"LiloJones" disse: opa, valeu pelo complemento tiagodmed! é, sobre a distância das câmeras eu até comentei ali... e é isso mesmo, quanto mais separadas as imagens... mais desconforto, citei isso quando falei sobre ficar vesgo pra sempre, o que é claro, era uma brincadeira. ahauhauh mas aí, peço permissão sua para colocar seu complemento no 1º post. Vou esperar uma réplica sua para fazer isso. só fiquei com uma dúvida agora... qual foi o sistema de estereoscopia usado no avatar? tinha ouvido falar que era o Polarizador.Pode colocar sim, quanto ao sistema usado no avatar é um sistema de imagens estereoscópicas, hehehe, o RelD, o Dolby e o Imax são sistemas de projeção e óculos especiais. Não interferem na maneira como a imagem é produzida. Nesses filmes, o que se tem falando de maneira simples, é 2 filmes, um pra cada olho. No sistema polarizado existem 2 projetores, um deles passa a imagem polarizada na vertical e o outro na horizontal, por sua vez as lentes dos óculos tb são assim, uma é polarizada na vertical e a outra na horizontal, fazendo um efeito semelhante ao do red ciano. Onde são filtradas as imagens e cada olho echerga apenas a sua imagem correspondente. No dolby o sistema é diferente, até onde sei ele usa apenas 1 projetor, mas as rola um lance de filtro de cor especial... Ou seja, um óculos de cinema RealD não funciona no Dolby e nem no Imax, bem como o contrario. Cada sistema tem as suas propriedades em particular, o que não interfere na maneira de produzir essas imagens. O que muda é a maneira que elas são compostas. Enquanto no sistema anaglifo a gente já deixa as iamgens compostas em red e ciano, nos cinamas 3d atuais as imagens são compostas na hora pelo projetor. Isso é meio confuso, acho que fui um pouco redundante no texto, mas isso é mesmo complicadinho de entender. E agora vai ter mais um sistema ainda que é o usado pelas tvs novas que vão permitir assistir materiais em 3d em casa, apenas tendo um óculos especial. Mas não se empolguem pq é um pouquinho mais complexo que isso. As tvs atuais vão poder exibir esse novo sistema contato que sejam de 120Hz para cima. Por sua vez os aparelhos de blue ray vão ter que ser adaptados para o sistema, ou seja os aparelhos que existem hoje no mercado não vão conseguir rodar esse sistema. Novos aparelhos vao ser lançado, inclusive os discos de blue ray foram modificados para esse novo sistema. Para os felizardos que tem um play 3 a sony anunciou que vai fazer uma atualização de firmware e já vai ser possível usá-lo para ver conteúdos 3d. Já o óculos a sony anunciou que vão ser vendido na faicha de 200 dolares (os primeiros, daqui a pouco já começa a aparecer as marcas made in paraguai). Uma coisa legal é que como vai ser padronizado os oculos vão ser independentes da marca da tv. Outra novidade legal é que a ESPN já anunciou que apartir de julho começa a transmitir os jogos de futebol americo em 3d stereo, ou seja as tvs vão precisar de um decodificador especial para receber esse sinal. Da mesma maneira que hoje precisamos do Setopbox para receber o sinal digital (full hd) vamos precisar de mais um receptor para os sinais 3d :P E a coisa vai pegar mesmo, pq a sony já assinou com a FIFA para gravar todos os jogos da copa do mundo em stereo. Inclusive teremos exibições aqui no Brasil, pena que vai ser apenas no RJ, graças a uma parceria com a Globo. E falando em Globo eles já sairam na frente novamente, todo o carnaval do ano passado foi gravado em stereo, eles já possuem 2 cameras stereo, e estão gravando algumas cenas da novela viver a vida em stereo. Ou seja, bem antes do que imaginamos vamos poder assistir até a globo em 3d na sala de casa :D Vale fazer ainda mais uma resalva, existem tvs 3d que não precisam de óculos para ver o efeito, mas a qualidade é horrivel. Uma delas que usa o sistema da philips (WOWvx) é a mais viável pois para gerar o efeito de 3d precisa apenas de um mapa de zdetph, porem a qualidade é bem precaria. Existe um outro sistema pouca coisa melhor, só que esse sistema é totalmente inviável, pois a unico renderizador que ele aceita é o scanline e precisa de 9 imagens para formar 1 frame. e essa imagem deve ser full hd, hehehehe, totalmente inviável. E mais uma, essas tvs não tem como usar 2 cameras para ter imagens filmadas com profundidade :S e ainda são caras pra caramba. Resumindo, elas morreram a kilometros da praia. Eu postei várias noticias sobre esses assuntos no meu blog, que quiser pode ver mais coisas sobre esse assunto lá
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710666.
Total de membros registrados: 138146
Últimos membros registrados: mikael_a, felipemattoli, cineboss, fercomin, Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia.
Usuário(s) on-line na última hora: 1407, sendo 14 membro(s) e 1393 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: TadeuB79, mikael_a, Duda, mauricio prisco, Victor Mendonça, JesusEnzo , Cledson, Daniel Monteiro, Pedro Juliato, Adalberto Rocha, Reinaldo Silva, Geraldo Nunes, Vlady, Marco Rocha.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .