GRUPO DE ESTUDO: Técnicas de Matte Painting

Por: tiagodmed  

Em: 10/11/2006 14:19

Opa pessoal, desculpa me meter na conversa, estava lendo o topico e gostaria de dar uma opinião. concordo com o que o Gill falou sobre a historia ser atrativa, porém discordo quando a principal preocupação é esta, por que a parte grafica influi e muito em determinado tipo de historia, por exemplo, como fazer um filme como "Monstros S.A." com uma arte no estilo "Noiva Cadáver"? ou vice-versa? acho sim, e em games o que mais procuro é a historia, porém, acredito que cada historia tem seu grafico respectivo, um não pode viver sem o outro, ou o fracasso é certo. Claro que games do mega drive e super nintendo ainda nos cativam, na verdade, não quer dizer que só por que novos processadores com graficos melhores são lançados que os antigos se tornem ruins, muito pelo contrário, é incrivel pensar que os artistas faziam graficos tão interessantes com tamanhas limitações, ou seja, aquele grafico por exemplo de "Hero" (alguém lembra???) do Atari era muito bom, para aquele videogame, assim como Donkey Kong é muito bom para o Super nintendo. então acho que o sucesso de um game ou produção cinematografica depende de todos os sentidos e a parte grafica deve ser tão ou mais bem pensada que o roteiro, pois no final das contas, o que chama a atenção em um cartaz é a cara do desenho, e isso faz muita diferença em uma bilheteria. Mas claro, nesse caso estou levando em conta o lado mercadologico da coisa, mas também, hoje em dia sempre teremos que levar em conta o lado comercial não é?
3dMaxer, Gosto dos ambos(2D e 3) e o que faz diferença é se os personagens vão cativar a maioria das pessoas. Fazer rir ou até chorar. Seja mal desenhada mas bem bolada. Só de arrancar um sorrizo já faz diferença. Depende da cabeça das pessoas também. Tem pessoas que não entendem certas coisas. Seja gírias ou até gestos de hoje em dia. Mas se faz a maioria gostar mesmo não entendendo, é bom de mais. Ás vezes odiarem o tal personagem também é uma opção. Pois então fazer um filme ou comercial influência as pessoas. Grande bilheteria é consequência do bom trabalho e criatividade. 2D e 3D...Acho que depende das pessoas certas pra sair coisa boa. Por fim, acho isso.
"inh3" disse: o que faz diferença é se os personagens vão cativar a maioria das pessoas. Fazer rir ou até chorar.
hmm, como isso se aplica a uma natureza morta ou projeto arquitetônico? Vocês só estão vendo o lado de quem faz animação... tiagomed, eu não conhecia esse tal de matte painting. Bastante impressionante. :O Por outro lado, fazendo o extremo inverso: já ouviu falar de uma ferramenta chamada ZBrush? O interessante dela é que permite ao artista "pintar" em 3D texturas e modelar como se estivesse esculpindo em argila.
http://umavozatroz.wordpress.com/
3dMaxer, Continuo com a mesma opnião, sem história, não dá.... Um Bom exemplo, é o fato de os novos filmes, de SuperHerois, não agradarem tanto quanto os feitos há um tempo atrás, quando não se tinha tantos recursos como hoje... O uso de qualquer recurso gráfico, vai depender de como o autor quer contar a história... mas isso não quer dizer, que a mesma história só pode ser contada de um mesmo modo!!! ________________________________________ tiagodmed, Mais uma pra complementar.... Em Senhor dos Anéis, a equipe de Peter Jackson, usou da criatividade, pra evitar pós-produção, Uma das ideias foi a perspectiva forçada, que consiste em fazer um ator parecer maior do que o outro, apenas com a posição da câmera e dos atores, sem precisar de nenhum efeito de composição... Outro truque foi construir dois cenários exatamente iguais. Primeiro era filmado o ator maior no cenário menor e depois filmado o ator menor no cenário maior. Juntava-se tudo na composição e pronto. Os caras conseguiram resultados incriveis no filme, somando várias tecnicas, pra que o resultado fosse possível e viavel... mesmo depois de cometários contrarios... "Este filme só poderá ser produzido na I.L.M. (George Lucas, diretor e dono da maior produtora de Computação Gráfica do mundo). (http://www.alavip.com.br/colunas_cristiano2.htm) Flw!!!
:overdose de informação:
em terra de saci, calça jeans dá pra dois.
Nossa pessoal, perai, vocês estão distorcendo totalmente o rumo do tópico, o que vcs estão discutindo não tem nada a haver com o tema que eu propus. Primeiro de tudo pra encerrar essa discução redundante, a estética de qualquer projeto é definida antes mesmo de se iniciar o projeto, o diretor tem o roteiro do trabalho, os designers são encarregados de conceber o personagens e seu universo, opós trabalhse o story board em cima do roteiro, e tendo isso é mãos a obra, isso que falei é regra seja para animação seja para filmes convencionais. Portanto estética é estética, e a discução aqui não é essa. A nossa discução esta na parte do "mãos a obra". E ela gira em torno do Matte painting seja ela matte 2d matte 3d ou com recursos de maquetes. E a minha intenção aqui é apenas mostrar para a grande maioria que o processo de produção é bem diferênte do muitos imaginam. Tem muita gente que pensa que tudo é feito dentro de um software 3d, e essas mesmas pessoas nunca ouviram falar em correção de cor, correção de luz, retoques ou composição. E se ouviram acham que é tudo parte do 3d. Esse é o maior erro. Eu apenas quero mostrar e compartilhar com os demais as diversas técnicas de produção existentes e como elas podem ajudar a facilitar o nosso trabalho, o único problema é que duvido muito que alguém tenha lido tudo que eu escrevi até o final, portanto se alguém esta lendo isso diga, olha só eu li, assim eu ao menos vou poder ficar feliz achando que estou ajudando outras pessoas e contribuindo com um pouco do meu conhecimento, e não apenas criando discuções futeis e desnecessárias por pessoas que talves tenham apenas olhado as imagens aqui e deduzido algo sem ter lido nada e já saiam falando qualquer coisa. Portanto se alguém quiser contribuir com mais conhecimento sobre a área isso sim vai ser bem vindo. E Gill valeu pela contribuição, vou tentar conseguir algumas imagens para ilustrar o que vc disse, ou então se vc quiser fazer as honras fico agradecido.
olha só eu li concordo plenamente com o que vc falou Tiago, a "arte final" é mto importante em qualquer tipo de trabalho, nem precisa ser uma animação, em uma imagem estática mesmo o photoshop por exemplo é impressindível, quantas imagens por aí vemos o pessoal tentando encaixar uma maquete em um fundo real na renderização mesmo, dando Aquela deslocada. só comentei sobre o outro assunto por que fui no embalo, hehehehehe
"tiagodmed" disse: duvido muito que alguém tenha lido tudo que eu escrevi até o final, portanto se alguém esta lendo isso diga, olha só eu li
*levanta a mão* Estou acompanhando a discussão até agora. Infelizmente, sou só um amador e disponho de tempo que nossos valorosos colegas profissionais não tem. De qualquer forma, bastante interessante o insight de alguém que conhece todas as entranhas da pré-produção à pós-produção... obrigado. Sem dúvida, não há como discordar que a etapa de pós-produção é importante e economicamente bem mais viável do que 3D puro. Digamos, um frame de animação 3D em Star Wars deu xabu e o Jar-Jar saiu com cara de bobo (como se não fosse possível). Não vão gastar mais horas no cluster computacional para renderizar o mesmo frame: Photoshop na moça! :)
http://umavozatroz.wordpress.com/
tiagodmed, Não consegui boas imagens p/ ilustrar esse esquema no SA, se tiver pode postar!!!
Bom então vamos lá, eu vou começar por uma descrição mais exata do que é a perspectiva forçada. Perspectiva Forçada (Forced Perspective): Uma técnica fotográfica para dar a ilusão de tamanho falso. Como a lente da câmera filma em duas dimensões, ela dá a impressão de que os objetos em primeiro plano (objetos próximos) são maiores que os do plano de fundo (objetos distantes). Assim, na técnica de perspectiva forçada, os objetos do plano de fundo, que devem dar a idéia de elementos mais distantes, são feitos de propósito em escala menor, enquanto que os elementos de primeiro plano estão em tamanho real. Isso é uma brincadeira bem tosca do que seria perspectiva forçada http://www.flickr.com/photos/homiebear/1023258/in/set-35732/ http://www.flickr.com/photos/xtdmsx/144657508/ http://www.flickr.com/photos/adrasteia9/3261382/ E aqui estão os hobbits, :lol: Bom quanto a perspectiva forçada acho que é isso, ta mais que ilustrado. Eu to procurando alguma coisa mas específica do senhor dos aneis, mas agora depois de tanto tempo do lançamento do filme fica difícil achar.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716968.

Total de membros registrados: 143008

Últimos membros registrados: kamiladiniz, difavelaadesivos, CardivaCapsules45, epicoolerorg, tavinhomxpx, carlosspy, TruvoraME, Fernando pompeu .

Usuário(s) on-line na última hora: 682

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.