Oi gente, tudo bem?
Que bom que conseguiu Tirmey, eu fiquei muito feliz aqui de ver o seu resultado, é isso ai mesmo, parabéns.
Mas me fala qual era o problema de apenas refletir o Caustics e não refratar, porque eu fiquei pensando aqui o que poderia ser e nada deu certo.
Agora estou morrendo de curiosidade para saber qual era o defeito, porque certamente era uma coisa impensável.
Seu render ficou muito bom, é isso ai mesmo.
Mas perceba o que eu te disse sobre o Volume, tudo na sua cena está certo e igual ao tutorial, mas veja no tutorial também, se prestar bem atenção, parece que tem um vidro crackelado sobre a esfera com a luz em cima gerando caustics, não é verdade?
Não parece que é água, repare bem. Isso acontece pela falta de Volume na água, com Volume dá a sensação de água que faltava.
Você só não vai usar Volume na água quando for um copo de água, mas quantidades maiores de água o Volume é muito importante.
Em vez de usar o Parti Volume, tenta fazer um Gizmo quadrado e aplicar o Volume Fog padrão do Max.
Você vai conseguir criar Volume de uma forma mais simples mas com todos os benefícios do Volume do Mental Ray, como aceitar efeitos com Raytrace.
Dinho, sobre o Vídeo Curso de Mental Ray da 3D1, eu explico sim detalhadamente tudo isso sobre Caustics, tanto na reflexão como na refração, explico detalhadamente como configurar com a melhor resolução possível, mostro cada um dos parâmetros do Caustics, explico como usar Shaders para controlar o Caustics, inclusive para mudar a sua cor e explico efeitos muito mais avançados do que este, como Volume Caustics, quando o Caustics interage com o Volume na cena.
Eu também explico todos os recursos do Shader Parti Volume, para gerar efeitos volumétricos fisicamente reais e o Shader Parti Volume Photon, que é o que faz os Photons do Caustics interagir com o Volume.
O vídeo está anunciado para maquete, porque é o maior público, mas serve perfeitamente para aplicações em vídeo, publicidade e tudo mais, porque eu explico o Mental Ray, onde a pessoa vai usar o Render é por conta dela.
No vídeo eu explico todos os parâmetros de todas as fichas da janela Render Scene e os principais Shaders do Mental Ray.
E não tem o menor problema de você entrar no tópico perguntando coisas, ainda mais sendo justamente do mesmo assunto, todo mundo faz isso, nem se preocupe.
Sobre o seu Avatar, é que agora os avatares não ficam mais hospedados fora do site, você hospeda direto no servidor da 3D1, entra lá no seu perfil e faz upload dele.
Fico feliz de ver você de volta na comunidade, vamos te ajudar a voltar legal com 3D e conhecer as novidades que passaram nestes dois anos.
Sobre a questão do tempo de render comentada pelo Bagatelo, depende de várias coisas, mas é normal no começo a pessoa precisar de altos tempo de render para obter bons resultados, depende de prática no ajuste dos parâmetros para configurar exatamente de acordo com o que a sua cena precisa.
Posta as configurações que você usou para gente poder te dar umas dicas.
Se usou muitos Photons com valores muito baixos nos Radius, eleva o tempo de Render, se ligou o Final Gather e colocou muito Samples, também aumenta o tempo de Render, se o Radius do Final Gather for muito pequeno, também aumenta o tempo de Render, dá uma olhada nessas coisas.
Numa máquina moderna comum é normal levar uns 15 minutos com efeitos de volume e tal.
Mas a forma como esse cara explica no tutorial não é muito leve também, porque ele usa 3 luzes Photometrics Area, é melhor você colocar só uma MR Area Omni no centro e boa, não coloca essas 3 luzes Area não que demora mais o render.
Sobre o problema com Caustics no V-Ray, comentado pelo Carlos, veja se está usando luz Direct Target, pelo que eu me lembro, o V-Ray só aceita gerar Caustics com essa luz, não funciona bem com nenhuma outra luz.
Dá uma testada e veja se é isso.
Na questão do material é para ser tranquilo, tendo refração total (branco) e pouco reflexo, (cinza escuro), vai funciona numa boa.
Abraços