Tutorial Ambient Occlusion - VRAY

Ambient Occlusion - V-ray

Ver tutorial

Por: extra3d  

Em: 06/11/2009 03:10

Aee blza, alguem deu uma "LUZ" melhor sobre o assunto , valeu carlos. Abraço.
www.behance.net/araujoxyz
Oi extra3d, blz! Velho, eu faço o AO assim como vc mostrou mas eu não marco a opção de "invert normal", fiz um teste e a cena ficou mais escura com, pq marcar esta opção? Valew Messias Cunha | www.messiascunha.blogspot.com
vamos lá.... vou esclarecer algumas coisas para ajudar a todos com as dúvidas sobre o material vray dirt. Radius= esse parâmetro determina a quantidade da área que vai obter a projeção linear das sombras onde o efeito do VRayDirt é produzido. EXEMPLO: Se o valor do radius for 0,30m que dizer que aas sombra do occlusion vai obter maior intensidade da cor preta no inicio e terminando de uma forma linear difusa assim as sombra tem o resultado terminal mais clara, resumindo mais preto onde tem o maior área fechada e na parte onde é mais plana e lisa a cor fica mais suave e menos preto. Occluded color= Esta é a cor que será projetada como aplicaçãoa para áreas fechadas. Você também pode usar um mapa de textura para este parâmetro. Unoccluded= Esta é a cor que será projetada como aplicaçãoa para áreas abertas (planas e lisas). Você também pode usar um mapa de textura para este parâmetro. Distribution= Este parâmetro vai obrigar os raios a reunir mais perto das superfícies normal. O efeito está sendo estreitada mais perto das bordas de contato. Para oclusão de ambiente, defina esse parâmetro para 1,0 para obter distribuição semelhante à iluminação do ambiente sobre uma superfície difusa. Fallof= Esse parâmetro controla a velocidade da transição entre as áreas fechadas e unoccluded. Subdvis= Controla o número de amostras que V-Ray leva para calcular o efeito da sujeira. Os valores mais baixos tornar mais rápido, mas produz um resultado mais ruidosos um valor bom para não obter o resultade com ruidos é 20. Bias= Estes parâmetros serão visiveis para o X,Y e z, (eixos) de modo que o efeito de sujeira é forçado a essas direções. Considere-se que este parâmetro também pode tomar valores negativos para inverter a direção do efeito. Ignore for GI= Esta caixa de verificação determina se o efeito de sujeira será levado em consideração para cálculos de GI ou não. Consider same object only= Quando ligado, a sujeira vai afetar apenas os objetos em si, sem incluir superfícies de contato e bordas. Se fora, a geometria da cena inteira está participando para o resultado final. Invert normal= Esta opção permite reverter o efeito com relação à superfície normais - por exemplo, ao invés de fendas, cantos aberto será marcada com a cor ocluída. Work with transparency= quando ligado, VRayDirt levará em conta a opacidade dos objetos de oclusão. Isso pode ser usado, por exemplo, se você quiser calcular oclusão de ambiente de opacidade mapeada etc árvores Quando desligado (padrão). É possivel notar que trabalhar com a opacidade é correto mas o processo é lento, nesse caso o VRayDirt deve analisar e avaliar o material nos objetos de oclusão para que ele obtenha o resultado correto. OBS: Se o resultado do material ficar muito escuro mais preto com cinza de que preto com branco, apenas mudar o valor da vraylight de 1 para 2, 3, 4 e assim sucessivamente, mas particulamente nunca usei valor maior que 3,0. extra3d - desculpa colocar essas observações o tutorial ficou massa, mas faltou essas observações para um melhor entendimento do vraydirt. Espero ter tirado as dúvidas da galera, forte abraço. Att.: Saulo Lísias
www.fabulaestudio.com.br / www.saulolisias.com
carlosv3d - desculpe mas descordo no que citou a respeito do valor do radius, citando que 50cm é o melhor valor, não posso te dizer com certeza absoluta mas 10cm já é o suficiente no máximo 30cm, sabe porque, porque o resultado com valores maior vai obter mais influencia na cena, quer dizer, que a cor do occlusion pode afetar as cores aplicadas nos objetos contidos na cena e assim deixar a cena mais escura, e também com menos brilho e deixando mais saturada a imagem, bom é apenas minha concepção através de varios estudos, espqeo que não fique chateado, forte abraço.
www.fabulaestudio.com.br / www.saulolisias.com
SAULO .. não esquenta cara, a "casa" é nossa .... não sou como certas pessoas que sao perseguidoras e invejosas, ta ligado hehe, desculpa mas tenho que rir de gente assim. Estamos todos aqui para aprender, sendo que o meu lema é "Ninguém sabe tudo." Sinta-se em casa, sendo que nesta casa ja aprendi muito. um abraço a todos.
Parabéns extra3d, ótima contribuição.
V-Ray 1.5 Addict
buaaa não aparece no meu Vray o Vraydirt, aparece o vraylightmtl mas depois no color do lado tem o none aee eu entro lá e não aparece Vraydirt fiz o procedimento mas isto não aparece. uso o 3dmax 2009 valeu
DESENHO 3d max quero aprender
Talvez seja a versão do seu VRAY, de uma olhada nisso e posta ai para nos, ou entao nao esta fazendo o procedimento corretamente, até mais
a versão é vray 1.50.SP2 pro max 2009
DESENHO 3d max quero aprender
Olá extra3d, tudo bem? Por favor me tire algumas dúvidas...Eu não queria mesclar na composição, tem como usar os com os materias sem fazer composição no PS? O meu problema é o seguinte: Eu uso GI para animação, mas sempre dá aqueles problemas de FLIC´S.. sei q se configurar com qualidade máxima o tempo de render é muito!!! Nesse caso essa técnica daria esse problema de FLIC´S? Eu posso usar essa técnica para substituir o GI do VRay? Desculpe se falei algo q não tem nada a ver....rsrsrs... se vc quiser dar uma olhada na animação que estou fazendo é um longa...segue o link: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=49789&highlight= Abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710638.

Total de membros registrados: 138111

Últimos membros registrados: Nutrim KapselnOsterreichde, incaflex, Ysnnaewrd, Axhivs026, NICOLLENIC, wilbinho, leogasparetto1, thomaspaaige .

Usuário(s) on-line na última hora: 1587, sendo 4 membro(s) e 1583 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Axhivs026, Nutrim KapselnOsterreichde, incaflex, claro_lima.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.