O que realmente deve ser feito em 3d?
Resolvi já iniciar o tópico com essa pergunta, para que principalmente os iniciantes comecem a refletir sobre isso, mas não só eles, pois já vi muito gente mais experiente que pensa assim.
Outra questão é a clássica pergunta que o pessoal faz quando esta iniciando, "Eu tenho que saber desenhar pra trabalhar com 3d?"
A resposta mais correta é: Uma coisa não tem nada a haver com a outra. Desenho é desenho e 3d é 3d.
Mas a questão é que muita gente acha que em uma cena tudo tem que ser feito em 3d ou composto dentro de um programa de 3d. Bem esse é o primeiro é o maior erro.
A pós-produção é tão ou até mais importante do que a produção em si. Pois pode-se fazer correções de luz, cor, adicionar ou remover elementos... Resumindo as possibilidades são infinitas, e o tempo economizado no trabalho é imenso.
Mas para isso é importante ter um bom conhecimento de um editor de imagens (ex photoshop) ou um soft para vídeo (ex. after, combustion...). Na verdade ter domínio de photoshop é muito importante até mesmo no periodo de produção pois tem que se preparar as texturas a serem usadas.
Agora quanto a saber desenhar, saber photoshop e achar que tudo tem que ser feito em 3d. Creio que vcs podem tirar as suas próprias conclusões com as imagens abaixo, elas fazem parte de uma video aula da Gnomon, o artista responsável por elas tem em seu portfólio trabalhos como Senhor dos anéis, a vingança de ridk...
Essas técnicas de pintura de cenários são comumentes chamadas de Matte Painting, e se dividem em matte 2d, matte 3d e maquetes (isso mesmo maquetes, e são muito mais usadas hoje em dia do que a grande maioria pensa).
Editado dia 31/01/2007
*Esse tópico acabou tomando um outro rumo, melhor dizendo ganhando um rumo correto, quando eu comecei ele eu não sabia exatamente onde iria chegar. Agora já com uma direção certa resolvi renomear o grupo e adicionar esse trecho aqui para que começar a lê-lo a partir de agora.
As técnicas utilizadas para criar um cenário virtual a fim de ser utilizado com cenas reais se chama matte painting, segue uma breve descrição do que vem a ser matte painting:
O matte painting é usado para criar “cenários virtuais” e “Digital Backlots”. Podem ser usados para criar cenários novos inteiros, ou extender parcelas de um cenário existente. O matte painting tradicional é um efeito ótico, onde era feita uma pintura em um vidro para ser composta com o cenário real (essa técnica foi muito utilizada antes da computação gráfica). Hoje em dia, o matte painting é feito nos computadores com o uso de um Tablet e softwares como photoshop. Em um ambiente digital, os matte painting podem também ser feitos em um ambiente 3-D, permitindo movimentos de câmera tridimensionais, um recurso muito utilizado para isso é o camera mapping.
eu recomendo que quem começar a acompanhar esse tópico veja desde o início todos as postagens que eu fiz, para compreender alguns fatores importantes antes de chegar realmente ao assunto do matte painting.
O assunto de matte painting propriamente começa apartir da página 4.
---------------------##### Proposta para cena de estudo (editado dia 26/10/2010) #####---------------------
http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=17634&postdays=0&postorder=asc&start=180