Oi Eduardo, tudo bem?
Realmente é um prazer imenso ver a sua mensagem aqui no fórum, me faz lembrar dos velhos e bons tempos.
Sinto sinceramente por não ter conseguido te encontrar antes de você ir embora para o norte e fico feliz de ver o tamanho que está o seu filho na foto do avatar.
Você sempre foi um grande amigo e apoiador, agradeço do fundo do meu coração por tudo.
Sobre o Mental Ray, eu também acabei desistindo com o tempo devido ao completo descaso da Nvidia com ele, é uma pena!
O Thorsten merece um troféu pelo que ele fez, se o Hakan Andersson não tivesse ido para a Autodesk e os dois fossem contratados pela Nvidia, hoje o Mental Ray poderia ser o que é o Redshift, um render absurdamente veloz que depende exclusivamente das placas da Nvidia para isso, mas eles só tiveram olhos para o Iray e na minha opnião não foram bem-sucedidos, pois ele está integrado apenas nos programas Substance, Daz Studio e um ou outro programinha por ai.
Agora a nova fronteira é o Real-Time e a briga está ferrenha também entre os principais competidores, mas não é nada parecido com as guerras rendricas do final da década de 2000 e a área de maquete ainda é muito incipiente nesta questão, porém, eu já percebo usuários muito acostumados com renderização off-line ficando incomodados com o avanço do Real-Time, mas é assim que as coisas caminham e precisamos nos manter atualizados.
Abração e muito obrigado por tudo.
André Vieira