vamos lá.... vou esclarecer algumas coisas para ajudar a todos com as dúvidas sobre o material vray dirt.
Radius= esse parâmetro determina a quantidade da área que vai obter a projeção linear das sombras onde o efeito do VRayDirt é produzido.
EXEMPLO: Se o valor do radius for 0,30m que dizer que aas sombra do occlusion vai obter maior intensidade da cor preta no inicio e terminando de uma forma linear difusa assim as sombra tem o resultado terminal mais clara, resumindo mais preto onde tem o maior área fechada e na parte onde é mais plana e lisa a cor fica mais suave e menos preto.
Occluded color= Esta é a cor que será projetada como aplicaçãoa para áreas fechadas. Você também pode usar um mapa de textura para este parâmetro.
Unoccluded= Esta é a cor que será projetada como aplicaçãoa para áreas abertas (planas e lisas). Você também pode usar um mapa de textura para este parâmetro.
Distribution= Este parâmetro vai obrigar os raios a reunir mais perto das superfícies normal. O efeito está sendo estreitada mais perto das bordas de contato. Para oclusão de ambiente, defina esse parâmetro para 1,0 para obter distribuição semelhante à iluminação do ambiente sobre uma superfície difusa.
Fallof= Esse parâmetro controla a velocidade da transição entre as áreas fechadas e unoccluded.
Subdvis= Controla o número de amostras que V-Ray leva para calcular o efeito da sujeira. Os valores mais baixos tornar mais rápido, mas produz um resultado mais ruidosos um valor bom para não obter o resultade com ruidos é 20.
Bias= Estes parâmetros serão visiveis para o X,Y e z, (eixos) de modo que o efeito de sujeira é forçado a essas direções. Considere-se que este parâmetro também pode tomar valores negativos para inverter a direção do efeito.
Ignore for GI= Esta caixa de verificação determina se o efeito de sujeira será levado em consideração para cálculos de GI ou não.
Consider same object only= Quando ligado, a sujeira vai afetar apenas os objetos em si, sem incluir superfícies de contato e bordas. Se fora, a geometria da cena inteira está participando para o resultado final.
Invert normal= Esta opção permite reverter o efeito com relação à superfície normais - por exemplo, ao invés de fendas, cantos aberto será marcada com a cor ocluída.
Work with transparency= quando ligado, VRayDirt levará em conta a opacidade dos objetos de oclusão. Isso pode ser usado, por exemplo, se você quiser calcular oclusão de ambiente de opacidade mapeada etc árvores Quando desligado (padrão). É possivel notar que trabalhar com a opacidade é correto mas o processo é lento, nesse caso o VRayDirt deve analisar e avaliar o material nos objetos de oclusão para que ele obtenha o resultado correto.
OBS: Se o resultado do material ficar muito escuro mais preto com cinza de que preto com branco, apenas mudar o valor da vraylight de 1 para 2, 3, 4 e assim sucessivamente, mas particulamente nunca usei valor maior que 3,0.
extra3d - desculpa colocar essas observações o tutorial ficou massa, mas faltou essas observações para um melhor entendimento do vraydirt. Espero ter tirado as dúvidas da galera, forte abraço.
Att.: Saulo Lísias
www.fabulaestudio.com.br / www.saulolisias.com