GRUPO DE ESTUDO: Criação e Animação de Personagens

Por: Edson  

Em: 07/03/2007 21:31

Olá pessoal 3d1... Edson - Então to fazendo umas animações, logo poderei postar... Lucas - Eu to usando o FinalRender+finaltoon para renderizar... vlw. yn
Bom galera, ja faz uns anos que estou afastado, agora estou de volta!!=) Bom, eu vi esse topico e entrei por que o que mais me perturba é justamente a animação, pra mim é o mais complicado ai to postando um modelo aki extremamente simples, estou visando mais animação, se conseguir animar pelo menos esse modelo ai complemento ele até o fim. Por que na minha opnião se eu nao conseguir animar nem esse modelo basico com certeza nao conseguirei animar um com dedos cabelos etc... pretendo deixar esse modelo 100% completo, só que antes eu quero anima-lo, vou comaçar a contruir os bones e jaja colocarei imagens dos erros que acontecem na malha quando tento animar, espero que me ajudem... ja tirando a primeira duvida, qual o melhor modelo pra se começar a animar? modelo puro, com smoth ou com turbosmoth? ai tem os tres tipos pra avaliarem. Fora isso, o pessoal está de parabens pelos modelos, tenho certeza que deste topico vão sair animações maneiras.
Tudo na vida piora antes de melhorar!
"Natal" disse: ja tirando a primeira duvida, qual o melhor modelo pra se começar a animar? modelo puro, com smoth ou com turbosmoth? ai tem os tres tipos pra avaliarem. Fora isso, o pessoal está de parabens pelos modelos, tenho certeza que deste topico vão sair animações maneiras.
Bom, vamos lá. Esqueça o turbosmoth, pra fazer o Rig e o Skin do personagem use o modelo puro. Lembre-se animar vai ser a ultima coisa a ser feita, primeiro vc tem q construir os bones, depois fazer o skin e pesar os vertices corretamente pra que nao ocorram distorções na malha. Tb é necessário que os Edges Loops estejam corretos, se nao ocorrerao deformacoes nao esperadas na malha. O grande erro de quem quer começar a animar é achar que é apenas fazer os bones, anexar eles a malha com o modificador "Skin" e tá pronto. MAS É FUNDAMENTAL fazer a pesagem dos vertices de acordo com cada Bone e cada área a ser influenciada. Um pequeno exemplo: O a malha do joelho, ela tem q receber influencia dos bones do Femur e da Canela, algo em torno de 50% pra cada, e em alguns vertices 75% a 25%. Essa pessagem nao existe receita pronta, tem que ir pesando e dobrando a perna até que a distorcao fique como se quer. Em relação ao teu personagem, eu faria mais dois cortes no tornozelo dele, pra que vc consiga depois fazer o pé dobrar. boa sorte! flw!
Animador - Aquiris Game Studio
http://www.aquiris.com.br
Olá, Natal. Seja bem vindo ao Grupo. O Merkel disse tudo acima. Também faria uns cortes a mais na área dos ombros para conseguir um loop melhor na malha. Abraço.
Bom, fiquei aqui quebrando cabeça, mas enfim saiu pelo menos alguma coisa, estou fazendo novos teste de animação, assim que terminar eu posto aki juntamente com algumas duvidas que tive no processo. *EBS. não vejo mais o pessoal postando, será que estão todos concentrados em suas animações.rsrsrs t+
Tudo na vida piora antes de melhorar!
algumas considerações sobre as tuas animações Nadal. Uma coisa muito importante que tem que se cuidar ao animar, é que não importa o movimento que tu faça, 99% dos bones do teu corpo se movem, por exemplo na tua caminhada, o personagem não está movendo o antebraço e nem o pulso, isso deixa o personagem "engessado". Ele tb não está rotacionando a coluna nos 3 eixos, está em somente 1 eixo e isso deixa o movimento "duro". Na gingada tu tem que movimentar mais a coluna tb, ele está muito estático. Procure por bons videos de referencia e no inicio não tenha vergonha de literalmente "copiar" os movimentos, pois assim vc vai pegand prática e vai se acostumando aos movimentos. segue no estudo! flw!
Animador - Aquiris Game Studio
http://www.aquiris.com.br
Oi Natal, Realmente, o personagem precisa de mais movimento. Tá duro, mesmo. Além das observações do Merkel, o tronco não está se movendo. No walk, o timming não tá legal. Parece que tá em câmera lenta. Apesar das críticas parecerem negativas (acredite, são construtivas), eu vejo grande potencial em vc. Tá só precisando dar uma estudada nos princípios básicos de animação (timming, peso, movimento em arcos, balanço). Continua aí que tem tudo pra ficar ótimo. Abração,
Olá a todos! Venho a adentrar nesse mundo maravilhoso que é a animação. Só que, como qualquer iniciante, estou apanhando muito!! Eu criei o personagem Mikey do Monstros S.A. e quero animá-lo. Só que eu não sei como fazer isso direito e espero sugestões e dicas de vocês experts. Acima algumas imagens do Mikey e minha estrutura de bones. O próximo passo que é complicado. Como vou adicionar os controladores e aplicar o HI Solver corretamente? O meu skinnig sai tudo errado! hehehehe Bom, pra quem quiser, estou postando também o modelo aqui, para vocês darem uma olhada também na malha, se ela está boa para animação e também, quem sabe, criar uma estrutura de animação para eu estudar: http://www.megaupload.com/?d=5HHXKSBN Abraços.
Oi Renan, Vou tentar dar umas dicas, mas acho que não vou ajudar muito, pois minha experiência com animação estão softwares como XSI e Maya. Porém, a lógica é a mesma. Não é comum animar os bones, por isso criamos controladores que devem "dirigir" os bones. Exemplo: para pernas e braços é comum animar via IK (FK também, o bom é ter os dois, mas vamos deixar isso pra depois, hehehe). Vc pode criar um círculo (será o controlador do braço). Alinhe esse círculo com o bone da mão, ficando ele na região do pulso. Depois, crie o IK do braço (Animation > IK Solver > HI Solver). Clique no bone da mão e depois no bone do Braço (não do antebraço). Uma linha surgirá e um Point surgirá exatamente no pulso. Se vc mover esse point, já dá pra ver o IK funcionando. Faça um link desse point com o círculo, de modo que mova o controlador para mover o IK. Cara, é só um começo. Sei que a galera vai te ajudar mais por causa do Max. É só aguardar. Dê uma estudada no tutorial de Rig que vem junto com o Max, pois é muito bom. Grande abraço e seja bem vindo.
Oi Leandro! Muito obrigado pelas dicas. Recomecei todo o meu rig de novo, pela terceira vez. hehehe Dessa vez vou mostrar a vocês todos os passos que estou fazendo para ver se estou no caminho certo. Acima os links do IK Solver. Estão todos corretos ou faltam mais alguns? Abraços.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716859.

Total de membros registrados: 142966

Últimos membros registrados: RootzCollagen, VultrioxTrimmer4355, CAMILA CHAGAS, JunikoAbreu, Thales_T3, ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d.

Usuário(s) on-line na última hora: 177

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.