Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Weverson M   Guarapari - ES
DigoCG   Valinhos - São Paulo - AC
An3dre   Araras / SP - SP
RafaGama   São Paulo
assisegundo   Maranhão - MA

Portfólios Ver Mais

Sahimon   cocal do sul - SC
Fidelis   Salvador
bbruschi   São Paulo - SP
Leonardo   Goiânia-Go - GO

GRUPO DE ESTUDO: Técnicas de Matte Painting

Por: tiagodmed  

Em: 10/11/2006 14:19

tiagodmed falou: "O que aconteceu no final das contas, tive que dar o famoso jeitinho brasileiro e descobrir uma alternativa para manter a mesma qualidade da cena e reduzir o tempo do render para 1 ou 2 dias (bom eu consegui, mas não foi fácil, e a propósito como euconsegui eu não conto mas nem a pau, hehehe, depois da trabalheira que levei pra chegar até ele, hehehe).[/quote]" hehehe! Pelo menos por enquanto né?
"eduardoqf" disse: tiagodmed falou: "O que aconteceu no final das contas, tive que dar o famoso jeitinho brasileiro e descobrir uma alternativa para manter a mesma qualidade da cena e reduzir o tempo do render para 1 ou 2 dias (bom eu consegui, mas não foi fácil, e a propósito como euconsegui eu não conto mas nem a pau, hehehe, depois da trabalheira que levei pra chegar até ele, hehehe).
" hehehe! Pelo menos por enquanto né?[/quote] Vixi, deixa eu ver se lembro quando foi que eu escrevi isso, se não me engano foi no video clip que eu estava trabalhando. Bom realmente não é pra tanto, hehehehe. A questão foi que a cena estava muito complexa, com muitos elementos e bastante displacement, ou seja não tinha como renderizar nas máquinas aqui da produtora. Então eu fiquei algum tempo queimando paviu até que o tico e teco resolveram funcionar e eu tive a sacada que foi o que salvou a minha pele. Eu lembre dos jogos de video game 3d cujo render é real time, ou seja como ele é feito???? A resposta é que as texturas são renderizadas já recebendo luz, sombra, gi e tudo o que tem direito e isso é o que pesa no render, se vc tirar isso o render é rapidissimo. Então o que eu fiz foi utilizar o render texture do max (deu trabalho desgraçado pois eu tive que fazer objeto por objeto, e alguns eram muito grandes e para não perder a resolução da textura tive que dividí-los e mais de um objeto). A única coisa que foi extra no render final que aumentou o peso foi o displacement e o motion blur, fora isso ficou bem leve. Bom se é que estamos falando da mesma coisa acho que é isso. Mas não lembro de ter postado nada do video clip aqui. Em que página ta isso?
hehehe! Tá na primeira página. É que comecei a ler esse tópico hoje. Fiquei impressionado com os trabalhos de pintura digital no PS. Muito bons e até superam os feitos em 3d. Parabéns pelo tópico e pela disponibilidade de sempre para enriquecer o site. vlws!
"eduardoqf" disse: ... Fiquei impressionado com os trabalhos de pintura digital no PS. Muito bons e até superam os feitos em 3d...
O photoshop é uma ferramenta muito poderosa, eu a considero tão poderosa quanto o 3d, mas o que faz a diferênça nesses softwares ainda é a pessoa que esta usando. Eu considero o casamento entre o photoshop e o 3d o casamento mais perfeito entre softwares. O segredo é saber o que fazer com cada um ou então o que deve ser feito em cada um.
É verdade thiago! Eu uso o ps há um tempinho (3 anos), mas nunca parei para estudar mesmo. A minha experiência no ps é mais utilizada para as texturas. Legal saber que vc ta produzindo material sobre texturas aqui para o site! O que posso dizer é que no momento eu tento conseguir o máximo no 3dmax para corrigir só o contraste ou pouca coisa no PS. Tem um tutorial interessante no evermotion que ensina a fazer uns efeitos de glow na pós produção (pena que não tenho o link agora). Apesar de não ter ficado bem feito, ele diz uma coisa bem interessante: "existem 2 escolas para produzir uma imagem: uma onde tudo é feito no programa 3d e outra onde a pós produção trabalha na mesma intensidade". Acho isso bem válido.
Eu vi esse material lá na evermotion. Eu sempre aproveito os fins de semana, quando não tenho nada pra fazer, pra revisar as novidades nos sites de 3d, e a lista é grande, hehehe. Sem falar as newletters que eu recebo no e-mail. Mas como vc falou, a questão da pós produção quando se trabalha com imagens estáticas ou still, a coisa é muito fácil, eu acho que o pessoal tem é um pouco de medo do photoshop, pois a facilidade de se corrigir detalhes nele é muito grande. Agora quando falamos de animação a coisa muda de figura e é ai que pode entrar tb o matte painting. Uma novidade que posso adiantar é que estou produzindo uma série de video aulas sobre photoshop todas voltadas a produção e pós produção de 3d. Esse material esta sendo produzido com o apoio aqui da 3d1. Essa série vai ser disponibilizada gratuitamente para o pessoal. Creio que essa seria uma maneira de mostrar para o pessoal a importância do photoshop, e penso que posso ajudar bastante com isso afinal já fazem 10 anos que trabalho com photoshop :-P
E ai pessoal, poxa não pude deixar de postar aqui esse trabalho, é um dos melhores que eu já vi, é da artista Irina Pohvalova, ela é de Moscow. O trabalho foi todo feito em photoshop. A técnica foi a mesma utilizada no trabalho que abre esse grupo de estudo. Ou seja foi feito um esboço da cena e em cima disso é feita uma montagem fotográfica para criar esse novo cenário. E só posso dizer que esse trabalho ficou perfeito, pois não da pra notar nenhum defeito na montagem. Nesse link tem mais trabalhos da artista> http://irhen.cgsociety.org/gallery/408866/
"eduardoqf" disse: Apesar de não ter ficado bem feito, ele diz uma coisa bem interessante: "existem 2 escolas para produzir uma imagem: uma onde tudo é feito no programa 3d e outra onde a pós produção trabalha na mesma intensidade". Acho isso bem válido.
8:) concordo plenamente com a frase.... agora qnto ao tutorial do evermotion e o resuldado da img mostrada la eu não gostei.
DEUS é maior!
É não foi tão bem trabalhada a cena, mas isse tipo de material é bom para o pessoal poder ver as possibilidades da pós. Sinceramente tem muito coisa que não precisa ser feita no 3d, pois além de determinadas coisas tornarem o render mais pesado, pode-se levar muito tempo para acertar o efeito e por ai vai. E quando se trabalha profissionalmente com isso e se tem prazos a cumprir, e ai vc realmente entende o jargão de que tempo é dinheiro. E ai ter que ficar correndo atraz do bonde é a pior coisa, vc se estressa, se esgota, o trabalho não vai ficar tão bom quanto poderia...
E ai pessoal achei essa ótima ilustração do filme [i:4be53c8340]Os 300 de Esparta[/i:4be53c8340], é uma composição de cena que útiliza técnicas de matte painting para composição do cenário a ser usado para substituir o croma key da cena original, e mais, a cena ainda utiliza recursos de interação de ator com um personagem 3d. É coisa para uma cena só, hehehe. [flash=http://features.cgsociety.org/stories/2007_03/300/scene_prog.swf,800,371] Link para o artigo completo: http://features.cgsociety.org/story_custom.php?story_id=3979&page=1

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711056.

Total de membros registrados: 138529

Últimos membros registrados: Gebio, MARCELO1977, breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix.

Usuário(s) on-line na última hora: 1222, sendo 8 membro(s) e 1214 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jessicatorres, Roberto Movanni, Negreiroscg, billypaul, Gebio, Starter, Osvaldo Arquiteto, Allen Anderson.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.