"blink" disse: aew joelytonlima nao é muito complicado de fazer isso mas precisa fazer muitos testes pra chegar ao efeito desejado. basta criar um realwave e um emitter RW_splash, assim quando algum objeto tocar no realwave ele vai liberar as particula, é preciso adicionar o objeto nas propriedades do RW_splash tambem nas propriedades dele vc define como as particula serão liberada, velocidade, força do toque e outras coisas, no help do realflow ensina como fazer isso mas o exemplo la da de um avião pousando e saindo particula no toque das rodas com o chão. se tiver algun conhecimento do programa vai conseguir fazer.Olá blink, valeu pela dica. Vou ter que primeiro começar a ver o RealFlow, pq, infelizmente, vc falou mas não entendi muita coisa. Vi uns vídeos tutoriais no próprio site do Real, que inclusive lá tem um exemplo de um barquinho passando por um plano, gerando o caminho. A partir dalí não sei se daria para, digamos, passar de um simples rastro e passar para algo mais agitado, simulando as ondas cortando o Navio. De qualquer forma valeu pela ajuda!
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