Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

testa   Bristol, United Kingdom - AC
SaavedraCG   Salvador - BA - AC
Gabriel   Itapema - SC - SC

Portfólios Ver Mais

Pedro Henrique   Pernambuco - PE
elisalage   italia - Internacional
Gringo   Campinas-Sp - SP
Mtgm1000   curitiba - AC

Criando Caustics

Por: tirmey  

Em: 21/02/2007 03:34

Pessoal, Achei um tutorial para criar caustics provocados por refração/reflexão da luz na água. Porém só se observam os caustics refletidos, e os provenientes da esfera. Não se obtém o efeito sob a água. Aonde foi que eu errei? Outra: Não consegui de jeito nenhum criar Caustics tão bons quanto os do tutorial (foto da direita). Alguém sugere uma setagem para o Mental Ray?
OI Tirmey, tudo bem? É difícil de falar assim, eu pretendo publicar os meus tutoriais sobre Caustics que publiquei na Digital Designer logo que o Mental Ray foi integrado ao Max, mas tenho que atualizar eles para o Max 8 e estou com muitos tutoriais bons enviados pelos leitores para postar no site, toda semana estou colocando um tutorial novo, então, está difícil de parar para atualizar essas matérias da Digital Designer e colocar aqui. Eu pretendo colocar em breve a sobre Cartoon, porque é mais fácil para atualizar. Fica difícil de entender o problema que aconteceu na água, porque está gerando Caustics na reflexão, então, não é problema de não gerar o efeito. E se a água é transparente, teria que gerar também. Como é o material que aplicou na água? Faça com um material RayTrace, coloca branco no Transparency e não mude mais nada, aplique no objeto e renderize, é para gerar Caustics de primeira se o resto estiver configurado corretamente. Agora, quanto a configuração da qualidade, ai tem que explicar o Mental Ray, Radius, Photons, já dá para escrever um livro. Você leu os tutoriais sobre Photons no Mental Ray aqui da 3D1, em Caustics é a mesma coisa, o funcionamento dos Photons é o mesmo e a lógica também. Abraços
André, antes de mais nada obrigado pela resposta! Bom, como dizem ser o mental ray um dos melhores renderizadores, resolvi usá-lo de uma vez. Estou estudando max há dois meses e não quis nem ver como é o tal do V-ray. Se o cd mental ray da 3d1 resolver meu problema, não precisa nem se dar ao trabalho de responder novamente a esse post, pois vou adquiri-lo agora em março. Mas o que eu estou achando estranho é que o efeito ocorre nitidamente na reflexão (pretendo melhorá-lo aprofundando meus estudos, mas dá pra perceber umas boas luzes refletidas!!) porém sob a água o efeito é muito discreto, quase imperceptível. De qualquer modo fiz como falou. Criei material raytrace (eu já havia utilizado raytrace para fazer a superfície da água nesta cena), e modifiquei APENAS o atributo transparência. Mesmo assim os caustics formados eram muito tênues sob a água. Continuo intrigado... De qualquer forma agradeço mais uma vez a atenção! Vou fazer uma outra cena começando tudo do zero. Se tudo der certo avisarei. Caso contrário aguardo sugestões de todos. Abraços, Thiago
Fiz uma nova cena e o problema continua! Pelo menos eu consegui melhorar a definição dos caustics aumentando o atributo "Average Caustic Photons per Light" (max 9) para 500.000. Nesta cena usei novamente material raytrace ajustando apenas a transparência e a reflexão. Eis o resultado pesoal: Eu poderia inserir mais uma luz no sistema, na área designada como submersa. Porém o tutorial que segui obteve um belo efeito (o render pode ser visto na imagem do primeiro post deste tópico, à direita) sem este recurso. Sugestões? :seila:
Ola Tirmey, por acaso vc mecheu no IOR?
Oi Tirmey, tudo bem? Realmente tem alguma coisa de muito errado no seu teste, porque teria que acontecer a refração e só acontece a reflexão. É muito estranho estar se comportando assim, você não está no Max 9 não né? Porque se está no Max 9 e acontece coisas loucas, ai não tem como saber se é problema do soft, agora, no Max 8 eu confio e não era para acontecer isso. Não é boa idéia estudar as coisas num soft pouco confiável, nunca vai saber se os problemas estão acontecendo por erro seu ou por erro no soft. Agora, a dica do doggone foi muito bem pensada, se o IOR for 1 ou 0, apesar de haver a refração, ela não será percebida, porque os raios de luz não vão sofrer nenhuma distorção. Sobre a qualidade, ajustando adequadamente o Radius e a quantidade de Photons, o Caustics fica melhor. Ainda pode ajustar os filtros na listinha, no caso de escolher o Cone, ainda poderá usar o Kernel para ajustar a suavização. Abraços
Doggone e André, Obrigado pelas sugestões! Trabalhei com IOR 1,3 (água), portanto não foi esse o problema. Acho que o André matou a charada, pois estou usando o Max 9. Optei pelo nove porque dizem que o tempo de render é bem menor nesta versão, e eu não levei em conta outros fatores. Acho que escolhi mal... tenho quase certeza que é problema do soft porque fiz um material bem básico para a água, como descrevi acima. Bom, acho melhor adquirir outra versão do max para começar pra valer meus estudos de Mental Ray, ou vou enlouquecer cada vez que o programa resolver aprontar outra gracinha! Obrigado pessoal!
Oi Tirmey, tudo bem? Eu acho que matei a charada agora, é uma coisa impensável, não teria como passar isso pela cabeça, porque não tem nada haver com o Mental Ray, tem haver com conhecer a criação de materiais padrões no Max mesmo. Você deixou a superfície super reflexiva, então, é um espelho, não é agua, porque pode ter a transparência que for, se é muito reflexivo vai refletir todos os photons, como acontece num espelho. Água é pouco reflexiva, o atributo mais importante é a refração proporcionada pela transparência. Coloca um cinza bem escuro na cor do Reflection do material Raytrace e renderia que vai dar certo com certeza absoluta. Sem conhecer a criação de materiais no Max, fica muito mais difícil aprender o Mental Ray. O Max 9 é um fiasco mesmo na minha opnião, essa atualização que sai dia 29 de março tem que devolver tudo o que tiraram, no mínimo, caso contrário, vai ficar sem condições de migrar para essa versão. Mas um erro como esse seria inacreditável, mais do que as coisas que tiraram do programa, porque teriam conseguido estragar também o Mental Ray, que é independente na hora do Render, o Max apenas chama a Engine do Mental Ray para calcular a cena, ele não poderia errar numa coisa dessa. Com o Mental Ray você vai aprender que quando as coisas não estão dando certo, o erro é seu, eu as vezes fico bobo de ver a minha ignorância perante a ele, porque quando não faz o que eu quero, sempre vejo que eu não estou percebendo a realidade das coisas como ele, estudando melhor a realidade eu acabo conseguindo o que queria. Abraços
Olá André, Seria bom se fosse esse o problema, mas infelizmente já pensei nessa possibilidade. Eu criei o material reflexivo o suficiente apenas para que o efeito seja perceptivo fora d´água, porém permitindo sua difusão sob a água. Ao zerar o canal reflect (cor preta, sem reflexão) não há caustics fora d´água e sob esta não há grandes alterações... se você olhar bem as figuras, há causticas sob a água, porém o efeito não está definido como sobre a água. O efeito está beeeeeem difuso, como se houvesse poucos fotons na cena, o que não é verdade (dobrei os valores iniciais de caustic photons em indirect illumination, e aumentei os multiplicadores na fonte de luz). Muito estranho! Vou tentar criar um plane ao invés de um box para a água. Porém o tutorial fala claramente em criar um box. Vou ver se resolve. Um abraço!
Tirmey, essa cena do tuto que vc fez eu dei uma incrementada, porem uso o vray, (ANDRE, PARA DE FALAR ASSIM DO MENTAL SENAO JOGO MEU VRAY NO LIXO, HEHEHEH), e num tinha reparado, ele gerou caustics somente do lado d fora d´agua tb, e acabei nem deixando com eles, mas tive o msm problema, vou testar d novo aqui e vejo se consigo, apesar do meu ser o vray...Vlw!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707657.

Total de membros registrados: 135264

Últimos membros registrados: marcelgarrido91, spiceland, federickpaul, mitsuki026, Vanessa Rôxo , May Alencar, adriellex, sabrina-bomfi.

Usuário(s) on-line na última hora: 637, sendo 19 membro(s) e 618 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafa.carvalho, renaz, Ronaldo Junior, Jorge Henrique, Pedro Juliato, Le_Andro, Paty1995, Antonio Domingos, Roberto Trevelin, deathstars, Lucas Reis, Starter, pinart, Leonardo, Reinaldo Silva, cadwillem, Alexandre Longo, marcio.alain, SaavedraCG.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.