente parou de evoluir, mas vai ficar guardado com carinho sempre, pois devo muito da minha trajetória a ele.
Oi Designer RS, tudo bem?

Primeiro de tudo quero te agradecer sinceramente por acompanhar a gente durante tanto tempo e principalmente por participar ativamente do fórum postando imagens lindas quase toda semana, eu sou um fã do seu trabalho.

Essa última da pia de granito bruto ficou excelente, eu adorei!

Agora, sobre o Mental Ray, hoje é um dia triste para mim, realmente fiquei emocionado quando vi a notícia, apesar de praticamente não renderizar mais com ele, mas igual a você, ele também foi meu companheiro por muitos anos e a pior coisa que aconteceu foi ter sido comprado pela Nvidia, que jogou fora toda a sua história, sugou o que podia e não investiu nada, se outra empresa tivesse comprado, ele teria sido atualizado e ainda estaria ai brigando no mercado, é uma pena.

Algumas pessoas reclamaram para mim quando a Autodesk retirou ele do Max, mas a culpa de tudo sempre foi da Nvidia, se eu fosse a Autodesk também teria retirado, porque do jeito que estava não dava para continuar, é triste mesmo!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

André Vieira: oi mestre André! Tudo bem? Leio as notícias principais da 3d1 quase todo "santo" dia e fiquei muito triste com a notícia de que a Nvidia "matou" o renderizador Mental Ray, um dos renderizadores mais robustos do mundo e que como você bem disse , renderizou milhares de filmes Hollywoodianos e uma série de outras animações pelo mundo afora.

Realmente foram precisamente 28 anos desde a sua criação em 1989 que fez com que esse monstruoso render se tornasse o renderizador mais potente do mundo, competindo de igual para igual com o Renderman da Pixar.

É uma pena que a Mental Images ( empresa alemã ) que era dona do Mental Ray, tivesse tido a ideia mais estúpida do mundo de vender esse maravilhoso renderizador para a NVidia.

Parece que já estava na cara, estampado na testa da NVidia que ela iria "sugar" tudo de bom o que o Mental Ray tinha somente para desenvolver renderizadores mais modernos via GPU ( placa de vídeo ).

O foco da NVidia sempre foi vender o máximo de placas de vídeo que pudesse, mas poderia pelo menos ter respeitado toda a história de vida do Mental Ray, um renderizador muito robusto e que teve uma longa trajetória e muito bonita história de tecnologias de render que nem mesmo renderizadores mais recentes do que ele, tinham na época.

Notícias como essa preocupam, creio eu, a todos nós como artistas gráficos, pois agora sabemos o que empresas muito ricas podem fazer ( no sentido de acabar com recursos ótimos criados por outras empresas ) só para promoverem os seus produtos.

Infelizmente o foco da empresa "Nvidia" foi levado tão a sério e tão profundo, que ela não está nem ai pro respeito pela bela história que o render Mental Ray criou em 28 anos de trajetória.

Espero que a NVidia não compre mais nada daqui pra frente, para não acabar com outras ferramentas gráficas 3d tão importantes e robustas, como era o Mental Ray.

Lembro como se fosse hoje que comprei um dos meus primeiros cursos da 3d1 exatamente de modelagem de maquete eletrônica e de renderização com o Mental Ray, que tinha como tutor, exatamente o mestre André.

Até hoje uso o Mental Ray e obviamente outros renderizadores, mas tenho um gosto/ carinho muito grande pelo Mental Ray. Vai realmente deixar muitas saudades para quem usou ele demais, e já fiz muitas maquetes eletrônicas 3d com este renderizador e que modéstia parte, saiu bons resultados finais.

Vou usar o Mental Ray até a última versão do 3ds Max suportar ele. Em respeito a bela história que esse maravilhoso renderizador fez ao longo de 28 anos de história no cinema e nas outras áreas de entretenimento.

Meus pêsames a todos os amantes do Mental Ray. Com toda certeza do mundo, vai fazer muita falta mesmo.

** Hoje é um dia de luto profundo aos verdadeiros amantes do Mental Ray. :(

Abraços André e obrigado por compartilhar essa notícia, mesmo que sendo triste.

Sucesso!

________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

Eu tenho certeza que você também ficou muito triste com essa notícia, pois lembro dos ótimos tutoriais que publicou aqui na 3D1 quando todo mundo queria aprender Mental Ray, também lembro do quanto ajudou os iniciantes naquela época e sou muito grato a você por isso.

Realmente é um sacrilégio o que a Nvidia fez, muita gente critica a Autodesk pelos programas que eles mataram e desta vez não vi nenhum grande site internacional criticando a Nvidia que fez pior, deixou o programa agonizando por longos anos até ninguém mais usar, talvez seja por isso que ninguém criticou, já que ninguém usava mais e pode ser um prelúdio do que vai acontecer com o 3ds max na próxima década.

Não vale a pena você continuar renderizando com o Mental Ray porque perderá um tempo desnecessário, no grupo de estudo "Casa Moderna" do João Freitas eu fiz testes com 4 renderizadores só para brincar e a cena que o Mental Ray levou mais de 12 minutos para renderizar, o V-Ray levou quase 2 minutos e o Redshift levou um minuto e meio.

Você pode ver os testes nesta página: http://3d1.com.br/forum/comentarios-e-grupos/grupos-de-estudo-e-dicas/96831

Se trabalha com maquete não tem para onde fugir por causa das bibliotecas, então, tem que ser o V-Ray, mas se o objetivo for outro e não quiser adotar o V-Ray, vale a pena conhecer o Redshift.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
   Uma pena mesmo!! desde que iniciei no Max me identifiquei com esse renderizador, facil de usar na minha opinião e com recursos incriveis, mesmo sem atualizações. Ainda to usando, mas a demora no render ja ta ficando complicado, realmente é perder tempo. Ja que não atualizaram o bom e velho Mr, o jeito é eu me atualizar e reaprender a renderizar
Em primeiro lugar André é uma honra para mim  ter meu trabalho elogiado por alguem que foi fundamental no meu aprendizado nesse mundo 3D a quem devo muito. Lembro muito bem a mais de 20 anos atras quando começei e não existia internet e nem livros em português tinha mandar trazer dos EUA por intermédio de um piloto da Varig amigo da minha mãe, o quanto era dificil buscar informação e com o surgimento da 3D1 minha curva de aprendizado teve um ganho enorme. Também nunca vou esquecer o fascínio do salto de qualidade nas imagens quando sai do scanline e iniciei o trabalho no Mental Ray, vejo muita gente desdenhando e até dizendo já vai tarde para ele sem nem ter idéia do quanto esse renderizador foi responsável pela evolução da maioria dos renderizadores atuais ele não tem culpa de ter sido sabotado e abandonado pela Nvidia. Alias estou tendo atualmente uma enorme preocupação de ver essa história se repetir com o Corona, agora que foi comprado pelo V-Ray não vi isso com bons olhos mas o tempo vai dizer o que acontecerá com esse ótimo renderizador. Um grande abraço André e mais uma vez obrigado por tudo meu amigo.

Oi Hélio, tudo bem?

Eu também acho que o Mental Ray do Max é o renderizador mais fácil de configurar entre todos, pois basta modificar 2 valores, o Bounces e o Antialiasing, o resto só depende de iluminação e materiais.

Se não fosse pelo tempo de renderização, eu também continuaria com ele, mas o dia que testei o Redshift parei de renderizar com o Mental Ray, pois a diferença de tempo foi absurda e não senti nenhuma dificuldade de configuração porque a forma de pensar é a mesma do Mental Ray, na verdade o Redshift parece uma mistura de Mental Ray com V-Ray.

Ele foi lançado em 2014, então, é um dos renderizadores com código e tecnologias mais modernas, super fácil de usar, tem ótimos recursos de materiais como Dispersion e SSS, tem um Architectural Material similar ao Arch&Design e aceita o Arch&Design do Mental Ray, mas consegue melhores resultados com os materiais próprios do Redshift.

O único problema é que precisa de placa Nvida com tecnologia CUDA para rodar, se tiver uma eu sugiro que teste o Redshift, tenho certeza absoluta que ficará impressionado se estiver muito acostumado com o Mental Ray.

E qualquer coisa que eu puder te ajudar com o Redshift é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Oi Designer RS, tudo bem?

Você realmente me deixa emocionado com a sua mensagem, agradeço de coração e vou guardar um Print dela com muito carinho junto com outras mensagens deste tipo que já recebi, pois são elas que me dão força quando estou com vontade de desistir de tudo.

Pode ter certeza que meus elogios do seu talento são sinceros e eu que me sinto honrado pela sua confiança, pela sua amizade e por ter você aqui com a gente no forum diariamente.

Sobre o Mental Ray, eu também nunca vou esquecer a primeira vez que usei, ainda no Max 3 quando precisava do Plug-in de conexão com o Standalone.

O pessoal que iniciou depois da revolução do Gamma com materiais PBR e luzes fisicamente corretas não sabe o que era a computação gráfica antigamente, não sabe o que foi o surgimento do Mental Ray para todos os artistas da época, porque era o único que fazia o que ele fazia e qualquer render Raytrace de hoje não existiria se não fosse o pioneirismo do Mental Ray, o realismo do 3D atual não existiria se o Mental Ray não tivesse iniciado tudo, então, quando vejo alguém desdenhando dele apenas sinto profunda pena da pessoa pelo conhecimento minúsculo que ela tem do próprio ramo onde atua.

Agora, a história do Corona está começando a ficar estranha para mim também, no início eu acreditei em tudo, mas a Render Legion sempre postava vídeos do Corona no Youtube e praticamente pararam, desde a compra teve apenas o vídeo do Corona 1.7, eu estou achando que eles deram uma acalmada e isso é ruim, mas também pode ser que estão trabalhando muito com os novos investimentos e logo apareçam as novidades, vamos esperar para ver.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Agora me deu até vontade de chorar. cry
Eu já sentia a muito tempo o descaso com o software.
Ainda estou me acostumando com o arnold. Não é a mesma coisa.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707609.

Total de membros registrados: 135228

Últimos membros registrados: adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha.

Usuário(s) on-line na última hora: 1226, sendo 24 membro(s) e 1202 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, hawph, Junior, Nuno, Reinaldo Silva, Thiago Couto, adudis_, TadeuB79, Willmitnick, Daniel Monteiro, Eber.Silva, Sergio1987, Geraldo Nunes, emersonforentin, Celso Borttoloto, Leonardo, Carlos E. Nogueira, Roberto Movanni, Eng Damasceno, Carla Franco, marcio.alain, ricardo duarte, mixel.amorim, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.