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GRUPO DE ESTUDO: Técnicas de Matte Painting

Por: tiagodmed  

Em: 10/11/2006 14:19

Eae Tiago Dá uma olhada neste post do Eron. É um Matte Painting de um vídeo da Escola de Animação de Vancouver. Mas vê o vídeo até o final. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=147492#147492 Abraço e sucesso, Ricardo Montes
"O homem não sabia que era impossível, logo, foi lá e fez." <Sócrates>
Bacana, cara, e tu ve que não é nenhum bixo de 7 cabeças fazer isso, e o resultado fica ótimo. Vou colocar vídeo aqui tb.
excelente o video e o matte da Animação de Vancouver.. o topico ta mto bom.. parabens tiago.. Aproveitando o topico vc s sabem onde tem tutoriais de photoshop... pois meu nivel e basicao .. e to querendo me aprofundar pois sinto mta falta disso na hr de fazer um 3d ... Alguem sabe livro bom?? vale a pena comprar e estudar por algum???
essa animação eu tinha postado no "buteco" achei muito bem feita
Putz.. que vídeo é esse!!!
Fuçando e aprendendo
E ai pessoal, td bom? Eu estava pintando no Photoshop, fazendo prédios para uma Matte Painting, quando percebi q não conseguia fazer prédios redondos. Por exemplo, qnd fazemos prédios, usamos pincéis espaçados para criar janelas, sacadas, ferragem...mas é sempre tudo retinho. E se o prédio for redondo? Provavelmente esses detalhes tem de ser curvos para passar a impressão. Alguém sabe como conseguir esse efeito nos pincéis do Photoshop? Ou vocês conseguem as curvas só com iluminação? Para ilustrar, olhem os prédios da direita nessa Matte: http://www.ragearts.com/displayimage.php?album=1&pos=5 Vlw galera!
Pra deformar as janelas vc pode usar a ferramenta warp que tem dentro do free transform, faz elas retas, normal, e distorce depois pra acertar na perspectiva, vc pode usar tb o liquify que fica no filters. Uma ferramenta muito útil tb para fazer um prédio muito alto por ex, é a ferramenta vanishing point.
eaw tudo bem pessoal é a primeira vez que eu entro nesse forum , eu adorava pintura antes de conhecer o poder (quase) ilimitado do 3ds max e os outro softs , mais eu aida adoro a pintura e pratico tanto quanto antes , eu tenho estudado ou pelo menos tentado fazer pintura digital em photoshop eu realizei umas pinturas a acrilico eu to tentando usar as ferramentas do photoshop mas é um tanto coplicado sempre parece pintura no final , eu aida não sei optimizar as imagens nem criar efeito de atmosfera é por isso que eu to aqui em busca de acabar com as minhas duvidas eu tentei algumas coisas tb , mas qualquer dica , truque , critica por favor mandem algumas imagens (coca) eu ainda estou fazendo quando eu terminalas eu posto aqui no forum
Po...ta do canario essa discussao... li ela toda agora... trabalho com photoshop ha 6 anos... sempre fiz essas composicoes de cenarios e tal...e to mexendo com 3d ha 1 ano...nao faco muita coisa boa nele ainda... mas essa tecnica de matte eh sensacional... mas fica uma duvida.... eu estava lendo sobre essas tecnologias "novas" de tv digital..hddvd...blueray... e li que vai mudar muita coisa em relacao a cenarios e tal...por causa exatamente da qualidade.... ateh a hera DVD muitos detalhes ficavam ocultos...como pequenos erros...ou ateh uma parede de madeira com tijolos pintados nela para dar a impressao de muro..agora com a alta definicao isso nao vai complicar um pouco a pos producao? pelo que entendi...seria mais ou menos como uma impressao de img em baixa resolucao...pois vc vai poder ver as falhas que passavam despercebidas em videos com um resolucao inferior....
Pô que coisa engraçada, eu não recebi e-mail avisando desses 2 tópicos! Desculpem a demora pra responder mas realmente só vi agora. Paulo - Cara realmente photoshop é uma ferramenta incrível, eu sempre fico boquiaberto com os resultados que algumas pessoas conseguem (sinceramente não sei se da pra dizer pessoas, pq tem uns caras que eu acho que não são humanos, huahuahuaahuauha). Eu tb curtia muito trabalhar com tinta acrílica, na verdade falando de tintas era a única que eu gostava de usar, pois vc tem um resultado rápido com ela. Odeio ter que ficar esperando, rsrsrsrs. O photoshop permite simular diversas técnicas de pintura, mas realmente leva um bom tempo e muitos testes até se dominar bem a técnica de criação de brushes ou até mesmo de pintar de maneira a simular pinturas "físicas". Mas depois que se domina a técnica o cara faz qualquer coisa dando risada. Digo isso por alguns amigos que fazem pintura digital, pq eu sinceramente ainda não consegui desenvolver um talento para isso. Quanto a dicas, eu vou recomendar o site da www.3dtotal.com e o www.mattepainting.org. Os dois estão recheados de material. Se vc quiser investir em um curso de photoshop, eu recomendo esse: http://www.photoshoptopsecret.com/ Rudee, a questão da tv digital é e tb não é o que vc disse. O lance é que as telas dessas tvs novas possuem muita definição. Um exemplo só pra vc conferir, vc já tentou ligar o computador em uma tv normal? Fica completamente sem definição, ao ponte de que vc nem sequer consegue ler os textos. É por isso que os monitores de computador são mais caros que uma tv. E é por isso que essas novas tvs digitais TABÉM são tão caras. Bom outra coisa é que para o padrão analógico que usamos no Brasil o PAL-M, não trabalhamos com composições em 720x486 ou ainda em 720x480. Ou seja é realmente pequeno, mesmo dvd usa essas dimensões. O que muda as vz é que os materiais que fazemos para emissoras de tv utilizam um aspecto de pixel 0,9. E alguns dvds vem em widescreen. Esse widescreen varia muito, as vz é apenas o mesmo video NTSC DV (720x480) e aspecto de pixel 0,9 com barras de corte em cima e em baixo. Mas na maioria das vz o pessoal faz isso da maneira mais correta que seria trabalhar uma composição NTSC DV (720x480) porem com o aspecto de pixel em 1,2 é apenas o aspecto de pixel que faz com que a imagem fique widescreen. Só que esse aspecto de pixel não é aceito em emissoras de tv. Portanto quando essas emissoras vão transmitir filmes que estão em formato widescreen eles tem que cortar as laterais das cenas perdendo uma área do vídeo para que o mesmo se encaixe em uma composição 0,9 aparecendo na tela em fullscreen e sem distorcer a imagem. Essa história é bem complicadinha, e agora vai mudar tudo. Mas o que realmente vai mudar é a dimensão da composição e o aspecto de pixel, no momento eu não lembro exatamente qual vai ser a dimensão que o brasil vai adotar. Mas me parece que é algo em torno de 1970 e poucos por uns 1200 e pouco, sei que a dimensão gira em torno disso mas não tenho certeza dos valores exatos. O aspecto de pixel eu não sei qual vai ser mas bem que poderia ser square pixel ou seja 1. Portanto para responder a suas pergunta o que vai dificultar é que vamos ter que trabalhar com composições muito maiores. Se vc tentar usar um vídeo feito em NTSC DV ou D1 em sinal digital é óbvio que a qualidade não vai ser boa, pq a imagem não chega a ter nem a metade da resolução do sinal digital.

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