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Normal Bump

Bom pessoal resolvi fazer alguns estudos sobre normal bump. A aplicação dele e a sua setagem podem ser consideradas muito simples, o problema vem quando tem que se criar as texturas em normalMap.
Bom vou demostrar passo a passo como estou fazendo aqui, espero ajudar alguém e que alguém tb possa contribuir aqui.
Obs.: Estou usando max, V-Ray e photoshop.

Bom de cara já vou postar o resultado e depois faço as explicações.
Normal Bump
Bom para aplicar o normalBump é bem simples é só seguir o exemplo abaixo:
Bom, agora o mais chatinho, criar o normalBump apartir da textura original.
Para essa tarefa eu utilizei o NVIDIA DDS PLug-in, que é o plugin que converte a textura em normalMap.

Segue o link para download:
http://download.nvidia.com/developer/NVTextureSuite/Photoshop_Plugins_7.83.0629.1500.exe (http://www.nvidia.com/object/photoshop_dds_plugins.html)

Bom vamos começar com a tarefa. O plugin encontra-se no menu Filter do photoshop.

Após aberta a imagem basta acessar o plugin e configurá-lo (só para lembrar essa configuração eu usei para esse caso, o ideal é que se faça varios teste para entender o funcionamento do plugin).
Eis o resultado
Com essa textura já vai funcionar, mas não vai ser 100%, pq o plugin não consegue reconhecer todos os volumes existentes na imagem. Então para corrigir isso temos que compor o material.
O que eu fiz foi, apartir da textura original pintar um mapa de displacement:
E em cima desse usar o plugin para fazer mais um normalMap, dessa vez somente com as informações do volume. Só dessa vez tem que ser desmarcada a opção invert Y tem que ser desabilitada, para que a textura \"escave\" o objeto se não for desmarcada ela ira fazer um relevo.
Tendo agora essas 2 textura prontas, temos que compô-las.
Coloque a primeira textura feita (defeito) acima da layer da textura do \"volume\", e aplique o mode de mistura soft light, duplique essa layer para que os defeitos fiquem mais evidente, e então duplique a layer \"volume\" e coloque acima de todas as outras, aplique tb o modo de mistura soft light. E com isso a textura esta pronta para ser usada.

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lelo Comentou em 20/08/2012 12:32 Ver comentário
tiagodmed Comentou em 17/09/2011 16:18 Ver comentário
lelo Comentou em 11/08/2011 10:56 Ver comentário
san Comentou em 09/09/2009 15:25 Ver comentário
mindix Comentou em 09/09/2009 15:17 Ver comentário
san Comentou em 09/09/2009 13:41 Ver comentário
Arq3design Comentou em 05/09/2009 15:50 Ver comentário
B.3CK Comentou em 08/05/2009 20:27 Ver comentário
Grasiano Comentou em 12/03/2008 12:23 Ver comentário
tiagodmed Comentou em 11/03/2008 21:26 Ver comentário

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