Oi gente, tudo bem?
Vinicius>
O tópico é para todo mundo participar, pode se intrometer numa boa.
Sobre a sua cena, eu curti assim mais escura, ficou legal com os canos e a sua luz ficou muito boa.
O lance do Cautics, eu acho que está assim por causa da forma da sua água, o Noise está muito certinho.
Normalmente o Noise não é a melhor opção para fazer água, o Smoke é melhor. Testa para você ver, eu usei o Smoke na minha.
Sobre a imagem com as setagens, nem adianta, isso é uma pergunta muito comum de quem está começando, é quase um padrão, todo mundo quer uma configuração pronta no começo, mas não funciona.
Depende puramente do tamanho do Box que fez na sua cena, do tamanho das esferas, da resolução da água, da resolução das esferas, do tamanho do objeto que é a água, da distância da câmera até esse objeto.
As configurações de outra pessoa só vão funcionar perfeitamente na sua cena se todos estes fatores forem idênticos.
Por exemplo, se tudo for idêntico e a resolução do Plane não, o Caustics vai ficar diferente, mesmo que use exatamente a mesma configuração que a outra pessoa usou.
Teste o volume com luzes primeiro, para aprender como ele funciona, assim, ficará mais fácil para aplicar em geometria depois, ele é um Shader mais chato mesmo.
De qualquer forma, vou postar o Print Screen com as minhas configurações.
Borsa>
Naquele tutorial o autor usa um Plane apenas, se não me engano, ele não usa um Box e não aplica Volume.
Se for fazer a cena sem Volume, é melhor usar o Plane, mas se for aplicar Volume, precisa do Box, para conter o Volume nele.
Eu também tive problemas com isso na minha cena, perceba que na primeira imagem aparece levemente o reflexo.
Na imagem é difícil de ver, mas numa animação seria percebido nitidamente, então, quando fui fazer a animação da água eu tive que aplicar dois materiais diferentes, usando um material de água sem reflexo nas laterais e o material de água com reflexo apenas na superfície.
Assim o problema é resolvido.
Sobre o Shader de Volume, se está começando no Mental Ray é meio chato essa parte mesmo.
E como é mais demorado para renderizar, é bom estar com prática no render para poder testar, só testando muito que pega as manhas.
Mesmo quem compra o vídeo curso da 3D1, que explica o Mental Ray detalhadamente, todos os parâmetros, se não praticar muito, testar muito, refazer diversas vezes, não pega as manhas.
O Volume é legal de começar testando com luzes, porque é mais fácil de ver e de controlar, testando com luzes você vai entender melhor como ele funciona, ai vai ficar fácil para aplicar em geometrias.
Tirmey>
Dá uma olhada na resposta que eu dei para o Borsa, nela eu explico o lance do reflexo nas laterais da água, tem que usar Multi/Sub-Object.
Dinho>
Pode ter certeza que a resolução do objeto é muito importante, tanto que em Nurbs fica muito melhor do que em polígonos.
Essa é a primeira coisa que eu mostro relacionado a Caustics no vídeo curso da 3D1, mostro com testes a diferença que dá usando exatamente a mesma configuração mas com resoluções diferentes nos objetos.
Na matéria que eu escrevi para a Digital Designer logo que o Mental Ray foi integrado no Max, eu também mostrei isso usando um Box.
Abraços