Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Luiz   São Paulo - SP
Jefferson   curitiba - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
DanJochims   Goiania-GO - AC

Portfólios Ver Mais

alanmatos   Marília-SP - SP
Paulo   GOIANIA
guilliaugusto   Guarulhos/SP - SP
humbertovasconcelos duar   Porto Seguro- Ba- Brasil - BA

Criando Caustics

Por: tirmey  

Em: 21/02/2007 03:34

Olá, Pessoal! Adiei um pouco a investigação do porquê da não-geração de Caustics porque aproveitei parte das minhas férias para visitar minha mãe em Itanhaém (Baixada Santista)... Fiquei quinze dias sem o 3ds Max, e acessando pouco a rede. Acabei de matar a xarada, desta vez sem sombra de dúvidas... Realmente o problema estava na subdivisão da malha do plane. Um plane com poucos segmentos de largura e comprimento gera muito pouco caustic. A definição do efeito melhora a partir do momento que subdividimos os polígonos. Eu fiz um teste com dois renders praticamente idênticos. O plane media 250x367 cm. A diferença entre os dois é que o primeiro tinha possuía 10x10 segmentos, e o segundo 80x80. Vejam a diferença: 10x10 segmentos 80x80 segmentos Agora, caso não se gere o efeito, mesmo com um plane bem subdividido, deve-se verificar a configuração do noise, o material da água e a configuração dos caustics no Mental Ray. obs.: Dinho, pelo que pude notar, na sua última imagem o plane da água está muito "poligonal".... tenta dar mais uma subdividida. E dê uma diminuída de leve no noise. talvez melhore. Ah, tenta configurar a energia e a quantidade de caustics photons da luz geradora do efeito, pois acho que a cena ficaria melhor se você dese uma atenuada nesses caustics... André, não consegui visualizar sua animação no firefox, nem no IE... Abraços!
Oi Tirmey, tudo bem? Putz cara, não acredito que era isso, pensei tanto no que poderia ser quando você postou a primeira mensagem, até achei que você estava de sacanagem. :) Achei que era pegadinha. :) Eu deveria ter lembrado disso, o problema é justamente esse, quando é uma pessoa que está bem no início, podem acontecer problemas tão normais que não passam pela cabeça. Porque essa questão da resolução é uma regra universal para Caustics, em qualquer render depende disso, os Photons estão refratando, se não tiver boa resolução, é um objeto "facetado", então, o Caustics é diferente em objetos assim, ficaria um vitral e não uma superfície de água, entende? E essa é a primeira coisa que eu mostro no vídeo curso de Mental Ray da 3D1 quando falo sobre Caustics, mostro a diferença que dá só de aumentar a resolução do objeto, mas no curso eu estou seguindo uma ordem didática previamente estabelecida, aqui numa mensagem de fórum, pensei de tudo e não lembrei deste detalhe básico. Te falei que seria uma coisa desse tipo, bem básica mesmo que nem passa pela cabeça. Mas pelo menos agora eu durmo mais tranquilo, sabendo que não era potergeist. :) Vou postar aqui o Wire dos meus testes para você ver como as coisas que geram Caustics importante são bem subdivididas, como a superfície da água e as esferas. [video_url=http://www.tresd1.com.br/Temp/teste_caustics_wire.avi,320,280] [video_url=http://www.tresd1.com.br/Temp/teste_caustics.avi,320,280] Abraços
olá galera, desculpe me intrometer por aqui, mas esse assunto muito me interessa... fiz um teste com uma cena mais suja e escura (meio no clima de JOGOS MORTAIS), mas o caustics ta gerando um efeito muito radial...vejam quanta bolinha, parece q o meu assassino esta numa danceteria nao?heheheh...como é que eu faço pra gerar um caustics tipo waves, como tem na cena do andre... abraço rapaziada.
Fala Vinicius! Que é isso cara! Esse espaço é nosso... E quanto mais gente se "intrometendo", melhor, pois é para isso que serve este fórum não é? O seu box parece bem subdividido, portanto acho que o problema está na configuração da quantidade e do raio dos photons que geram caustics, ou na configuração do Material. Parece que a água está muito reflexiva. Deixe a cor de reflect um pouco mais escura. Tente também mudar o noise aumentando o Strength do efeito. Se não mudar muita coisa, tenta aumentar bem o valor de "Average Photons Per Light" na ficha light properties (tenta algo entre 100 e 200 mil). Tenta também dar uma diminuída de leve em "Max Num Photons Per Sample", para dar uma maior definida nos caustics... Se, por fim, após tentar de tudo, a cena não melhorar muito, manda o arquivo que eu dou uma olhada aqui! Abraço! Ah, sua batera ficou muito boa!!!
"tirmey" disse: Fala Vinicius! Que é isso cara! Esse espaço é nosso... E quanto mais gente se "intrometendo", melhor, pois é para isso que serve este fórum não é? O seu box parece bem subdividido, portanto acho que o problema está na configuração da quantidade e do raio dos photons que geram caustics, ou na configuração do Material. Parece que a água está muito reflexiva. Deixe a cor de reflect um pouco mais escura. Tente também mudar o noise aumentando o Strength do efeito. Se não mudar muita coisa, tenta aumentar bem o valor de "Average Photons Per Light" na ficha light properties (tenta algo entre 100 e 200 mil). Tenta também dar uma diminuída de leve em "Max Num Photons Per Sample", para dar uma maior definida nos caustics... Se, por fim, após tentar de tudo, a cena não melhorar muito, manda o arquivo que eu dou uma olhada aqui! Abraço! Ah, sua batera ficou muito boa!!!
brigado tirmey, tenho recebido muitos elogios pela batera...fico feliz, pq deu um trabalho! quanto ao caustics...a noite eu testo essa configuração q vc me passou, e posto o resultado...abraço cara!
Ola caras! Gostei da brincadeira e também arrisquei! mas como não segui o tutorial em inglês, tive alguns problemas... se alguém puder me responder, agradeço! O box que representa a água deve ultrapassar os limites da parede? Foi do único jeito que eu consegui fazer, porque se ele encostar na parede, da pau e se ele for ligeiramente menor, suas laterais se transformam em espelhos e não há forma de controlar as reflexões... Também não consegui entender as configurações do shader de volume! Agradeço desde já, Abraço a todos!
Putz, borsa!!!! Eu cheguei a fazer um teste com box aqui, mas ficou este reflexo estranho no primeiro plano...
Tirmey, beleza? O reflexo é da parede oposta! Também não consegui tirar, pois o fundo (atrás da camera) teoricamente é preto, então esta face do box vira um espelho! Ai esta uma boa pergunta, Se o shader volume só funciona com um box, não da pra simplesmente deletar esta face, né? Abraço!
galera alguem tem uma setagem em imagem ai? pra gente ver os parametros de caustics e de volume(principalmente)
BRINCAR É A COISA MAIS SERIA QUE EXISTE - Rodrigo Amarante
"Tirmey" disse: O plane media 250x367 cm. A diferença entre os dois é que o primeiro tinha possuía 10x10 segmentos, e o segundo 80x80. Vejam a diferença:
Po!!!! Eu não acredito que possa ser isso. Quando eu conseguir botar meu computador p funcionar outra vez(nao esotu encontrando minha Enermax Liberty 400w em loja alguma) ai eu olho como esta a divisao do meu plane. OBS.: Se nãoe stivesse gastanto tanto com peças e muitas outras coisas na rede eletrica de minha casa esse curso do MR da 3d1 ja estava aqui. Mas nao custa muito pego ele
\"A quem passe pelo bosque e so olhe lenha para cortar\"

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138527

Últimos membros registrados: breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts.

Usuário(s) on-line na última hora: 1228, sendo 12 membro(s) e 1216 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, JMDesign, Geraldo Nunes, Celso Borttoloto, robsonhti, Osvaldo Arquiteto, billypaul, Adalberto Rocha, Roberto Movanni, wilsimar, TadeuB79, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.