Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

flauretti   São Paulo - SP
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Alisson Braga   Maceió - AL - AC
robson cardoso   Londrina/PR - AC

Portfólios Ver Mais

RA98   Brasil
xavaridermiro   curitiba - PR
RafaGama   São Paulo

GRUPO DE ESTUDO: Técnicas de Matte Painting

Por: tiagodmed  

Em: 10/11/2006 14:19

Bom só pra esclarecer a minha intenção com esse tópico não é dizer aos outros que não devem trabalhar com 3d, até pq eu vivo disso, hehehe, é só para que o pessoal possa ver que existem outros meios mais baratos e que dão ótimos resultados. E namekuseijin quanto a miniaturas, star wars, e a qulidade disso tudo ser duvidosa, bom ou eu não entendi bem o que vc quis dizer ou vc se enganou um pouco, no star war 3 por ex foi usado muitas miniaturas para os cenários, e no entanto nem se persebe, eles desistiram de fazer tudo em 3d depois das criticas do episódio 1 em que 99% das cenas eram de cg e o resultado ficou duvidoso, na minha opinião a melhor técnica é a mistura de tudo, matte painting (só pra quem ainda não entendeu o que é matte painting, nada mais é do que uma montagem fotográfica feita no photoshop, pode se tb usar pintura digital junto, ou então pintura manual, oq for, ficando bom ta valendo), maquetes, 3d... Portanto não da pra se dizer que essas são técnicas pré-cg, pois elas ainda são muito usadas hoje. E a propósito namekuseijin, achei que eu éra o único que ainda assistia dragon ball, hehehehehe.
:oops: Gostei do tópico, bom acho que já se está em um nível tal de qualidade que não é tão importante qual o tipo de ferramenta usada e sim o produto final. Mas dependendo do caso cada um tem o seu valor. Muitas animações não consigo imaginar elas feitas no computador, como é o Caso da Liga da Justiça. Mas se fosse fazer um jogo o ideal para manter a essência seria usar Cell Shadind para dar um ar de desenho animado ao 3D. Adoro esta técnica. Agora voltando a quem trabalha mais sozinho tem que ponderar um pouco. Lógico que tem gente é meio artista e consegue por no papel as idéias, seja 2D, 3D ou combinando tudo. Eu por exemplo desenho muito mal, mas consigo desenhar coisas em 3D (só preciso aprender direito a usar os programas)
Aprendendo Rhinoceros e VRay
"tiagodmed" disse: E a propósito namekuseijin, achei que eu éra o único que ainda assistia dragon ball, hehehehehe.
huhauhua. é meu alias no slashdot tmb... adoro animés e mangás... :D
http://umavozatroz.wordpress.com/
"Lost4Ever" disse: :oops: Gostei do tópico, bom acho que já se está em um nível tal de qualidade que não é tão importante qual o tipo de ferramenta usada e sim o produto final. Mas dependendo do caso cada um tem o seu valor. Muitas animações não consigo imaginar elas feitas no computador, como é o Caso da Liga da Justiça. Mas se fosse fazer um jogo o ideal para manter a essência seria usar Cell Shadind para dar um ar de desenho animado ao 3D. Adoro esta técnica. Agora voltando a quem trabalha mais sozinho tem que ponderar um pouco. Lógico que tem gente é meio artista e consegue por no papel as idéias, seja 2D, 3D ou combinando tudo. Eu por exemplo desenho muito mal, mas consigo desenhar coisas em 3D (só preciso aprender direito a usar os programas)
E ai cara blz, olha só vc esta confundindo um pouco as coisas, talvez esteja te faltando algumas informações. Os desenhos animados hoje em dia pode se dizer que são de 60 a 70% feitos no computador, pois eles são apenas desenhados a mão, depois tem que ser scaneados, passão por um processo de limpesa (limpar os traços para preparar para a pintura), depois vem a pintura, a composição em um software proprio para desenhos animados (o melhor que eu conheço e mais usado atualmente é o ToonBoom Studio). E depois de tudo isso ainda podem ir para um outro software para fazer mais alguns ajustes e acrescentar efeitos. Portanto pode-se dizer que a maior parte de um desenho animado hoje em dia é cg (e não confundo cg com 3d, cg é computação gráfica, ou seja engloba tudo, photoshop, after, combustion, 3d e até mesmo o PaitBrush :lol: ). Quanto a questão de jogos eu não vejo o porque ser tudo cellshading, dependendo do jogo quanto mais real melhor, hehehe. A não ser que vc queira voltar para outras plataformas como os jogos do Mega Drive e demais do mesmo gênero.
Bom mas só para podermos voltar ao foco incicial da conversa, que era a importância da pós-produção e o questionamento de o quanto deve ser feito em 3d. O André postou na abertura um ótimo making of que mostra muito bem a importância da pós-produção, e a simplificação dos objetos deixando os detalhes a encargo da textura, e é ai que entra a questão de "será que tudo tem que ser em 3d". Deem uma olhada nessa imagem, o princípio é quase o mesmo utilizado para game, e funciona tão bem ou até melhor do que se todos os detalhes da lixeira fossem modelados. Vamos a frente, aqui tem um detalhe da pós produção, mostrando os elementos renderizados, a composição dos mesmos no ps com os devidos ajustes de luz e sombra, correção de cores e demais ajustes na imagem. Quem quiser ver o making of inteiro: http://67.15.36.49/team/Tutorials_2/making%20of_urban-environment/urban_01.asp Essa pós produção pode até parecer complicada se vc não tem noção nenhuma de ps mas eu posso garantir que não é nenhum bixo de 7 cabeças, são coisas fáceis e que com pouco estudo se aprende. EU vejo muitas imagens do pessoal aqui no fórum que se tivessem tido apenas uma pequena correção no ps teriam ficado 50% melhores do que já estavam (bom acho que isso vai somar 140% mas tudo bem :lol: )
:( Desculpa se eu fugi um pouco do tema, mas para mim 2D é tudo aquilo que é feito por traços e mesmo que tenha perpectiva 3D continua 2D, pois foi feita para se olhar daquele lado. Se quiser girar vai ter que desenhar denovo. Eu sei que 3D precisa desenhar denovo (render) mas a informação está toda pronta, de forma matemática mas esta. Esta lata de lixo que você fez está linda, mas se não se tomar cuidado dependendo o angulo que olhamos pode ser que o conteúdo fique estranho, tipo se a câmera fosse para cima olhando dentro da lata talvez o plástico não ficasse bom. Realmente me expressei mal quando falei "feito no computador" estava pensando em termos artísticos, mesmo que todo o serviço seja feito no computador o que vale são os traços artísticos de cada um que transformam uma obra diferente da outra. Quem trabalha com programas como 3D Max tem técnicas. Estou tentando colocar aqui meio que paralelo traços é técnicas, mas as vezes estes termos se confundem :(:( Também queria lembrar que você interpretou mal Cell Shading, não tem relação com gráficos de megadrive que eram sprites 2D chapados. Já que estamos falando de DBZ, vai um vídeo de um jogo que usa Cell Shading, fica igual ao desenho 2D mas tem volume e é 3D. http://www.youtube.com/watch?v=Juo6iek5bvw Novamente desculpe fugir um pouco do tópico.
Aprendendo Rhinoceros e VRay
Bom a lixeira não fui eu que fiz, ela foi feita por um artista chamado Stefan Morrell e faz parte da cena que esta logo em baixo. E é obvio que temos que ter o bom censo de que quando vamos usar um objeto com muito destaque na cena ele tem que ter mais detalhamento. Essa lixeira em questão é um elemento de composição do cenário e esta na cena abaixo é só conferir. Bom novamente explicando esse making of esta no site da 3d total, e quem quiser ver mais alguns trabalhos desse 3d artist (que são fabulosos) pode acessar esse link. http://home.xtra.co.nz/hosts/polycount3d/IndexPage01.htm
Bom vou aproveitar pra falar sobre outro assunto dentro do universo do matte painting, que seria o matte 3d. Essa técnica é utilizada quando necessitamos que a câmera se desloque pelo cenário do matte. Ao contrario do matte tradicional que criamos um cenário still para ser composto na pós produção. Nessa técnica além do processo do matte tradicional, pois o cenário deve ser criado, porem de maneira um pouco diferente pois ele será pensado para aplicar como textura no 3d. O 3d para essa técnica é muito diferênte do tradicional, pois se trabalha apenas com volumetria, os objetos não são realmente modelados. A não ser é claro algum elemento em especial no cenário. Esse trabalho foi feito por Chris Stoski, instrutor da Gnomon, e responsável pelos matte painting de "o chamado", "o último samurai" e tb trabalhou na equipe de star wars 3. http://www.stoskidigital.com/
Olha só pessoal no evoluir da pesquisa, eu vi que vou ter que corrigir o titulo do tópico de "Sera que tudo deve ser feito em 3d?" para "O que deve ser feito em 3d?", creio que isso sera mas correto de acordo com o conteudo aqui. :D
Pessoal, Tb vou corrigir meu comentário... "A criatividade é a parte principal em qualquer produção!" _________________________________________ Sobre 2D, 3D... Pra maioria das pessoas 2d, 3d, massinha(Stop Motion), etc... são a mesma coisa, então o que importa mesmo, é a história que se quer contar... é ela quem vai dizer se a produção é boa ou não... E isso se abrange a Jogos tb... tem um monte de jogos com uma incrível qualidade visual, que se aproximam da realidade, mas que não tem um mínimo de jogabilidade... Então, ainda não larguei de mão os meus joguinhos de Nintendo, Megadrive... Como não deixo de procurar bons jogos em PSone, PS2.. etc. E ainda posso assistir o primeiro episódio do Mickey (Walt Disney), com a mesma motivação, que assisto as Produções mais modernas em 3D. Flw!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707691.

Total de membros registrados: 135300

Últimos membros registrados: ViniBoy777, MBS, Rinte1943, sc900dumps, Harrysapgar, bunta02, Bunta026, jeffshaw.

Usuário(s) on-line na última hora: 630, sendo 25 membro(s) e 605 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Hot, Rodrigosouza3D, Anderson Miguel, Nuno, cadwillem, look, Moura, Eduardo Ramos, Thiago Couto, Juarez, gilson antunes, ViniBoy777, Carlos E. Nogueira, modena3d, deathstars, xamusquinha, Eber.Silva, Gabriel.C, Elis, Fernando Cunha, marcio.alain, SaavedraCG, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.