Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

luis.omar   São Paulo -SP - AC
valdez   Curitiba, PR
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
mdpontes   Macapá - AC

Portfólios Ver Mais

gustavorios2   Brasil - RJ
Alcione Almeida   Goiânia Goiás Brasil - GO
Evandro Oliveira   Novo Hamburgo - AC
diegoalex   Patos de Minas - AC

Bolos reais incríveis criados com 3D

A ex-arquiteta, Dinara Kasko, se tornou famosa no ramo da confeitaria utilizando o Rhinoceros e o 3ds max na criação de bolos incríveis que mais parecem obras de arte, ela modela as formas em 3D e imprime em silicone.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 28/09/2018 08:02

Oi Marcelo, tudo bem?

Fizemos literalmente o que você falou. rsrsrs
Plantamos manga palmer, pêssego, maçã, carambola, acerola, pitaia, baunilha, maracujá doce, caqui cholocate, mamão, melão, abóbora, melancia, entre outras.
Quando chegamos lá só tinha limão e banana.

Sobre o Unreal, não é nada de outro mundo não, ele é gigante por causa dos exportadores para os diversos aparelhos que ele aceita, por exemplo, IOs, Android, PlayStation, XBox, Linux, MAC, ou seja, um monte de coisas que não vai usar mas estão lá.

Outra coisa que eleva um pouco o tamanho na HD são os Presets de projetos que vem prontos para facilitar a vida dos iniciantes.

Eu nunca testei deletar estas coisas para ver se vai dar problema, mas pode ser possível.

Na interface em si, é igual um Soft 3D comum, tem a Viewport, o painel com as propriedades das coisas que você seleciona e oferece recursos para criar materiais, efeitos com partículas, iluminação, igual um programa 3D comum, mas não modela, tem que importar os Meshes de outros Softs.

A diferença é que dando Play você pode sair andando pela cena 3D igual num jogo e pode exportar isso em EXE para rodar em qualquer lugar sem ter o Unreal, pode exportar para rodar onde quiser, até num celular ou num console de Game.

Agora, se quiser fazer interações do "jogador" com os objetos, como clicar e trocar o material ou chamar uma animação, tem que programar essa interação, mas é feito através de Nodes no estilo do Grasshopper.

O terreno que eu fiz do sítio tem muitos polígonos e começou a ficar lento por causa da minha placa de vídeo, precisaria de uma 1080 para manter com o mesmo nível de detalhes sem otimizar.
Quando eu tiver tempo vou tentar otimizar para prosseguir e estou fazendo um exemplo menor para o curso.

E sobre o uso do 3D para fazer coisas diferentes do que estamos acostumados, eu acho fantástico e por isso que postei essa notícia.
Eu iria gostar muito de ter uma impressora 3D para fazer experimentos, não com bolos, mas com outras coisas como cerâmicas.
Mais cedo ou mais tarde eu vou fazer um forno lá para a Elis assar pão e dai eu poderei assar objetos de cerâmica, então, imagine que legal moldar num objeto impresso em 3D.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Cara, você e a Elis terão praticamente um hortifruti dentro de casa. Plantaram um leque lindo de árvores frutíferas, além das ervas legumes que poderão escolher a rodo, né? Falando ontem com a minha mãe, ela me disse que o predador natural dos escorpiões são as galinhas, confere, Andre? Se for, enche de galinhas e deixe algumas famintas soltas em todo o terreno. A que conclusão vocês chegaram a a respeito dos insetos e escorpiões e aranhas desta vez?

Eu realmente não conheço absolutamente nada a respeito do Unreal, mas vejo coisas incríveis, através de você e dos lançamentos de placas de vídeo e etc. O que me impressionou foi o tamanho dele instalado no HD que agora fica compreendido. Já entendi, do mesmo modo, que é um dos programas que já está com o pé no futuro; não tenho a menor dúvida, Andre.

Uma coisa que gostaria de saber? Vocês terão fogão a lenha? Um forno de lenha É UMA EXCELENTE IDEIA! Tanto para culinária como para trabalhos artísticos. Nossa, vocês têm tantas opções, sabiam? Logo que puderem, mudem logo!

Ah! Depois quando puder, veja o gorgonóide que pedi para a Elis lhe mostrar, acho que é um árabe que modela em Rhino. Vou fazer ele no 3ds Max.

Realmente fiquei muito feliz com o exitoso que vocês já começaram a plantar no futuro sítio. PARABÉNS aos dois.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu agradeço pelo seu incentivo e interesse sobre o sítio.
Todo mundo lá disse que a terra é ruim, que não dá manga e tal, que só dá banana, palmito e limão, mas eu estou empenhado em mostrar que estão errados, pois vou adubar as plantas corretamente conforme cada espécie e não deixar largado lá feito um vagabundo esperando que dê frutas.
Plantei num lugar que a chuva corre no terreno em direção a rua e não em direção ao poço, pois a adubação será importante e não quero tomar adubo depois por tabela através do poço.

Sobre as galinhas, agradeça a sua mãe pela ótima informação, pois sempre que pergunto para o Naldo sobre aranha e escorpião, ele diz bem assim: "Quase não vejo, nunca fui picado por nada, mas lá tem as galinhas né!"
Então cara, parece que ter galinhas soltas é tão importante quanto o cachorro para espantar os gambás que comem as galinhas, ou seja, é tudo um ecosistema que a gente vai ter que pesquisar, aprender e dominar para viver da melhor forma possível, mas eu vou gostar de aprender e fazer isso.

Sobre os insetos desta vez, tinha bem menos, algumas poucas aranhas, mas encontramos um escorpião pequenininho que antes não tinha visto, pode ser que saiu dos entulhos e telhas que retiraram de lá, mas onde tem o pequeno tem o grande né?
Assim que mudar já vamos soltar as galinhas em volta da casa.

Sobre o fogão e forno a lenha, não teremos no início, pois já está difícil para conseguir se mudar, a gente gastou tudo que tinha na reforma da casa e ainda tivemos que pedir dinheiro emprestado para a minha mãe.
Mas depois que a gente parar de pagar aluguel, vamos conseguir se reestabilizar financeiramente e dai já temos até escolhido o lugar que vamos fazer o forno e o fogão.
Muito mais do que para comida, eu queria um forno para queimar peças de cerâmica, quando era jovem gostava tanto de fazer coisas de cerâmica e nunca mais fiz depois que sentei na frente de um PC.

Sobre o Unreal, os demais programas 3D só criam imagens e vídeos, o Unreal cria ambientes interativos em 3D para PC, VR, celular e consoles, isso que é o mais legal, em vez de ver uma imagem ou um vídeo, você passeia pelo ambiente 3D em VR se quiser e interage com ele.
Hoje eu postei o download de uma casa antiga americana criada no Unreal igual aquele projeto da sala que te enviei, mas não tem interatividade, só que pode andar pela casa toda e não apenas uma sala.
Está neste link: https://gumroad.com/l/IHaY

Sobre os gorgonóides criados no Rhino, a Elis me mostrou sim e achei lindos, mas não tem o mesmo valor que o seu, pois no Rhino é muito mais fácil modelar aquilo do que no Max.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, bom dia,

Acabei de perder todo o comentário! Não estava escrevendo fora, mas aqui dentro que é muito perigoso para isso. Tô prostituta com isso! Amanhã eu concluo esta parte e finalizo esta leva de resposta. Que saco, pois já tinha visto o teu trabalho e ia comentar e enviar. Saco! Amanhã retomo.
Abrção fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, boa noite,
 
Nada, que é isso, Andre, faço de coração, viu? Pensem como judeus, se tornem judeus nesta terra e transformem ela numa Terra Prometida que tudo dá - de verdade, não como disse o portuga. Hortifruto, vocês têm tudo para plantar e colher os dons da terra, trabalhada com as próprias mãos, como Jung diz na Torre. Se esforcem para tornaram fértil o que outras acham improvável. Sejam como os judeus no deserto deste município e transmutem esta terra num solo criativo que só trará orgulho a vocês.
 
Sim, sim, minha mãe falou isso porque é do Piaui, esta terra que tem água a dar com rodo, um escândalo de água, mas que é um dos estados mais miseráveis e que elege pelo quarto ano consecutivo, um comunista. Eu estive lá nos anos 60 e via aranhas, tarântulas, lacraias, gente imbecil e comunismo para tornar a terra pobre e a população mais estúpida e imbecil do que já é, Andre. Minha mãe conviveu com os escorpiões e disse que as galinhas comem eles todos. Procure ter uma tipod e galinha que adore escorpiões; se informe a respeito. Uma dica. Como você disse que viu ainda aranhas - pequenas - e mais escorpiões, sugiro que vocês peguem umas amostras, vivas ou mortas - morta acho que é mais aconselhável - e as leve a um especialista para vocês saberem com o que estão lidando e com que tipo de aracnídeo terão que conviver. Eu faria isso, sem pestanejar. Não sei se há pessoas aptas para este tipo de classificação e reconhecimento por aí, mas no Butantã é certo. Ainda mais que você não sabe o tipo de escorpião e disse que são aranhas pequenas - o que merece toda cautela, exatamente por isso.
 
Logo que tudo der certo, vocês terão não só o forno, mas também aquele fogão típico à lenha. Tanto você como a Elis poderão fazer um multi uso dele. Minha mãe sempre diz que a comida feita em forno de lenha são absolutamente mais deliciosas.
 
Andre, assisti ao vídeo, bem como as imagens. Trabalho de ALTÍSSIMA QUALIDADE. Nossa, tenho até vergonha. Vejo este trabalho e percebo que tem muita gente, às vassouradas, publicando vídeos como professores que sequer chegama ao chulé desta qualidade que você atinge. Impressionante. Refino e elegância, qualidades que percebo nos trabalhos do nosso colega e amigo Hélio Lima que já tive a oportunidade de acompanhar de perto. Andre, TEM GENTE AÍ QUE SE DIZ PROFESSOR QUE NÃO FAZ ISSO, órgão sexual masculino. SUPER PARABÉNS. Maestro, Maestro, Maestro!!!
 
Olha, o gorgonóide que o colega faz é lindo, porém assisti o vídeo que mostra como ele chegou ao resultado, usando exclusivamente o Grasshopper. Jamais vou desmerecer a qualidade o o êxito alcançado, pois ficou uma arte lindíssima, mas você vendo o vídeo, usando o Grasshopper é covardia. Destaco a trama, o entrelaçamento dos dois objetos. Você faz isso praticamente de maneira automática com o Gafanhoto, Andre. No 3ds Max, você transpira. O infeliz fica tentando fazer a porra de um weld que nunca dá certo, até o imbecil perceber que tem que realizar um simples Flip, pois houve uma grande torção ou à aplicação de um Twist. Eu baixei uma leva de outros para estudar, só que o programa que o cara usa é da idade pré-arcaica ou até antediluviana, Andre, kkkkk. Poxa, no dia em que eu aprender o Grasshopper, Andre, respeitosamente, vou fazer misérias. Por isso que te indiquei para você baixar àquele tutorial do Gafanhoto. Vou baixar ele agora. Este é o link que lhe falei: Clustering a definition | Grasshopper 3D.
Abração fraterno,
 
Marcelo Baglione

P.S.: O aprendizado do Substance Designer vai ser muito importante para entender e trabalhar com o Grasshopper, Andre. Fiquei impressionado com o bando de Generators, Filters (só filtro de Normal Map), Material Filters, para citar somente isso. É muito poderoso. Não é à toa que produz texturas de cair o queixo.
 
Oi Marcelo, tudo bem?

Mas o que aconteceu para você perder tudo?
Me explica melhor porque isso é super importante, quem sabe conseguimos resolver.
Se der CTRL+Z para voltar atrás em alguma coisa perde tudo, isso a gente sabe, mas não tem como mudar.
Agora, se for outra coisa a gente pode verificar.
Sinto muito por ter perdido a mensagem que estava escrevendo e agradeço pela paciência de postar novamente.

Sobre o sítio, obrigado pelas palavras inspiradoras e pode ter certeza que vamos fazer justamente o que você falou.
Para mim vai ser um prazer imenso poder colher uma manga bem gorda e mostrar para todo mundo que dá manga sim!!!!

Agora mesmo estava conversando com a Elis sobre bichos que podemos criar, não queria ter só o nosso cachorro com 6 baias sobrando lá, precisamos criar mais algum animal.

Sobre o Piauí, você está brincando sobre a água né?
Pois lá é uma seca tremenda, não é?
Espero que o Bolsonaro mude a vida daquele povo tão sofrido na mão dos coronéis e dos estelionatários da política que só desejam os votos.

Sobre as aranhas do sítio, cara, eu acho que já vi mais de 20 diferentes, tem de tudo que é tipo.

Escorpião vimos uma vez só e era bem pequeno, mas se tem o pequeno deve ter o grande também, pois acho que aquele era filhote.

Nós vamos ter mais certeza da diferença neste mês, pois dai vai fazer mais de 1 mês que retiraram as telhas e roçaram tudo, no mês passado que eles limparam, então, os bichos sairam para todos os lados procurando outro lugar para morar.

As galinhas a gente já falou com o Naldo, ele vai arrumar das mesmas que ele tem lá e comem de tudo, vamos ter pelo menos umas 10.

OBS: A Elis também fala que comida no fogão à lenha é mais gostosa, pois ela já morou em sítio quando era criança e tinha.

Sobre os elogios ao meu trabalho, fico lisonjeado sinceramente.
E sobre o Hélio Lima, hoje eu publiquei na galeria uma ótima imagem criada por ele.
Quando vejo as imagens na administração para aprovar não sei de quem é, aprovo ou não apenas de acordo com a qualidade gráfica da imagem, depois que vi que era dele.

Sobre a modelagem de gorgonódes no Grashopper, agradeço pelo link do vídeo, eu vi e realmente é muito legal este tipo de modelagem procedural.
Como te disse, é possível fazer algo parecido com o MCG do Max, mas sem ver em tempo real, tem que compilar para ver o resultado, coisa que chateia um pouco.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Desta vez, nem sei o que te dizer como sumiu, apagou tudo. Simples assim, Andre.

Você entendeu direitinho como é a modelagem dos gorgonóides no Grasshopper, e contraponto à modelagem poligonal no Max. O trabalho e a exigência de pensamento, raciocínio lógico é muito maior. Lógico, sem tirar os méritos da modelagem do cara que é show. Mas pense assim, Andre. Já imaginou o que a gente vai poder criar, dominando o Gafanhoto? A gafanhotagem que a gente vai poder fazer e criar? Você vai dominar primeiro do que eu - sei disso, rs.

Não é rasgação de seda, nem nada disso, Andre. O teu trabalho é de uma qualidade que deveria ser remetida aos ditos profissionais ou professores que publicam puro "trash". Seja com luz, 1/2 luz ou bastante iluminado, sem falar do trabalho lindo com o DOF, texturização - e tudo mais o que não entendo. Sei que há muita gente boa, mesmo, que não conheço, mas uma coisa eu afirmo: e muito difícil, raríssimo você peneirar e encontrar uma pepita que saiba fazer o que você e o Hélio Lima tem em comum: trabalhos, modelagens com requinte e elegância. Fiquei impressionadíssimo! SUPER!

Sim, pense na terra de vocês, como uma Terra Prometida, um deserto que futuramente será mais fértil que as terras roxas de tantos outros lugares.

Mas por favor, leve a sério a minha sugestão de tentar catalogar e conhecer a raça ou família dos aracnídeos que estão por aí. Façam isso; é sério, tá?

Sei disso há décadas e mais décadas, confirmado por geólogo que conheci. Há uma mar de água doce debaixo do Piauí. O que não presta é o que está sobre a terra, nesa unidade da federação, Andre. Se vacilar é um dos estado mais ricos em água no nordeste. É a taba, vÉiù!

Andre, sei que estou com e-mails atrasados, mas já consegui, ontem, fechar o ciclo de exames. Depois te conto.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Desculpe não ter respondido os emails no final de semana, trabalhei feio um camelo aqui para terminar o curso de Corona que vamos lançar, amanhã vou ver se começo a responder.

Realmente são dois processos diferentes, a modelagem poligonal é bem manual e a modelagem procedural é através do ajuste de valores nos Nodes, mas no fundo a forma de pensar é a mesma.
Acho que quem consegue fazer primeiro no Grasshopper depois será mais fácil de tentar fazer "na mão" no Max, porque proceduralmente a gente pode ir ajustando e vendo como fica, diferente de estar modelando polígono por polígono para só quando terminar ver se deu certo.

Sobre o conhecimento do Grasshopper, eu já conheço outras formas de modelagem procedural e no fundo é tudo a mesma coisa, por isso que vou pegar fácil.
Mas da mesma forma que serve para mim, também serve para você, se estudar qualquer um destes sistemas em qualquer programa, imediatamente saberá usar os outros sistemas similares dos outros programas.

Agradeço sinceramente pelos elogios à maquete virtual que te enviei, fico feliz que gostou.
É bom saber que está legal se comparado com os outros materiais que viu por ai de professores.

Ensinando não podemos complicar mais do que deveria, é diferente de produção com um ótimo PC na mão e sem ter que explicar nada, eu tentei fazer um projeto pequeno para poder caprichar legal, pois o visual é importante nestas coisas e depois fica fácil para o aluno escalar conforme a necessidade ou a capacidade da máquina.

Sobre o sítio, entendo o que quer dizer e certamente penso assim, eu já vejo mentalmente como vai ficar, as mudanças que vou fazer e tudo mais, justamente por isso que queria fazer em 3D no Unreal.

Mas sobre a sua analogia, é impossível pensar naquele lugar como um deserto, porque você está literalmente no meio da mata com árvores gigantes por todos os lados sem ver nada humano ao redor. Imagine uma clareira dentro de uma selva. rsrsrsrrsrsrs

É brincadeira, sei o sentido de deserto que usou, mas deserto não é uma boa palavra para lá porque já penso em calor e areia, graças a Deus aquele lugar é o oposto disso.

Sobre as aranhas, morando lá a gente vai coletar bastante e o pessoal do Butantã vai conhecer a gente até pelo nome. rsrsrsrsrs

Sobre o Piauí, eu vi que Israel pretende implantar uma usina de dessalinização em parceria com o Brasil na costa do Nordeste, se isso der certo pode mudar a vida daquela população, somando com o aquífero então, dá para deixar o cerrado todo verde com plantações.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Já sei como está a pegada, então fica tranquilo.

Não vou nem te dizer como foi a minha romaria, hoje, na Biblioteca Nacional do setor de pesquisa geral, à sessão de microfilme. Se eu te contar, você certamente vai pegar um avião para o Rio, só pra me espancar, pois o relato é tão cansativo que certamente vou te estenuar, mais do que está; vou te popupar. Só não vou te livrar de um exemplo, tá? Sou mal, kkkkk.

Andre, a revista que sofri, não sei quantas vezes hoje, dentro da Biblioteca Nacional, se fosse feita nos presídios de segurança máxima, não haveria droga, celular, armas ou qualquer tipo de regalia. Conclusão a que cheguei: transfiram toda a população carcerária de todos os presídios de segurança máxima do país, para dentro da Biblioteca Nacional, e praticamente mais de 90% do problema carcerário no Brasil já estará resolvido. Em contrapatida, transfiram todo o saber, toda a informação que há nesta Biblioteca, acho que a terceira maior das Américas para qualquer presídio que vai rolar de boa.

Nunca é demais repetir que o seu trabalho está infinitamente acima, muito acima dos professores que estão publicando trabalhos com a mesma intenção que a sua, só que nem chegam no chulé, cara. Tua qualidade profissional é Padrão FIFA, Andre.

A única diferença é que o deserto de vocês é um deserto de árvores, animais e insetos. O deserto, como você compreendeu é apenas uma metáfora para a qual vocês já estão rumando juntos. Façam deste lugar um oásis com sombras de palmeiras, tâmaras e abençoada água.

Se o Capitão e o General conseguirem implantar esta mudança no Nordeste, no sertão e em todo o semi-árido, o comunismo e toda a esquerda morrerá de sede, enquanto o Brasil e toda esta gente se fartará, matando a sua sede secular colonial quinhantista.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Pensem seriamente na sugestão que dei para vocês solicitarem informação sobre os aracnídeos e ofídeos da região.
Oi Marcelo, tudo bem?

Me divirto muito com as suas mensagens.
Se eu tiver que ir até ai te espancar, não vou pegar um avião nem fodendo, não ando de aviões depois de assistir a série "Mayday! Desastres Aéreos", pois mostra como é fácil matar 300 pessoas por qualquer bobeira que derem e está cheio de retardados lá. rsrsrsrsrs
Para poder chegar ai mais nervoso eu vou de ônibus ou melhor ainda, de carro, para me ferrar bastante antes de chegar. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Não acredito que passou por revista severa novamente.
Eu estou começando a ficar desconfiado que você está gostando destas revistas heim!!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Mas falando sério, pelo menos, pelo que você fala fica claro que é um prédio bem cuidado e seguro, não está caindo aos pedaços e prestes e pegar fogo igual o Museu Nacional, né?
Espero que tenha valido a pena a revista e tenha conseguido as coisas que foi procurar.

Agradeço pelos elogios ao meu exemplo, espero gravar logo o curso para poder liberar o download para todo mundo.

Sobre o sítio, estou meio triste que não vamos conseguir mudar antes do Natal como tinha planejado, mas se Deus quiser mudamos no começo do ano.

Sobre o sertão, eu aposto que Israel vai ajudar o Bolsonaro a fazer estas usinas dessanilizadoras para mudar a vida daquele povo, será a primeira vez que um primeiro ministro de Israel vem aqui.
Israel é um país decente, bem diferente dos vizinhos.

Pode deixar que vamos atrás das informações sobre os nossos vizinhos indesejáveis lá do sítio.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707657.

Total de membros registrados: 135264

Últimos membros registrados: marcelgarrido91, spiceland, federickpaul, mitsuki026, Vanessa Rôxo , May Alencar, adriellex, sabrina-bomfi.

Usuário(s) on-line na última hora: 567, sendo 16 membro(s) e 551 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Fabio Amorim, marcelgarrido91, spiceland, Pedro Juliato, Paty1995, Roberto Trevelin, Allen Anderson, Nuno, Eber.Silva, pinart, Felipe Duarte, Thiago Couto, Elis, marcio.alain, SaavedraCG, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.