Oi gente, tudo bem?
Eu também gostei muito da cena do doggone, tanto que até me motivou a colocar umas texturas no meu testezinho quando fui renderizar com as esferas vermelhas no fundo, para ver como o Caustics atuaria sobre elas.
Ficaria muito legal se tivesse efeito de Caustics na cena do doggone também, é só o que está faltando.
Sobre o problema do Tirmey, agora fica difícil de dizer se está no material ou no Mental Ray, por isso que é importante ter certeza que já domina bem materiais antes de estudar o Render.
O Mental Ray vai gerar praticamente todos os efeitos usando apenas materiais padrões, da mesma forma que sempre foi feito no Max desde a versão 1, dependendo do material precisa de um ou outro Shader do Mental Ray junto, mas quase sempre no Material Standard ou RayTrace. Raramente vai ter que montar um material Mental Ray puro.
Essa é a principal vantagem para os usuários usarem ele em vez de outros renderizadores, no meu ponto de vista.
Porque apesar da configuração em si do Mental Ray ser mais complicada, é só isso que precisará saber, não terá que aprender tudo de novo na parte de criação de materiais por ter que usar materiais exclusivos do Render, como acontece com todos os outros, V-Ray, Brazil Render, Final Render, Maxwell, qualquer um tem seus próprios materiais e você é obrigado a usar apenas eles se quiser bons resultados.
Eu vou colocar a imagem com as configurações do material para você ver, é um material padrão de água como sempre foi feito no Max, a única diferença é que apliquei um Shader para criar o volume da água, mas não precisaria para gerar Caustics.
É que uma porção maior de água gera efeito volumétrico, sem isso a cena perde bastante em realismo, porque não teria diferença entre a esfera mais próxima da câmera e a mais distante, todas ficariam iguais independente da distância, como se não tivessem sob a água. Entende?
Perceba como a esfera mais distante fica mais tênue por causa do Volume, como aconteceria na realidade.
Veja também que o Caustics gerado pela esfera tem que respeitar o Caustics criado pela água, não poderia criar um ponto circular apenas, como aconteceu no seu teste.
Porque apenas a luz que chega na esfera vai gerar Caustics e essa luz está sendo distorcida pela água, então, vai distorcer o Caustics gerado pela esfera também.
Se formar um ponto circular apenas, ficaria como se não tivesse água sobre ela.
Neste novo teste eu deixei indicada a fonte de luz, é apenas uma Omni próxima ao teto.
Eu não apliquei os materiais como deveria, porque minha máquina é velha e muito fraca, demoraria muito no Render, então, não tem reflexão borrada nas paredes, que seria o certo e a qualidade do Volume, do Caustics e do FG estão super baixas.
O material de água é exatamente o mesmo dos testes anteriores, apenas melhorei um pouco a configuração do Volume da água.
Novo teste com texturas
Material Raytrace usado na água com o Parti Volume aplicado no Slot Volume do menu Mental Ray Connection.
Pega um arquivo novo e faz o teste outra vez a partir do zero.
Agora você vai conseguir.
Abraços