Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

David Sousa   Salvador / Alagoinhas-BA
vini.pc   Brasil - PR
GARGAMEL   Maceio - AL
thilima3d   Brasil - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC

Portfólios Ver Mais

Matheus Maia   Recife - PE
Anderson   rio de janeiro
Ruben   Santa Isabel - SP
Ricardo   Fortaleza/Ceará/ Brasil - CE

GRUPO DE ESTUDO: Técnicas de Matte Painting

Por: tiagodmed  

Em: 10/11/2006 14:19

"iv1xii" disse: Tiago... sem comentarios... muito _ODA... E eu to lendo sim!
Hehehe, esse "quem ta lendo" foi boa né, hehehe, mas tava fogo cara, o pessoal comessou a divagar muito e tava falando coisa que não tinha nada a haver com o assunto, ai comecei a achar que ninguém tava acompanhando nada, hehehe. Bom mas como falei agora o tópico tomou o rumo certo e eu já estou com um conhecimento razoável sobre o assunto para conseguir levar isso adiante. ;)
E ai pessoal, bom esse é um estudo de matte painting meu. O processo do trabalho se iniciou no photoshop recortando e separando em camadas os elementos da cena de acordo com a sua profundidade na perspectiva. Após recortado o fundo foi reconstruido removendo os elementos. As texturas foram salvas em tif com canal alpha, para não ter que usar uma segunda textura como mapa de opacidade. No max começa-se a base da paisagem com um plane e uma esfera (eu utilizei nessa cena um cilindro, mas recomendo uma esfera o cilindro não ficou bom, não deu a profundidade necessária). Após tem que se colocar uma câmera na cena, aplicar a textura nos objetos e aplicar o modificador camera mapping nos mesmos. Feito isso é só acertar a câmera com a perspectiva original da foto. Agora para poder fazer a movimentação de câmera é necessário utilizar uma segunda câmera, a câmera que esta mapeando o cenário não pode ser movimentada. Imagem original: E eis o vídeo final > http://stage6.divx.com/content/show/...user_id=480565
bixo! esse tópico é demais! sempre quise ler ele com calma e agora acabei, só tenho q agradecer a sr. Tiago! rs.. isso tinha q entrar na parte de tutoriais do site.... abs
Fuçando e aprendendo
"iv1xii"]Tiago... sem comentarios... muito _ODA... E eu to lendo sim![/quote:332aa050c3 disse: Hehehe, esse "quem ta lendo" foi boa né, hehehe, mas tava fogo cara, o pessoal comessou a divagar muito e tava falando coisa que não tinha nada a haver com o assunto, ai comecei a achar que ninguém tava acompanhando nada, hehehe. Bom mas como falei agora o tópico tomou o rumo certo e eu já estou com um conhecimento razoável sobre o assunto para conseguir levar isso adiante. ;)
Muito bom cara, ja tinha visto seu post na 3d4all, parabens.
E ai pessoal blz, que bom que estão gostando, e pelo jeito o Amon-Ra gostou da minha ironia, hehehehehe, mas não adianta em determinados momentos só isso resolve, rsrsrs ou então tem que cair na porrada, hahaha, capaz to brincando. Bom eu estou trabalhando em um novo projeto de matte painting para um vt, é uma campanha de vestibular. Por enquanto eu ainda estou fazendo alguns estudos de composição e fazendo as montagens no photoshop para usar posteriormente no max. Ai esta a primeira montagem (segue imagem original e a modificada) Eu estou pensando em fazer um "vídeo tuto" de ps, na verdade o que penso em fazer é gravar o meu processo de trabalho e montar um vídeo, seria mais como um making of bem completo.
Vou querer o da pré-venda!
"O homem não sabia que era impossível, logo, foi lá e fez." <Sócrates>
Custou um pouco mais saiu o 3d> Bom coloquei a primeira parte da animação pra render agora :)
E ai pessoal, desculpa a demora pra postar o vídeo
E ai pessoal, bom achei alguns detalhes sobre uma cena do filme "A liga extraordinária". Mais especificamente a cena onde um tanque entra no banco para roubar as plantas de veneza. Como podem ver a cena original foi rodada sobre croma para que o fundo possa ser recortado na pós. Esse é o fundo composto para substituir o croma. Essa cena foi feita com 5456x1556 pixels de resolução, para que pudesse ser colocado todos os detalhes necessários para compor o cenário, afinal os detalhes são a essência do realismo e em uma composição muito pequena fica difícil de se colocar detalhes de uma maneira que fique bom. Essa imagem esta separada em 4 camadas (layers) que foram necessárias para se criar o efeito de paralax quando a câmera se mover. E essa é a composição final da cena. Essa cena não necessitou ser composta com matte 3d, pois esse efeito simples de parallax pode ser obtido trabalhando com o sistema de layer 3d dos softwares de pós edição (after, combustion, fusion...). Trabalho desenvolvido pela Christov Effects and Design> http://www.christovfx.com/

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138527

Últimos membros registrados: breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts.

Usuário(s) on-line na última hora: 1221, sendo 13 membro(s) e 1208 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, JMDesign, Geraldo Nunes, Celso Borttoloto, Daniel Monteiro, robsonhti, Osvaldo Arquiteto, billypaul, Adalberto Rocha, Roberto Movanni, wilsimar, TadeuB79, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.