Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

arbarcelos   Porto Alegre
silvaserik   São Paulo - AC
arbarcelos   Porto Alegre
colisa   Sao paulo - SP
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC

Portfólios Ver Mais

Dario Xavier   Ceará-Mirim-RN - RN
annaluiza   Mairiporã-SP - AC
Raynheardt   São Paulo
Oyarzabal   Porto Alegre RS - RS

GRUPO DE ESTUDO: Técnicas de Matte Painting

Por: tiagodmed  

Em: 10/11/2006 14:19

Bom o que todos falaram até agora tem o seu fundo de verdade. A única questão que vcs sempre devem lembra é que quando trabalhamos profissionalmente com isso, a gente tem prazos a cumprir, e vai explicar pro clinte que o render não ficou pronto, o cara não sabe direito nem o que é 3d quem dira entender o que é render. Portanto a questão é, para se entregar o trabalho a tempo vale tudo (contanto que fique bom pq tb não adianta a gente querer quimar o filme). Portanto a maior lição e mais difícl de todas é, cliente feliz e dinheiro no bolso. Pq isso é difícil? pq para chegar a isso muitas vz a gente tem que engolir o próprio orgulho baixar a cabeça e trabalhar. Pra suprir essas frustrações é que a gente desenvolve nossos projetos particulares, hehehe. Mas ao contrário do que muitos pensam o cliente nem sempre tem razão, e somos nós que temos que apresentar as alternatívas e soluções viávei para ele, pois como disse o negócio é, [i:34a323a22d]Cliente feliz e dinheiro no bolso![/i:34a323a22d]
eu prefiro dinheiro no [i:a7bd09a84b]bolso[/i:a7bd09a84b]... ;) de qualquer modo, GC é só um hobby pra mim...
http://umavozatroz.wordpress.com/
Caro Tiagomed Aproveitando este tópico que vc está discutindo, eu tb vou dar minha opinião e vc está absolutamente certo.Nos estúdios lá de fora, as animações são a pequena parte do todo, pq o resto fica a cargo da pós-produção (composição geral e de efeitos, como ajuste de luz e tal).Eu tive um problema desses com um cliente meu pois ele encomendou um still, e eu fiz tudo em 3D, personagens, background, enfim tudo, ele não gostou de alguns elementos da cena e eu tive que fazer novamente, nova cena, novo render, perda de tempo e grana.Agora estudo composição e gostaria de saber de vc o seguinte: é certo que devemos gerar em separado todos os elementos de uma cena e depois compô-los em um software :?: abraços
"Roger3D" disse: Caro Tiagomed Aproveitando este tópico que vc está discutindo, eu tb vou dar minha opinião e vc está absolutamente certo.Nos estúdios lá de fora, as animações são a pequena parte do todo, pq o resto fica a cargo da pós-produção (composição geral e de efeitos, como ajuste de luz e tal).Eu tive um problema desses com um cliente meu pois ele encomendou um still, e eu fiz tudo em 3D, personagens, background, enfim tudo, ele não gostou de alguns elementos da cena e eu tive que fazer novamente, nova cena, novo render, perda de tempo e grana.Agora estudo composição e gostaria de saber de vc o seguinte: é certo que devemos gerar em separado todos os elementos de uma cena e depois compô-los em um software :?: abraços
Olha depende muito da situação. Dependendo da animação eu costumo renderizar separado o personagen e o cenário. Por ex. se vc não vai ter animação de câmera em um determinado take não tem o pq renderizar o cenário várias vz pois ele não vai mudar, então vc renderiza uma vz o cenário e depois renderiza a sequência do personagem sem fundo em alpha (aqui eu costumo renderizar separado tb a sombra e os reflexos). Depois é só largar no after ou combustion e compor. Qualquer tipo de efeito, um glow que seja é melhor colocar na pós. Mas se vc não renderizou a sua imagem separda vc pode renderizar mascaras para recortar depois. tipo só com preto e branco saca.
E ai pessoal que tal a gente ir mais adiante um pouco, sera que tudo tem que ser feito no computador? :lol: :lol: :lol: http://www.astrofilms.net/home.html Se vc olharem o site dos caras vcs vão poder ver que a empresa deles não é muito grande, ai imaginem o que uma grande pode fazer, rsrsrsrs.
Olha só, eu tava assistindo alguns videos desse pessoal, e ele são bons com miniaturas, veja bem miniaturas, pq onde eles tem que fazer algo em CG fica uma .osta, hehehehe.
Cara... Acho VIOLENTÍSSIMO este tipo de trabalho!!!!! Todos que são mais ou menos da minha época/idade se lembram dos desenhos de "massinha"... Eu assisti "Chikem Run" (a fuga das galinhas) todo acreditando que era feito em 3d... Aí resolvi ver os making offs... Não tem absolutamente NADA de 3d, a velha animação frame-to-frame! O mesmo usado em "O estranho mundo de jack", "Noiva cadaver", "Wallace e Gromit"... E por aí vai! É super trabalhoso, mas, o efeito final é fantástico! Eu bato palmas pra estes caras! Imagine que eles sejam 200% satisfeitos com seu trabalho! E o mercado cada vez mais tem valorizado este tipo de profissional.
"Dependendo da animação eu costumo renderizar separado o personagen e o cenário." Um esquema bastante comum, mesmo entre os grandes estúdios de animação, aliás. É claro, se não houver necessidade de uma interação de iluminação mais complexa entre personagem e cenário. Nem tudo se resolve apenas com um glow na composição. Mas tudo é aceitável, dentro de limites. "sera que tudo tem que ser feito no computador?" Bem, essa era a realidade pré-computadores. Mesmo o Star Wars original usava maquetes e miniaturas combinadas com ângulos de câmera dramáticos para mostrar aquelas naves gigantescas. O problema é que a câmera fica bastante limitada, não podendo dar um close-up para não perder detalhes e as miniaturas perderem foco ou mesmo se movimentar da forma que em Star Wars modernos...
http://umavozatroz.wordpress.com/
Bom, o mais interessante é que sempre se consegue encontrar soluções que, mesmo não sendo as mais corretas, nos ajudam muito, e estamos em constante aprendizado!!!
Softwares 3d são como um \"Big Ban\" pessoal, ou seja, cada pessoa pode fazer seu próprio universo!
"'Chiken Run' (a fuga das galinhas) todo acreditando que era feito em 3d... Aí resolvi ver os making offs... Não tem absolutamente NADA de 3d" de fato, é bastante evidente: a câmera é parada demais e o frame rate da animação deve ser na casa de 20 FPS. O normal em animações 3D é um frame rate suave na casa de 60 FPS... é trabalheira demais, quando se tem ferramentas melhores hoje em dia. Por outro lado, minha filha assiste muito o Discovery Kids, que tem muitos desenhos em "massinha" (que de massinha pouco tem hoje em dia) e outros em computação gráfica (Backyardigans, bem legal). Mas outro dia estreou um que me intrigou. Parece de massinha, mas tenho quase certeza que se trata de CG 3D: Pocoyo. A animação, rápida e estilizada, é 10 também. É uma produção espanhola (!) e isso é estranho pois é uma animação bem típica dos animés japoneses... acho que me divirto mais que minha filha... :P
http://umavozatroz.wordpress.com/

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707687.

Total de membros registrados: 135292

Últimos membros registrados: tauan, Anacelina, ALDENE JOSE, maria china, [email protected], piry hustiles, William76931, vdsambua.

Usuário(s) on-line na última hora: 579, sendo 15 membro(s) e 564 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Victor Mendonça, Baldo, marcola, Vladis, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, magster, Anderson Miguel, gago, Sergio1987, Daniel Monteiro, emersonforentin, Osvaldo Arquiteto, Celso Borttoloto, mixel.amorim.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.