Fala galera,blz?
Comecei a mecher com o Real Flow,faz só 2 semanas +-,é quase nada,mas alguma coisa,mechendo sempre agente acaba pegando.
Fiz alguns testes,e ta saindo umas coisas legais até.
Tava fazendo umas anotações hoje,e pensei em colocar aqui,para quem ta pegando pela 1º vez o programa entender algumas coisas.
nem sei se vai ajudar muuito,mesmo pra iniciantes,
mas espero que ajude.
Dicas do Help e de testes.
Objetos do max:
objetos com muitos vértices na simulação,só faz perder tempo,vai mudar pouca coisa,ou seja, não vale a pena,use objetos em low-poly para a simulação,e no max façam a subdivisão dos objetos,mas não do líquido pq ele já vem com bastante vertices,se configurar bem ele no real flow,que é o recomendável.
3dmax:
Exportar os objetos de cena,selecionando todos,Menu do max:Utilities-more-scene data saver-SD saver settings,escolha os arquivos-set-save sequence.
é esse arquivo .sd q vc vai importar no real flow.
Pra mim a escala do real flow,usando os objetos do max,devido ao tamanho q deve ser o q quase todos usam,fica certo 0.03.
Real Flow:
Depois de tudo usado na cena como:emitters,daemons e etc,entre na scene tree e adicione tudo na simulação,em ADD all,e em export central,export all tb para que você possa ver na viewport a animação feita.
Depois que a simulação estiver pronta...transforme em MESH...configure ele certinho...export all denovo pq antes num tinha o mesh,e taca o ACTION.
3dmax:
Na pasta do projeto tem uma pasta chamada MESHES,e no max vc vai importar esses arquivos .bin,Menu do max:create-geometry-next limit-RF LOADER,escolher o 1º arquivo da sequência dos meshes...e criar o mesh,CREATE MESH.
Resolução do emitter:
Tem uma ligação indireta com a quantidade de partículas na cena.
por ex. valor 1 na resolução você tem 1.000 particulas juntas em um pedaço separado,valor 50 você tem 50.000 partículas juntas num outro pedaço.
Mas se o emitter tiver 50.000 em max.particles(a quantidade máxima de particulas),vai sair um pedaço só de partículas juntas,e mais nada.
Só que no caso de valor 1 e 1.000 partículas,iria acontecer a mesma coisa,se tivesse 1.000 tb em max.particles(a quantidade máxima de particulas)mas a qualidade seria pior.
O certo é equilibrar como por ex. valor 25 e max.particles 60.000,se quiser qualidade,e tb se der certo pro tipo de coisa que vc quer fazer.
Quanto maior o valor do resolution,terá um fluído mais leve,densidade baixa(ou seja tem uma ligação com a densidade,mas você tb pode mecher no parâmetro density),fica tb mais suave e mais rico em detalhes.
Outra coisa,viscosidade é um lance que em um ponto de vista,não deixa de ser um sub-parâmetro da densidade.(eu acho,não tenho certeza absoluta,mas que influencia,influencia).
Nos meus testes,800 em densidade e 1 em viscosidade ficou parecendo água.
Mas no Help fala 1.000 em densidade e de 1-5 em viscosidade.
Outra coisa que pode influenciar em outro parâmetro é o Daemon: Surface Tension,fortalece a viscosidade em um ponto,mas tb é indicado em uma cena de uma gota de água caindo(fica uma coisa só várias particulas formando a gota,sem se separar tanto etc),com o emitter cubíco em que as partículas tomam a forma esférica,é para efeitos como mercúrio e etc.
Real wave,com Daemon RW splash linkado ao objeto por ex. bola,faz com que ao colidir com o real wave de aquele splash do liquido.
os objetos do max,podem estar animados,ou vc pode fazer com q eles tenham propriedades fisicas...e deixar a simulação fazer o resto,se precisar...sei la hahah.
o pouco que eu mechi foi isso,se tiver algum erro me avisem,mas tomei cuidado pra evitar falar besteira.
se eu fizer mais anotações,eu posto.
Tem um lance tb de wet and dry,da textura mudar conforme o liquido entrar em contato..de tipo o objeto ficar molhado (usando uma textura que vc quiser,pra "simular" isso,achei legal isso,mas nem mechi,e nem sei qual o limite disso.
No site tem algumas cenas pra puxar,exemplos e alguns tutoriais tb.
http://www.nextlimit.com/realflow/
Eu acho q vale a pena,pq liquido no max,pelo menos pra mim é muito pesado pra mecher e tb não são volumétricas as partículas,e como o real flow é especifico pra fluidos, não precisa de deflectores,é automatico,q pra esse tipo de coisa,é mais uma economia de tempo.
valeu
Abraços