Vc está usando os plugins do RF3 no max e está usando o RF4? engraçado aqui ñ deu certo ñ... Vou tentar novamente, quero testar a parte de waves no RF4 e ñ consigo...
Então 3Designer! seguinte, vc gera todas as particulas de sua simulação, certo? dpois, bom, vou explicar pra versão 3 e dpois pra versão 4
RF 3: na parte onde tem as opções de mesh vc vai ver a lista contento a mesh da cena e logo abaixo alguns botoes, eles ficam entre a listagem dos meshes e as opções...
Passe o mouse por cima de cada icone para ver sua descrição, um deles estará escrito "build mesh on play", é esse, vc terá que ativa-lo. Feito isso (lembrando, as particulas já estão geradas na cena e devidamente exportadas) vc ao invés de ativar o simulate para que ele gere as particulas novamente vc apenas da um play que ele vai puxar da pasta frame a frame as particulas só perdendo tempo gerando o mesh.
No RF 4 a coisa é mais facil: vc gera toda a parte de particulas e tem um icone dentro de scripts > system scripts > build meshes (ctrl + shift + M) ele então vai automaticamente gerar o meshe a partir do frame que vc está na timeline frame a frame, exportando tudo pra devida pasta, caso vc queira abortar a operação apenas pressione esc (a dica é testar com um frame, dê esc, até ficar legal em diferentes pontos da timeline)
Espero ter sido claro na explicação, abraço!