Christoni:
Ola pessoal!
Sou "cru" em Blander e bem "mal passado" de Unreal...rsrs
Mas pelo que observo aqui nos foruns da 3D1 e em outros também vejo que o VR é uma tendencia irreversível mesmo, tadinho do MAX...
E para 2019 fiz aquelas famosas "resoluções de Ano Novo"...rsrs Aprender um software novo que esteja mais antenado com a tendencia atual. Mas aí surge a dúvida... Unreal, Unity, Blender...Qual é a melhor aposta?
Já comecei a ver algo sobre o Unreal, mas ainda estou com muita dúvida... Ele parece promissor mas...sei lá, parece que ainda tem que evoluir um pouco, agora vendo o Blender com Eevee me pareceu que o Blender seria uma escolha melhor.
Que vocês acham?
Abraços
Caríssimo Christoni, tranquilo? Olha, tenho certeza que o Andre responderá com muito mais firmeza e propriedade do que eu. No entanto, como você bem destacou... "...tadinho do Max". Eu sou usuário do Max, porém já percebi que destino dele, em termos geométricos, levando em conta à tendência do mercado e das radicais e disruptivas tecnologias emergentes, não vejo forma mais adequada do que um funil com o fundo fechado. Entendeu?
Pela primeira vez, depois de acomapnhar há algum tempo as maravilhas que o Andre realiza, cria com maestri no Unreal, eu compreendi o que é, o que faz e para o que servr, em verdade, o Unreal.
Particulamente, senti uma crise pessoal ao perceber que o Max está ficando muito, mas muito para trás, diantes dos avanços mais do que visíveis do Blender que possui um renderizador nativo, uma UI renovada e bem mais funcional e um sistema de escultura digital, também. Não que ele vá concorrer com o ZBrush, mas é necessário que um programa de modelagem poligonal possua, muito bem integrado, determinados recursos.
A versão Blender 2.8 mostra o quanto existe na fundação, agora, uma correta e ótima sincronia na evolução dele, já visando o amanhã. Portanto, eu vou pular para o Blender, porque considero o mais adequado às minhas necessidades, pareceiro.
Vou colar, para você, uma excelente resposta que o Andre deixou no tópico
Novos recursos no KeyHydra. Acho que vai te ajudar a esclarecer algumas coisas, ok?
Abração fraterno,
Marcelo Baglione
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"Oi Marcelo, tudo bem?
O mercado de renderização estava numa corrida para atingir o realismo com perfeição, facilidade e rapidez, depois que conseguiram a tecnologia se torna comum e todos passam a possuir os mesmos recursos, igual aconteceu com modelagem antes disso.
Agora a corrida é pela renderização Real-Time com realismo e qualidade, quando terminar, qualquer programa ou Engine terá Viewport realista em tempo real, seja em cenas leves ou pesadas.
Quem não evoluir junto sai fora do mercado, igual aconteceu com o Mental Ray.
Justamente por isso que o 3ds max não evoluir é a melhor estratégia para a Autodesk poder acabar com ele mais para frente sem nenhum tipo de comoção.
Os espertos são os que estão pulando do barco antes de afundar de vez.
Até pouco tempo atrás o Blender tinha um problema gravíssimo, que era a interface bagunçada, pois cada parte era feita por uma equipe que parecia não ter contato com o resto, cada área do programa tinha uma interface diferente e atalhos diferentes.
Existiam Add-ons para modificar e unificar a interface, como o BforArtists, mas agora estão reformulando tudo de forma unificada e centralizada, portanto, finalmente ele terá uma interface amigável e isso facilita muito o acesso das pessoas.
Sobre modelagem Poly, realmente dá para fazer o que quiser se tiver paciência, pois tem coisas que dão muito trabalho em Poly, enquanto que no Z-Brush é facinho.
Quem é bom mesmo no Z-Brush não precisa do Max para nada, pois pode modelar em Low e High Poly lá mesmo, mapear e texturizar.
Mas quem já domina bem o Max só precisa do Z-Brush para a parte de escultura, pois até hoje o Max não tem uma porcaria de sistema de escultura nativo igual os outros Softs 3D.
Sobre o hidrante, nossa, se você vai ter que limpar para fotografar eu já imagino o estado.
Se realmente tiver este trabalho todo é melhor tirar logo várias fotos de todos os lados e digitalizar o objeto em 3D com algum programinha de fotogrametria, dai nem precisa modelar. rsrsrsrsrsrs
Será que não encontra na internet uma imagem de um hidrante igual que não esteja tão destuido?
Sobre o material que te enviei, fico muito feliz de saber que gostou, é o mínimo do mínimo que eu poderia fazer em retribuição da ajuda imensa que me dá.
Qualquer mínima dúvida que tiver estudando os arquivos é só falar.
Abração e tudo de bom.
André Vieira"