Fala cara, primeiro vc tem que checar uma série de coisas, como por exemplo se a cabeça já está mapeada, o que me parece que está ocorrendo é que você está com a opção double sided ativada e sem um mapeamento correto, por isso ela está se expandindo pois não há coordenadas de mapeamento que restrinjam uma porção da textura à posição específica que ela deve ocupar no mapa, se for mapear vá na paleta Texture e selecione o tipo de mapeamento desejado, GUVTiles ou AUVTiles, existem inclusive ZScripts explicando sobre mapeamento, e na hora de usar o Projection Master use a opção Fade, com ela ativada o ZBrush leva em conta os polígonos que estão imediatamente à frente da sua vista, eles chamam de directly square poligons, portanto se você posicionar a cabeça de frente, usar o shift para dar o snap de 90 graus , ativar essas opções, e texturizar por partes , acho que vo^cê não terá mais esse problema.Outra coisa que é bom também é você sempre manter os processos mais ou menos parelhos, por exemplo texturizou a frente da face com um tom base, texturize a cabeça por inteiro com esse tom, digo isso porque se você fizer um monte de detalhamento em um lado , e o outro tiver cru, vai ser complicado de atingir o mesmo efeito e vai parecer qua a texturização está disparelha.A não ser que você use o ZAppLink, daí no caso você vai no photoshop e espelha a textura pintada no PM e aplica em tempo real, como se estivesse "colando " o que você acabou de pintar simetricamente.