Criando Caustics

Por: tirmey  

Em: 21/02/2007 03:34

E aí,Doggone...blz? Se vc conseguir matar a charada do caustics no VRay,me dê a dica...estou empacado com a água de uma piscina em que os cáustics gerados estão muito espalhados e com formas difusas... Um abraço!
CAC Design - 1792 South Shore Dr. Holland MI
USA - Portfólio: www.cacdesign.com.br - http://cacdesigner.blogspot.com
Oi gente, tudo bem? Então, para desencargo de conciência, eu fiz o teste aqui no Max 9. Funcionou perfeitamente da mesma forma que acontece desde o Max 6. O Caustics funcionou tanto usando apenas o Plane da superfície como usando um Box envolvendo todo o volume da água. Inclusive, no Mental Ray você pode criar o efeito volumétrico da água como acontece na realidade, apenas dentro do material que desejar, no caso, a água. Pois o Mental Ray oferece recursos muito robustos para geração de volume. Eu fiz um teste com volume também e funcionou junto com o Caustics e FG numa boa. Ainda poderia criar a interação do Volume com o Caustics, gerando aqueles fachos de luz na água de acordo com o Caustics, mas ai já é bem mais chato de configurar e demora no render, é o efeito conhecido por Volume Caustics. Eu explico como fazer detalhadamente no vídeo curso de Mental Ray aqui da 3D1. Olha os testes. Teste de Caustics e FG no Max 9 Material Raytrace Teste de Caustics e água com Volume no Max 9 Material Raytrace e Shader Parti Volume Perceba como o Volume também gera GI Agora, no V-Ray são outros quinhetos, o V-Ray é bom com GI, que é fácil de configurar no caso de imagem Still, porque ele não usa Photons para fazer o GI, ele usa um outro método chamado de Irradiance Map. O Mental Ray é mais difícil de configurar porque usa Photons para tudo, só que Photons e a melhor forma de fazer isso e a mais precisa. O V-Ray também tem um sistema de Photons e aceita usá-lo para fazer GI, mas vai configurar para você ver como já fica bem mais difícil de conseguir o mesmo resultado. E o sistema de PhotonTracer do V-Ray é muito inferior ao do Mental Ray. Caustics só dá para fazer com Photons, não dá para fazer com Irradiance ou outros métodos, como Light Cache, por exemplo. Então, tem que usar o sistema de Photons do V-Ray, só que é super problemático, não aceita gerar o efeito com praticamente nenhuma luz, nem a do próprio V-Ray, só aceita gerar com luz Direct, teste e veja. Se não me engano ele não aceitava gerar com Spot e com Omni também, só Direct mesmo. Não sei se melhoraram isso a partir da versão 1.5, mas até as versões 1.4x isso acontecia com certeza. Abraços
Então, talvez o problema seja que o IOR do material esteja errado, ja que não parece ser outra coisa, e pelo que eu lí, ninguem lembrou disso, mais o indice de refração é um parametro que influencia muito o efeito de Caustics. abraço.
É... acho que o problema esteve o tempo todo entre a cadeira e o monitor! Preciso estudar o Mental Ray... André, como você configurou o material da água? E outra: A fonte de luz que gera caustics está dentro ou fora d´água? Caio, já falaram sobre o IOR. Eu trabalhei com 1,3, que é o índice de refração da água. Qualquer solução será bem vinda. Se você puder (e quiser, é claro) dar uma olhada na cena eu te passo o arquivo max! Dogdone, fico feliz por meu post ter te levado a construir a cena e aprender mais sobre algo. Espero que as dicas do André sejam úteis a ti também! Ficou interessante a cena! Me lembrou o Half-Life... De qualquer forma, obrigado a todos pelas dicas! Está sendo de muito valor para mim este help de vocês... Abraços! Thiago
Oi gente, tudo bem? Eu também gostei muito da cena do doggone, tanto que até me motivou a colocar umas texturas no meu testezinho quando fui renderizar com as esferas vermelhas no fundo, para ver como o Caustics atuaria sobre elas. Ficaria muito legal se tivesse efeito de Caustics na cena do doggone também, é só o que está faltando. Sobre o problema do Tirmey, agora fica difícil de dizer se está no material ou no Mental Ray, por isso que é importante ter certeza que já domina bem materiais antes de estudar o Render. O Mental Ray vai gerar praticamente todos os efeitos usando apenas materiais padrões, da mesma forma que sempre foi feito no Max desde a versão 1, dependendo do material precisa de um ou outro Shader do Mental Ray junto, mas quase sempre no Material Standard ou RayTrace. Raramente vai ter que montar um material Mental Ray puro. Essa é a principal vantagem para os usuários usarem ele em vez de outros renderizadores, no meu ponto de vista. Porque apesar da configuração em si do Mental Ray ser mais complicada, é só isso que precisará saber, não terá que aprender tudo de novo na parte de criação de materiais por ter que usar materiais exclusivos do Render, como acontece com todos os outros, V-Ray, Brazil Render, Final Render, Maxwell, qualquer um tem seus próprios materiais e você é obrigado a usar apenas eles se quiser bons resultados. Eu vou colocar a imagem com as configurações do material para você ver, é um material padrão de água como sempre foi feito no Max, a única diferença é que apliquei um Shader para criar o volume da água, mas não precisaria para gerar Caustics. É que uma porção maior de água gera efeito volumétrico, sem isso a cena perde bastante em realismo, porque não teria diferença entre a esfera mais próxima da câmera e a mais distante, todas ficariam iguais independente da distância, como se não tivessem sob a água. Entende? Perceba como a esfera mais distante fica mais tênue por causa do Volume, como aconteceria na realidade. Veja também que o Caustics gerado pela esfera tem que respeitar o Caustics criado pela água, não poderia criar um ponto circular apenas, como aconteceu no seu teste. Porque apenas a luz que chega na esfera vai gerar Caustics e essa luz está sendo distorcida pela água, então, vai distorcer o Caustics gerado pela esfera também. Se formar um ponto circular apenas, ficaria como se não tivesse água sobre ela. Neste novo teste eu deixei indicada a fonte de luz, é apenas uma Omni próxima ao teto. Eu não apliquei os materiais como deveria, porque minha máquina é velha e muito fraca, demoraria muito no Render, então, não tem reflexão borrada nas paredes, que seria o certo e a qualidade do Volume, do Caustics e do FG estão super baixas. O material de água é exatamente o mesmo dos testes anteriores, apenas melhorei um pouco a configuração do Volume da água. Novo teste com texturas Material Raytrace usado na água com o Parti Volume aplicado no Slot Volume do menu Mental Ray Connection. Pega um arquivo novo e faz o teste outra vez a partir do zero. Agora você vai conseguir. Abraços
Obrigado a todos pela ajuda. O problema estava tanto na composição do material, quanto na configuração do mental ray. Consegui fazer esta cena e fiquei satisfeito com o resultado: Andei dando uma olhada no shader parti volume. São tantos parâmetros... :(:( Vou começar a brincar aqui pra ver o que sai... Abraços!
Estou tentando realizar os passos deste tutorial; http://67.15.36.49/team/Tutorials_2/caustics/caustics_01.asp mas estou me quebrando todo. O render demora demais com um tamanho de 120 x 90 pixels! André, você poderia me mandar a cena para meu email por favor? É alexsctj(a)yahoo.com.br Quanto tempo demorou este ultimo render maravilhoso? O render de vocês ficou melhor do que do autor do tutorial em inglês. Parabêns!
Poxa, fico feliz que este assunto tenha dado "pano pra manga"! Legal saber que mais gente está se beneficiando desse bate papo aqui. Realmente o último render do andré ficou muito bom! Realmente a noção de profundidade gerada pelo volume deu um grande realismo à cena. Estou penando para tentar conseguir algo parecido!! E Bagatelo, o que você considera demorar demais? Eu levei cerca de 10 minutos para o meu último render, com GI e Final Gather ativados. Abraços a todos!
Doe medula óssea! Doe vida!
Olha só o render que fiz com a cena que você me passou, tirmey: O André, eu imploro, disponibiliza essa ultima cena tua por favor!
Andre! Olhei hoje que tem um curso que parece ser muito bom do Mental Ray aqui. Nele voce explica essas questoes de forma mais detalhada? Pareceu ser muito bom. Queria muito saber sobre Caustics com refração e reflexão e esses efeitos de volume na agua comecei a 2 dias meus estudos de volta p tentar me lembrar o pouco que sabia des do max 5, estou usando o 8 agora e obtive uns resultados com caustica mas ficaram algumas duvidas ainda. Desculpe ir entrando no topico assim de forma meio off-topic, mas é que estou desligado da comunidade a mais de uns 2 anos eu acho, e preciso voltar agora(Ate a cara diferente da 3d1 tanto que ate meu avantar nao esta mais nas minhas msgs)
\"A quem passe pelo bosque e so olhe lenha para cortar\"

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707908.

Total de membros registrados: 135482

Últimos membros registrados: Franc1van, marcospmaia, virgus77, helo2001, mada06, viviesfernandes, Nataliavieira, nexaslimpris.

Usuário(s) on-line na última hora: 599, sendo 26 membro(s) e 573 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Vitoria Luiza , Osvaldo Arquiteto, Ronaldo Junior, gago, Mandioka, rodolfosantos3d, marcelo de moraes, claro_lima, GARGAMEL, alej0, Lisandro, Starter, Franc1van, Christoni, emersonforentin, Roberto Movanni, Geraldo Nunes, Celso Borttoloto, claudio, Eng Damasceno, Sergio1987, Daniel Monteiro, TadeuB79, João Von Rondow, Reinaldo Silva, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.