Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
Colli   Maringá - AC
mdpontes   Macapá - AC
Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE
Cidral   Curitiba pr - AC

Portfólios Ver Mais

efeito3d   São José dos Campos - SP
pfbobfilho   Florianópolis - SC - AC
Sahimon   cocal do sul - SC
santos.1408   Cruz, Ceará, Brasil - AC

A Nvidia matou o Mental Ray

A Nvidia resolveu desligar os aparelhos que mantinham o Mental Ray em coma desde que foi comprado pela empresa em 2007, é o fim do pioneiro em Raytrace que reinou hegemônico nos principais filmes produzidos nas décadas de 90 e 2000.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 21/11/2017 08:02

Nossa.. triste aqui.. Eu segui e resisti utilizando o MR até o lançamento do vray 3.2, quando diante da completa estagnação e abandono por parte dos desenvolvedores. Tenho centenas de imagens e vídeos feitos com ele. Há 10 anos, vivemos momentos incríveis renderizando e interagindo aqui na 3d1 com o mentalray. Enquanto a nvidia não fazia nada, alguns seres do bem como Thorsten Hartman faziam scripts e desenvolviam o MR por conta própria, permitindo sobrevida ao render, porém, um cara sozinho não consegue dar conta de fazer o mesmo que uma empresa com capital de giro. Fica aqui o meu carinho, respeito, admiração e principalmente agradecimento ao mentalray. Sinto sorte de ter iniciado no mundo da computação gráfica em uma época tão efervecente e divertida como foi nos anos 2000. Bola pra frente..

Grande abraço, André Vieira. Parabéns pelo site de cara nova. Muito legal..
Oi Animador3D, tudo bem?

Eu também não gostei do Arnold, ele não é difícil de usar, mas é chato de retirar o Noise em determinadas situações, além de não ser tão veloz quanto os outros renderizadores que temos por ai, é mais rápido do que o Mental Ray em alguns casos, mas não chega nem perto do V-Ray ou do Redshift.

Não entendo o que passa na cabeça da Autodesk com tanto renderizador bom no mercado para eles comprarem e acabam investindo numa porcaria dessa, daria para citar o nome de pelo menos 10 renderizadores, mas basta ver que o Corona estava à venda e a Chaos comprou, o Corona é um milhão de vezes melhor do que o Arnold.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Eduardo, tudo bem?

Realmente é um prazer imenso ver a sua mensagem aqui no fórum, me faz lembrar dos velhos e bons tempos.
Sinto sinceramente por não ter conseguido te encontrar antes de você ir embora para o norte e fico feliz de ver o tamanho que está o seu filho na foto do avatar.
Você sempre foi um grande amigo e apoiador, agradeço do fundo do meu coração por tudo.

Sobre o Mental Ray, eu também acabei desistindo com o tempo devido ao completo descaso da Nvidia com ele, é uma pena!
O Thorsten merece um troféu pelo que ele fez, se o Hakan Andersson não tivesse ido para a Autodesk e os dois fossem contratados pela Nvidia, hoje o Mental Ray poderia ser o que é o Redshift, um render absurdamente veloz que depende exclusivamente das placas da Nvidia para isso, mas eles só tiveram olhos para o Iray e na minha opnião não foram bem-sucedidos, pois ele está integrado apenas nos programas Substance, Daz Studio e um ou outro programinha por ai.

Agora a nova fronteira é o Real-Time e a briga está ferrenha também entre os principais competidores, mas não é nada parecido com as guerras rendricas do final da década de 2000 e a área de maquete ainda é muito incipiente nesta questão, porém, eu já percebo usuários muito acostumados com renderização off-line ficando incomodados com o avanço do Real-Time, mas é assim que as coisas caminham e precisamos nos manter atualizados.

Abração e muito obrigado por tudo.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707745.

Total de membros registrados: 135338

Últimos membros registrados: zito felix, mgameszo, zuanon82, gssousa, cristianofigueredo, chrisdocs, GL ART, RICARDO CANÊDO.

Usuário(s) on-line na última hora: 488, sendo 19 membro(s) e 469 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Lucas Reis, Abilio, Fabio Catelleno, Hot, zuanon82, WinterPT, Pedro Juliato, mgameszo, rodolfosantos3d, Andrezão de Paula, anaritacmoreira70, mbranco, zito felix, thiagomaka, D2_Unrio, Osvaldo Arquiteto, Geraldo Nunes, mixel.amorim, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.