Criando Caustics

Por: tirmey  

Em: 21/02/2007 03:34

E aí,galera...blz? Tirmey,com certeza sempre há alguém beneficiando-se com os bate papos,muitas vezes esclarecedores que rolam por aqui. Esse era um assunto que abordei há algum tempo e até agora não consegui resultados satisfatórios. Mesmo sendo usuário do VRay,pelo que acompanhei,acho que meu problema está na composição do material tb...minha cena é uma composição de piscinas em um lazer de condomínio. O cáustics gerado está todo espalhado e difuso. Vou continuar o estudo. Um abraço.
CAC Design - 1792 South Shore Dr. Holland MI
USA - Portfólio: www.cacdesign.com.br - http://cacdesigner.blogspot.com
Oi gente, tudo bem? Que bom que conseguiu Tirmey, eu fiquei muito feliz aqui de ver o seu resultado, é isso ai mesmo, parabéns. Mas me fala qual era o problema de apenas refletir o Caustics e não refratar, porque eu fiquei pensando aqui o que poderia ser e nada deu certo. Agora estou morrendo de curiosidade para saber qual era o defeito, porque certamente era uma coisa impensável. Seu render ficou muito bom, é isso ai mesmo. Mas perceba o que eu te disse sobre o Volume, tudo na sua cena está certo e igual ao tutorial, mas veja no tutorial também, se prestar bem atenção, parece que tem um vidro crackelado sobre a esfera com a luz em cima gerando caustics, não é verdade? Não parece que é água, repare bem. Isso acontece pela falta de Volume na água, com Volume dá a sensação de água que faltava. Você só não vai usar Volume na água quando for um copo de água, mas quantidades maiores de água o Volume é muito importante. Em vez de usar o Parti Volume, tenta fazer um Gizmo quadrado e aplicar o Volume Fog padrão do Max. Você vai conseguir criar Volume de uma forma mais simples mas com todos os benefícios do Volume do Mental Ray, como aceitar efeitos com Raytrace. Dinho, sobre o Vídeo Curso de Mental Ray da 3D1, eu explico sim detalhadamente tudo isso sobre Caustics, tanto na reflexão como na refração, explico detalhadamente como configurar com a melhor resolução possível, mostro cada um dos parâmetros do Caustics, explico como usar Shaders para controlar o Caustics, inclusive para mudar a sua cor e explico efeitos muito mais avançados do que este, como Volume Caustics, quando o Caustics interage com o Volume na cena. Eu também explico todos os recursos do Shader Parti Volume, para gerar efeitos volumétricos fisicamente reais e o Shader Parti Volume Photon, que é o que faz os Photons do Caustics interagir com o Volume. O vídeo está anunciado para maquete, porque é o maior público, mas serve perfeitamente para aplicações em vídeo, publicidade e tudo mais, porque eu explico o Mental Ray, onde a pessoa vai usar o Render é por conta dela. No vídeo eu explico todos os parâmetros de todas as fichas da janela Render Scene e os principais Shaders do Mental Ray. E não tem o menor problema de você entrar no tópico perguntando coisas, ainda mais sendo justamente do mesmo assunto, todo mundo faz isso, nem se preocupe. Sobre o seu Avatar, é que agora os avatares não ficam mais hospedados fora do site, você hospeda direto no servidor da 3D1, entra lá no seu perfil e faz upload dele. Fico feliz de ver você de volta na comunidade, vamos te ajudar a voltar legal com 3D e conhecer as novidades que passaram nestes dois anos. Sobre a questão do tempo de render comentada pelo Bagatelo, depende de várias coisas, mas é normal no começo a pessoa precisar de altos tempo de render para obter bons resultados, depende de prática no ajuste dos parâmetros para configurar exatamente de acordo com o que a sua cena precisa. Posta as configurações que você usou para gente poder te dar umas dicas. Se usou muitos Photons com valores muito baixos nos Radius, eleva o tempo de Render, se ligou o Final Gather e colocou muito Samples, também aumenta o tempo de Render, se o Radius do Final Gather for muito pequeno, também aumenta o tempo de Render, dá uma olhada nessas coisas. Numa máquina moderna comum é normal levar uns 15 minutos com efeitos de volume e tal. Mas a forma como esse cara explica no tutorial não é muito leve também, porque ele usa 3 luzes Photometrics Area, é melhor você colocar só uma MR Area Omni no centro e boa, não coloca essas 3 luzes Area não que demora mais o render. Sobre o problema com Caustics no V-Ray, comentado pelo Carlos, veja se está usando luz Direct Target, pelo que eu me lembro, o V-Ray só aceita gerar Caustics com essa luz, não funciona bem com nenhuma outra luz. Dá uma testada e veja se é isso. Na questão do material é para ser tranquilo, tendo refração total (branco) e pouco reflexo, (cinza escuro), vai funciona numa boa. Abraços
Oi pessoal, tudo tranquilo? André, tudo bem, nao vou ser chato. Mas só me diz que objeto é água, se é um plane ou box. Só isso tá legal.
Participe da campanha "Um wiki para este site!" : http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=29545
Aqui esta meu primeiro teste de caustica com agua igual ao de vcs depois de uns 2 anos sem saber nem o que era 3dmax e minha pirmeira vez no Mentaol Ray. E de longe nem cheguei perto de vcs :(. Ficou uma porcaria, as esferas, nem uma delas gera caustica. Os materias sao Ray Tracer p elas e p a agua Ray Tracer com reflect de 20 e um mapa noice no bump com 80, p dar uma ondulacao usei o modificador displace com o mapa noise tambem. Usei duas luzes Free Area e uma omin p fazer o caustic ela nao ilumina a cena nem especular nem difuse como no tutorial. Depois usei outro material na esfera, usei o Glass(physics_phen) na esfera da esquerda que ficou com caustica e na direita usei raytracer com transparencia no branco no maximo, a com ray tracer como antes nao gera caustica. E por fim refiz tudo outra vez, tentei fazer como o andre com uma luz Mr-omin no centro, mas ficava tudo muito escuro mesmo com FG ligado entao coloquei duas free area outra vez e obtive isso aqui, que foi o mais proximo de vcs so que muito escuro E como smepre a esfera com material RT nao fez nada. Queria saber como o bagatelo fez a imagem dele que p mim ficou muito bonita com os raios na agua parecendo que sairam de um prisma com cores diferentes ou a do tirmey quando chegou no seu objetivo com os raios na agua como em um piscina em varias partes do fundo por causa das ondulacoes mesmo so em uma cor mas refletindo nas paredes tambem. tirmey vc nao falou o q estav errrado na sua, fala ai pode dar uma ajuda p mim que estou seguindo seu mesmo tutorial. OBS.: A agua é so um plane
\"A quem passe pelo bosque e so olhe lenha para cortar\"
Acho que consegui algo masi parecido aumentando o sample de caustica por photons. Notei que agora a esfera da esquerda mesmo com ray tracer fez um pouco de caustica, muito pouco mas fez. Estudar mais aqui.
\"A quem passe pelo bosque e so olhe lenha para cortar\"
Dinho, por estar viajando de férias, só li seus posts hoje.... quando eu voltar para casa vou testar o meu render com uma configuração diferente no noise da água... acho que foi por isso que não funcionou legal no início.... de qualquer forma quando eu voltar a gente vê com calma! Um grande abraço para todos!! Thiago
Doe medula óssea! Doe vida!
Eu tambem não esotu podendo ver isso agora estou com o maior problema aqui, computador meu esta queimando direto. Vou ficar uns poucos dias sem poder ver, mas depois eu vevivo o topico com essas duvidas, aidna bem q vc falou isso ai em cima do noise no começo pq acho q foi isso mais ou menos aquji, estava fazendo uma animacao quando minha placa mae queimou outra vez com valores diferentes no noise no mapa bump p ver como iria se comportar mas nao deu tempo, quando terminar eu mando
\"A quem passe pelo bosque e so olhe lenha para cortar\"
Oi gente, tudo bem? Eu renderizei uma animaçãozinha deste teste, ainda no meu PC antigo, levou 6 minutos por Frame, vou testar nesse PC novo para ver o tempo que leva. Eu animei as esferas rolando até o centro e a água subindo. Mesmo usando uma configuração baixíssima, não gerou flickers nos originais em TGA, compressado aqui na net então, mesmo que tivesse um pouco de flicker não seria percebido. O Mental Ray em animação é um Show. Vejam como não acontece problema nos caustics, como interagem com as esferas numa boa. Só não interagem com o Volume, mas o Volume interage com os objetos, veja como a esfera entra mais no volume conforme rola para o centro. Se eu tiver tempo vou fazer um teste com Volume Caustics nessa cena, agora com esse PC já dá para brincar com um pouco mais de conforto. Olha a animação. [video_url=http://www.tresd1.com.br/Temp/teste_caustics.avi,320,280] Dinho> É isso ai cara, quem já andou de bicicleta, nunca esquece. O Mental Ray não é um bicho de 7 cabeças, mas tem que ter uma boa base no programa, conhecer bem as questões de materiais e luzes padrões, sabendo bem isso, fica fácil. Claro que ele é cheio de minúcias que aprendendo por tentativa e erro vai levar anos, mas Caustics é um efeito tão básico quanto GI e é ótimo para aprender a controlar os Photons, porque deixa os Photons mais visíveis do que em GI. Saber controlar os Photons é a chave para tudo no Mental Ray. Sobre suas configurações, tente diminuir o Radius dos Photons e aumentar a quantidade deles na cena. Não use Shaders do Mental Ray por enquanto, tem que saber o que está fazendo, caso contrário, não vai fazer o que você quer, pode nem aparecer sombras as vezes. Faça tudo com materiais padrões do Max, eles são convertidos para Shaders do Mental Ray na hora do render, faça como aprendeu a fazer no Max padrão, é ai que está a vantagem de aprender Mental Ray, não precisa aprender a fazer tudo diferente com materiais e luzes. Use um material Raytrace nas esferas que vai gerar os efeitos certinhos, mas tem que ser um material Raytrace transparente, pode ser vermelho, mas tem que ser vermelho transparente, o do seu exemplo parece ser metal. Sobre o teste com uma Omni no centro, aumente a intensidade dela na cena se ficou muito escuro e diminua a intensidade do Caustics, para não ficar estourado, o Caustics é leve. Sobre a questão de fazer os raios com dispersão, dividindo a luz nos seus espectros básicos de cores, tem várias formas de fazer, a mais simples é aplicar um Gradient Ramp no Shader que controla o Caustics, também pode aplicar o Shader Prism Photon que tem para download aqui na seção Texturas>Shaders do Mental Ray. Agora, pela diferença que você está encontrando nas configurações, por acaso você está usando o Max 6? No Max 6 é tudo diferente. Tirmey> Está de férias? Quando voltar tenta fazer a cena com Volume e fala para gente o que estava de errado no primeiro teste. Porque eu tinha certeza que era pela água estar muito reflexiva. Para fazer o teste com o Volume você precisa criar um Box na água. Bagatelo> No teste que tem só o Caustics, como esses que vocês estão fazendo, tanto faz usar só um Plane ou um Box, é até melhor usar só um Plane, porque vai facilitar nas configurações da cena. Mas se for aplicar efeito volumétrico na água, então, precisa ser um Box, porque o Volume vai estar contido neste Box, se for um Plane o Mental Ray não vai entender onde deve ficar o volume. Você pode configurar o volume para trabalhar sem um Box e respeitar uma certa altura, para fazer tipo um pântano, mas não fica bom no caso da água, então, é melhor usar um objeto para conter o Volume. Abraços
Opa andre! Assim que arrumar a historia de queima queima de plac mãe aqui vou la pegar minha animacao que ja estav no frame 70 :-/ e colocar aquji os valores pq assim de cabeça eu nao lembro, e testar tudo que vc me passou. Obrigado ai. OBS.: Como fazer p postar um video aqui mesmo heim?
\"A quem passe pelo bosque e so olhe lenha para cortar\"
Oi Dinho, tudo bem? Agora que eu estou com um PC um pouco melhor, vou ver se faço uma animação com simulação dinâmica da água para colocar aqui. Estou morrendo de curiosidade para ver como ficou o seu teste. Para colocar um vídeo aqui é facinho, aparece a opção abaixo da caixa onde digita o texto na resposta, tem uma aba escrito Inserir Vídeo. Pode colocar um vídeo hospedado no Youtube ou em qualquer outro endereço na internet. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707906.

Total de membros registrados: 135477

Últimos membros registrados: viviesfernandes, Nataliavieira, nexaslimpris, Maslow123, anuevarichard, kingluis, Washamhelens, vdsakrta.

Usuário(s) on-line na última hora: 563, sendo 29 membro(s) e 534 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Hot, crml46, Andrezão de Paula, Junior, marcel.souza, claudio, Reinaldo Silva, Eduardo Ramos, WinterPT, Ronaldo Junior, Maslow123, Joao Barreto, Lisandro, Frederico Wagner N. R., Willmitnick, Thiago, Nataliavieira, TadeuB79, Zabor, Paulo Rodrigues Lima, MarcioBottega, Gabriel.C, Denilson, Le_Andro, Duda, mastermax, Elis, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.