Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

jimmyribas   curitiba pr
jimmy ribas   curitiba pr - PR
carlosbulow   Florianópolis - AC
Vinicius Paciello   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

saibel   cascavel - PR
cfgondim   Ceará - CE
Antonio Neosmar   Rua Augusto Perroni, 650 - SP

GRUPO DE ESTUDO: Técnicas de Matte Painting

Por: tiagodmed  

Em: 10/11/2006 14:19

tiagodmed, Ainda Sobre os hobbits, um fator que tornam eles ainda pequenos em outros cenários, são as roupas largas, que escondem mais o corpo, e dá maior volumetria, típico de personagens pequenos.... outro fator, é a adequação de certos detalhes no cenário, como na foto que vc mostrou, onde o capim é bem alto, e olhando com maior atenção, nota-se que eles tiveram bastante preocupação com as locações, p/ q ajudassem a manter a idéia!!! Mas sem dúvida, o mais importante foi, eles terem "contado" desde do inicio que eles são pequenos... Sobre o Glinoceros, Realmente é muito mais prático sempre que possível, compor a cena antes de filmar, do que ter que produzir na pós... mas se eu fosse vc eu tava era no lugar daquele cara, e dava essa bomba pra ele segurar.... (háa... Na próxima vc tenta com nitroglicerina, )... Sobre iluminação, tem toda razão em dizer que é obrigatório... vou atrás de material sobre isso!!! Mas olhem de novo a foto do Frodo, e observem a expressividade da iluminação... Flw!!!
Bom quando falei em iluminação, vejam bem eu não me referi a iluminação para 3d, e sim iluminação de set, na maioria das vz se utiliza iluminação mesmo de dia. Usa-se um butterfly (um creba sol, um vual) sobre os atores para que a luz do sol que é muito intenssa não gere um contraste exagerado, e utilisa-se de rebatedores de luz e até mesmo luzes como mini bruts... U m tipo de iluminação mais complexa, bom não diria tão complexa como chata de se fazer corretamente é a iluminação para croma, se a luz não estiver correta não tem software que ajude a recortar o croma corretamente.
Uia, altos toques, hein Tiago? Parabéns pelo tópico! Eu tb, consegui ler tudo, de um a vez só! :00: Estão vendo como eu sou uma boa menina! :lol: Gostei muito das imagens, nada melhor exemplificar com as imagens, principalmente quando comentaram sobre o filme O Senhor dos Anéis, um show de backgrounds, de roteiro, de homens bonitos (heheh o mais importante!).. A parte do filme que mais me convenceu que os hobbits eram pequenos foi aquela cena inicial da casa, onde o Gandalf entra, bate a cabeça no teto e tal... acho que só aí, tá mais que convencido! hehehe Valeu, Tiago, por contribuir, mostrando toda a sua vivência profissional, putz, na criação de filmes... uau, vou continuar de olho por aqui! Vc de toalhas, naquela foto, foi muito cômico! hauahauhaua Parecia estar entediado, não estava? :lol: :lol: :lol: []'s ;)
http://www.youtube.com/watch?v=8YcIQYCkJPI&feature=related
Oi gente, tudo bem? Eu movi o tópico para o fórum de Grupo de Estudo, porque o tópico ficou mais adequado a ele e não fica bom deixar muitos tópicos fixos nos fóruns de perguntas e respostas. Abraços
E ai pessoal, bom eu ando bastante envolvido aqui nos últimos dias e acabei abandonando um pouco essa pesquisa. Estou terminando um material aqui (um video clip) e assim que estiver pronto vou ver se monto um making-of mais detalhado e posto aqui, para que vcs possam ver mais na prática um pouco da produção (pois tem uma parte do material que é com cena) e da pós-produção.
E ai pessoal, recebi um e-mail da evermotion hoje divulgando um making of muito bacana, segue o link: http://www.evermotion.org/index.php?unfold_exclusive=121&unfold=exclusive O making of esta muito bom bem explicado, e mesmo quem não for muito bom em inglês vai conseguir entender pois esta bem ilustrado. Nesse material vc podem perceber a importância do photoshop na composição das texturas, criação de mascaras... Vcs podem perceber que praticamente todas as plantas são imagens aplicadas com mascaras em planos (técnica utilizada em games), exceto algumas que necessitam mais detalhamento e ajudam a compor a ilusão. A pós produção tb esta bem ilustrada, ele diz que renderizou em layers separadas o GI as sombras e o difuse map para juntar no ps pois assim fica melhor de se corrigir iluminação e cores. O céu e a paisagem ao fundo como se pode ver tb foi colocado depois. Outra dica bacana é o script que ele usou para "trincar" o parabrisa, o Advanced Painter (que inclusive tem disponível aqui na 3d1 para download, ou então clique aqui). Bom por enquanto é isso :D
Bom pessoal, fazia tempo que eu não movimentava o grupo de estudo, mas é que eu realmente estou com muito pouco tempo aqui. Esse final de semana encontrei esse site > http://www.geocities.com/themsfx/msfx.htm , ele é recheado de dicas e truques, macetes terrivelmente simples de serem feitos e com resultados fabulosos. Coisas como por ex. em uma cena de matte painting 2D que vc vê ao fundo uma cachoiera e ela esta animada, ou seja a água esta caindo. Um dia desses fiquei pensando como isso poderia ser feito e cheguei a conclusão de que até poderia ser feito com o sistema de particulas do max, mas então vendo nesse site vi algo muito mais simples: Parar a câmera em um tripé colocar um fundo preto encher uma pet com sal e ir derramando devagar :-P , e ai é difícil? Então são coisas assim que barateiam uma produção e que deixam o resultado muito mais real. Bom só pra completmentar eu estou com bastante material visual aqui no meu pc para postar aqui, só que estou com um probleminha de tempo, mas assim que der eu já coloco aqui, e já adianto que as imagens são reveladoras, e irão mudar vidas, hehehehehe.
E ai pessoal, bom depois de uma eternidade sem movimentar o tópico, aqui vai alguns links muito interessantes sobre matte painting, e novamente eu vou corrijir o nome do tópico, pois quando eu comecei ele eu nem sabia direito onde queria chegar, e agora já adquiri muitos conhecimentos novos para poder direcionar o grupo no caminho certo portanto vou renomear para "matte painting". O matte painting é usado para criar “cenários virtuais” e “Digital Backlots”. Podem ser usados para criar cenários novos inteiros, ou extender parcelas de um cenário existente. O matte painting tradicional é um efeito ótico, onde era feita uma pintura em um vidro para ser composta com o cenário real (essa técnica foi muito utilizada antes da computação gráfica). Hoje em dia, o matte painting é feito nos computadores com o uso de um Tablet e softwares como photoshop. Em um ambiente digital, os matte painting podem também ser feitos em um ambiente 3-D, permitindo movimentos de câmera tridimensionais, um recurso muito utilizado para isso é o camera mapping. Bom vamos aos links: Esse site contem muito material legal sobre os efeitos visuais utilizados nos filmes (tem uma lista de filmes enormes: http://www.matteworld.com/ / destaque para esse link em especial> http://www.matteworld.com/film/index.html E aqui um fórum só de matte painting http://www.mattepainting.org
E ai pessoal, bom eu estou com bastante material aqui sobre o assunto, estou traduzindo e estudando, assim que der um time eu começo a colocar mais informações sobre o assunto. Por enquanto vai umas imagens pro pessoal captar mais a idéia:
Tiago... sem comentarios... muito _ODA... E eu to lendo sim!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138527

Últimos membros registrados: breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts.

Usuário(s) on-line na última hora: 1195, sendo 13 membro(s) e 1182 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, JMDesign, Geraldo Nunes, Celso Borttoloto, Daniel Monteiro, Osvaldo Arquiteto, billypaul, Adalberto Rocha, Roberto Movanni, wilsimar, TadeuB79, Fabio Catelleno, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.