Oi Diego, tudo bem?
Desculpe a demora imensa para responder, ainda estou editando os últimos vídeos do curso de Unreal e acabo deixando o fórum de lado.
Sobre a criação do Rig, depende muito do que pretende fazer, mas certamente a melhor forma é sempre fazer o Rig no programa onde vai animar, porque assim terá total controle e poderá modificar o que quiser.
Se fizer o Rig num programa e apenas importar a animação em outro programa, será muito difícil modificar qualquer coisa, mesmo ajustes pequenos e simples, pois vai ter que mexer diretamente nos Bones, já que os controles serão perdidos, ou então tem que modificar no programa de origem e importar novamente.
Agora, para animações simples como personagens humanos que tem sempre o mesmo Rig e se não pretende criar nenhum efeito diferente como músculos e tal, estes Softs de Rig automático servem bem, seja o Mixamo, o AccuRig da Reallusion e até mesmo o próprio Cascadeur oferece sistema de Rig.
Porém, para fazer Rigs mais complexos precisa de um programa mais robusto como Max ou Unreal.
Abração e tudo de bom.
André Vieira