"Dinho407" disse: So uma duvida! Posso usar essa tecnica p engines 3D de jogos? Olhando a imagem do soldado logo a cima achei que ia ficar bem leve.sem dúvidas! Com Playstation 3 e o XBox 360 o hardware de videogames finalmente "chegou lá" e é capaz de aplicar normal maps em tempo real, a 60FPS! :D Mas o que quero mesmo é raytracing localizado para gerar aquelas reflexões realistas em cima dos carros nos jogos de corrida! :D
"diogomac" disse: Olá Tiagomed! Sou novo novo no 3d1 e ao acompanhar o seu tutorial, me perdi na parte onde você "pintou", a partir da textura onde foi aplicado o normalmap um "MAPA DE DISPLACEMENT" (a imagem ficou com um degrade PB uniforme). Como se faz isso?Bom a questão foi o contrário, eu criei o normal map apartir do displacement. Nessa textura das tábuas como ela é uma textura mais simples eu "desenhei" por cima da tábua uma "tábua" uma tábua nova com uma cor chapada e apliquei o um layer style>gradient overlay. Isso foi feito para cada uma das tábuas. Mas lembra que disso que fiz isso apenas pq essa é uma textura mais simples, em texturas mais complexas o processo é diferênte e tb mais complexo. Eu tenho um projeto agendado aqui (embora não sei quando vai dar tempo de ser feito) de fazer uma série de vídeos tutoriais mostrando como criar texturas vou aboradar todo o processo, correção do tile, mapa de bump, displace e talvez até a montagem no max.
"Grasiano" disse: To muito atrasado mas... muito bom este tuto, mas o displacement é melhor eu acho, mas pra games certamente o normal é um avanço e tanto. Valeu TiagoBom normal map não é algo tão novo assim. Mas realmente os games só agora começaram a usar isso. O pq realmente eu não sei, pois não é algo que seja pesado para um engine. Na real o normal map que se usa para games é muito mais avançado que o que usamos no 3d e o responsável por isso é um brasileiro de Porto Alegre chamado Fábio Policarpo. O cara desenvolve um sistema chamado Relief Mapping que simplesmente "transforma" um normal map em displacement. Primeiro que a ilusão de deformação gerada por ele é perfeita e depois que ele usa mapas de alpha para vasar partes do modelo dando a impressão de que o que se esta usando é um displacement. Esse recurso já foi otimizado para o 3ds max, graças a um empurrãozinho do nosso amigo André. Agora, Grasiano, quanto a dizer que displacement é melhor. Ah controvérsias, pq se o mapa de displacement que vc fizer não for bom o displacement não vai ficar bom. Com o normal map é a mesma coisa porem um pouco pior pois o mapa de normal é mais complicado de criar do que um mapa de displacement. E é por isso que poucas pessoas se aventuram a usá-lo. Mas dizer que displacement é melhor é algo muito generalizado. Eu uso normal map em tudo até em maquete eletrônica. Tem muitos elementos em uma cena que se torna inviável querer usar displacement pelo tempo que ele vai acrescentar ao render. Já o normal map pode te dar o mesmo resultado ao tempo de render de um bump. Não sei se consegui ser muito claro, as vz falo demais e acabo até complicando, mas se vc não conseguiu compreender algo, não faça cerimônias pode perguntar :D :D :D :D Fabio Policarpo - Relief Mapping
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710661.
Total de membros registrados: 138143
Últimos membros registrados: fercomin, Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia, rosivalerio, bia.lavagnini, JamilyNepo20.
Usuário(s) on-line na última hora: 1398, sendo 1 membro(s) e 1397 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: Adalberto Batista.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .