GRUPO DE ESTUDO: Criação e Animação de Personagens

Por: Edson  

Em: 07/03/2007 21:31

Renan, Eu não uso IK para dedos. Prefiro deixar como FK, mesmo. Abraço,
galera, eh o seguinte to fazendo uma animação pra um curta com uma lagarta a modelagem está quase pronta, falta apenas definir melhor esses "espinhos" dela. mas estou começando a ter dificuldade com o rig dela. queria algo q deixasse maleavel q lembrasse um pouco a maneira de se mecher da lagarta do "vida de inseto" a ideia eh pra ela parecer lenta e desengonçada alguem pode me dar algumas dicas de como seria melhor fazer um rig pra ela? valeu galera!
Anderson Bezerra Façanha Virino
Eu ainda vou trabalhar na squaresoft!!!!!
Leandro, o FK é o controlador em cada articulação do dedo, certo? Abraços.
FK (Forward Kinematics - Cinemática Direta) é maneira padrão de animar: o pai conduz o filho. O IK (Inverse Kinetics - Cinemática Inversa) é o contrário: o filho conduz o pai. Vc pode depois até criar um parâmetro no controlador da mão pra mover os dedos. Ou então, se quiser fazer bem básico pra não embaralhar a cabeça, cria um controlador pra cada falange e anima direto, mesmo. Abração,
Entendi, Leandro. Bom, segue todo o modelo estruturado com FK para as mãos e o HI Solver para o resto com todos os controladores. Estou tendo um bom pressentimento que dessa vez estou indo no caminho certo. rsrssr :D Abraços.
Renan, se vc já tiver feito os links e constraints, faz os testes pra ver se tudo está funcionando direito, mesmo. Se der pra gravar um vídeo pra gente ver como está indo, seria legal. Abração,
Oi Leandro. Fiz um vídeo para você ver. Pena que o YouTube estragou a qualidade. :( Abraços.
Natal, Seu personagem está com um comportamento de malha muito bom. Só segue as dicas que o Leandro indicou que vai ficar muito bom os movimentos. Sobre as postagens, é normal a galera dar uma parada em alguns períodos de festa, principalmente eu aqui no "Carnaval da Bahia". Olá, Renan. Está indo por um caminho legal, mas tenho umas dicas que pode seguir. A primeira é linkar os controladores das mãos e braços no controlador do quadril e deixar apenas os dos pés independentes. A outra é não usar hi solver nos braços, pois geralmente acontece erros quando movimentamos eles. No seu próprio vídeo esse erro aparece, onde ao movimentá-los os bones dos braços dão uma jogada para os lados. Nesta área costumo usar controladores independentes para cada bone dos braços. virino, Você poderia usar controladores normais para as pernas da lagarta e usar para o corpo dela bones com Splines Ik. Aí a splines daria o corpo maleável que deseja. Bom, qualquer dúvida que eu possa esclarecer é só continuarem postando. Aprendo muito com a galera daqui do Grupo também. Abraço a todos.
Valeu Edson pelas dicas. Já fiz tudo o que você sugeriu. Agora a parte dos controladores está boa e posso partir já para o skin? Abraços.
Mano na minha opinião vc vai se sair um verdadeiro ventrilogo, existem maneiras que até pode ser um pouco mais demorado de se configurar mas vai te dá mais animo e paciencia pra animar. Não estou descartando seu rig só estou querendo dizer que vai ficar muito demorado dessa forma. Abraço cara!!

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716857.

Total de membros registrados: 142965

Últimos membros registrados: VultrioxTrimmer4355, CAMILA CHAGAS, JunikoAbreu, Thales_T3, ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d, nana_rlkdoodio.

Usuário(s) on-line na última hora: 286

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.