Oi Marcelo, tudo bem?
Entendo o lance da antirrealidade, pois como as possibilidades são infinitas, mesmo um PC quântico super veloz não conseguiria quebrar o código rapidamente devido a infinidade de opções.
Mas tudo sendo quântico, os sistemas e programas também serão e imagine o que uma AI quântica poderia fazer para reduzir as possibilidades na busca de uma senha.
Igual as coisas que estamos vendo com edição de imagens por AI que antes eram impossíveis, imagina as coisas impossíveis que uma AI quântica poderá fazer!!!
Sobre os programas, é justamente isso, não ficar escravo de um só e trocar quando achar melhor, o pessoal tem receio de estudar um novo programa 3D para fazer o que ele já faz em outro Soft, pensam que vai levar o mesmo tempo que levou para aprender o primeiro, mas não vai, porque toda a bagagem adquirida não será desperdiçada, só precisa aprender onde estão as coisas, pois o resto é tudo igual.
Sobre preço, já tem coisas assim hoje em dia mesmo, como os Open Source e Creative Commons, então, concordo plenamente com você, conforme a tecnologia vai se massificando ela também fica mais barata e até gratuita.
O que você disse sobre um patológico adicto da tecnologia, é a maior verdade do mundo, o cara está doente e não percebe, graças a Deus eu não tenho muita paciência com coisas que nem sempre funcionam sem o menor motivo e isso me livrou de virar um fanático por facebook e outras redes, gosto de ir atrás de notícias para o site, postar coisas legais e tal, mas fora isso e as notícias, não fico vendo babaquice.
A Elis nem vem mais me mostrar "vídeos engraçados", pois eu não acho a menor graça, pelo contrário, acho que perdeu um tempo precioso da vida com idiotice.
Abração e tudo de bom.
André Vieira