Ai pessoal, sem querer criar mais polêmica, mas tentando resolver a questão de vocês.
Eu concordo com o Múcio que Raytrace não tem controle de qualidade, porque quando o Mental Ray dispara um raio, ele vai traçar este raio perfeitamnte, o máximo que você pode fazer é definir até onde vai este raio, ou seja, quantas refrações e quantas reflexões ele pode fazer, mas todas que ele fizer serão perfeitas.
O shader true glass é mais avançado e permite controlar a densidade destes raios para otimizar o render e facilitar os previews de teste.
Igual acontece no Final Gather, que até o Max 8 não dava para controlar a densidade.
No Max 9 dá para controlar a densidade e o render fica muito mais rápido para previews com uma densidade menor.
É o que acontece com o shader true glass, tanto que o parâmetro se chama Trace Depth Accuracy, ou seja, controla o quanto é acurado.
Acurado é sinônimo de preciso e não de qualidade.
Por isso que eu não concordo com o Grasiano.
Então, este parâmetro controla a densidade dos raios de reflexão e refração, fazendo o Mental Ray emitir menos raios, mas todos que ele emitir farão a reflexão e a refração com perfeição.
Neste ponto que eu discordo do Múcio, pois o parâmetro não é cumulativo com o Trace Depth do Mental Ray, ele apenas diminui a quantidade de raios que o Mental Ray traça para a reflexão e para a refração, sem modificar a quantidade de reflexos e refrações.
Então, onde não tem raios suficientes para traçar o reflexo e a refração, ele coloca uma cor pura como faz o Trace Depth do Mental Ray quando acaba a quantidade de reflexos e refrações, por isso que a imagem sai ruim e granulada.
O pixel que não teve raios suficientes para definir a refração e a reflexão fica com uma cor pura e parece que diminuiu a qualidade, até diminuiu, mas não foi do Raytrace, foi da imagem, porque Raytrace não tem controle de qualidade.
Espero que ajude e não crie mais polêmica.