Placa decorativa de gesso.

Por: Le_Andro  

Em: 26/09/2017 14:15

Qual a melhor forma para fazer essas placas decorativas para ter um resultado bem realista, de forma que os modelos fiquem leves.

Você pode tentar fazer em 3D para criar um normal Map, e depois aplicar via displace ou bump.

Se quiser em 3D, voce pode tentar via PROxy.

Oi Leandro, tudo bem?

Tem várias formas de fazer, uma delas é modelar a peça realmente em 3D no Max, usar o Render To Texture para criar o Height Map e aplicar o Height Map como Displacement num Plane, ou até usar o próprio objeto 3D convertido em Proxy para aliviar o peso, como o Diego disse.
Se não precisar de muita qualidade para fotografar de perto poderá usar apenas o Normal Map.
Também pode modelar a peça no Z-Brush e gerar o mapa de Displacement para aplicar num Plane no 3ds max se preferir.

Agora, atualmente é possível criar estes e muitos outros padrões de Height Maps com facilidade sem modelar nada, apenas ligando Nodes e configurando parâmetros no Substance Designer, inclusive, você pode criar um gerador de mapas deste estilo de revestimento com as configurações que quiser para modificar o padrão da forma que desejar.
Mesmo o Max sendo ruim para trabalhar com Substances, você pode usar o Substance Player, que é gratuito, para gerar as texturas na resolução e com o padrão que quiser para aplicar no material de qualquer Render no Max.

Aqui na 3D1 tem um Substance que eu fiz para gerar padrão de círculos, está neste link: http://3d1.com.br/recursos/259/padrao-circulos

É um exemplo do que pode ser feito, se abrir ele no Substance Player poderá alterar os parâmetros e exportar as texturas, mas ele não foi feito para revestimentos, poderia fazer criando o rejunte entre as placas e tal.

Você me deu uma boa idéia, assim que tiver um tempo vou fazer uns Substances com estes padrões para colocar para download aqui na 3D1.
O Substance Designer é uma super ferramenta, vale a pena gastar um tempo com ele.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Muito obrigado pela ajuda.

André se vc fazer os substances vai ser excelente, muitos arquitetos estão pedindo essas placas e aqueles cobogós também.

Preciso estudar isso cara estou tomando um baile pra fazer.
Oi Leandro, tudo bem?

Até a gente conseguir deixar tudo em ordem no site novo eu vou ficar um pouco enrolado aqui, mas é divertido brincar no Substance Designer, então, nas folgas que eu tiver vou pegar para fazer estes mapas.

Se você está tentando fazer algum deles no Substance Designer e eu puder ajudar é só falar, gosto muito do Substance e conheço bem o programa.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Leandro, tudo bem?

Ontem de noite eu brinquei um pouco com o Substance Designer e fiz 3 dos padrões que você mostrou.
O terceiro eu achei que ficou muito pontudo, então, dei uma suavizada e renderizei de novo, estou mostrando as duas versões aqui para você ver qual acha melhor, mas no arquivo só está o mapa mais suave, pois salvei em cima do anterior.

No arquivo também estão as cenas que usei para renderizar os testes no 3ds max 2014, foram feitas com o Mental Ray.

Estou te enviando apenas os Height Maps em vez do material Substance em SBSAR porque não tive tempo de criar os controles e configurar tudo certinho para poder exportar o material, então, exportei apenas os mapas para te mostrar e te enviar.
Assim que der vou criar os controles e exportar em SBSAR para poder alterar parâmetros e até a forma do mapa.

O download está neste link: https://www.dropbox.com/s/xt2w4f8bdv9meh1/revestimentos_substance.rar?dl=0

OBS: Estou postando a imagem do terceiro padrão mais suave na próxima mensagem porque o fórum só aceita 3 imagens por postagem.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Segue a imagem do terceiro padrão mais suave, é o Height Map que está no download.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707608.

Total de membros registrados: 135227

Últimos membros registrados: mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha, annastark.

Usuário(s) on-line na última hora: 1099, sendo 26 membro(s) e 1073 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: D2_Unrio, mastermax, Vladis, nandao, Baldo, marcola, Edson, JMDesign, mauriciovrc, Moura, Thiago Couto, Fabio Catelleno, Le_Andro, Adalberto Rocha, Carla Franco, Pedro Juliato, magster, rodolfosantos3d, Ronaldo Junior, Duda, Victor Mendonça, thassiojlopes, Reinaldo Silva, mixel.amorim, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.