GRUPO DE ESTUDO: Criação e Animação de Personagens

Por: Edson  

Em: 07/03/2007 21:31

Da hora cara, Parabens!!
Renan, eu concordo com o que foi comentado, eu gosto de simplificar ao máximo o rig para facilitar na hora de animar, quanto mais controles mais difícil fica de manter controle de tudo o que está animado. Por isso costumo fazer cada dedo dobrar inteiro, em vez de um controle para cada articulação do dedo como vc fez. Por outro lado alguns controles não podem faltar, como o controle do swivel como o Leandro falou, para cotovelos, joelhos e tudo o que usa IK, só não pode esquecer de move-los junto. E não esqueçam de zerar o transform dos controllers quando finalizar o rig, clicando com alt + botão direito e escolhendo freeze transform. Assim o ponto base do rig fica gravado como zero e sempre que precisar voltar pra pose inicial é só selecionar tudo e no mesmo alt + botão direito escolher transform to zero. Isso ajuda muito principalmente no skin.
Legal, Renan. Vc tá pegando o jeito, hehehe Abração,
Obrigado gente pelo apoio! Agora a pergunta que todo mundo quer calar: o rig está bom agora ou falta mais alguma coisa? Fla3DMadness, entendi o que você quis dizer. Eu postei um novo vídeo com um controlador que dobra todo o dedo como você falou. Agora essa parte do freeze transform eu não peguei direito. Pode explicar melhor? Abraços.
Pode crê, Renan. Zerar as posições dos controladores é super importante, como o Fla mencionou. Dessa forma, as coordenadas de cada controlador, mesmo em posições e rotações diferentes no espaço, serão sempre 0,0,0 quando em repouso. Assim, fica fácil colocar os controladores em seus estados iniciais. Abração,
Ahhhhh!!!! Agora eu entendi! hehehehehe Eu não conhecia esse recurso. Vê se eu fiz certo: selecionei todos os meus controladores e dei um freeze transform. Cliquei em Yes. Agora todos vez que eu precisar voltar o rig para a posição original é só selecionar os controladores desejados e clicar em Transform to Zero. É isso? Abraços.
Renankogut, cara ficou muito bom seu rig é uma ótima opção tbm, Parabens mano!!
Uel Winner
Sim, é isso mesmo renan. Só recomendo afastar o controle do swivel para traz do cotovelo e pra frente do joelho, vai facilitar na animação também. Por sinal tem algo estranho no teu joelho, o controle do swivel indica o lado que os bones vão dobrar, mas o seu controle esta na parte de tras e ele dobra pra frente. Tem que testar bastante pra ver se não saiu algo errado. E agora eu vi no final do video o controle dos dedos, eu também faço isso pra facilitar, só o dedão que pode ficar muito limitado no movimento se ficar só abrindo e fechando, nesse caso eu costumo usar um controle manual pra ele e as vezes até IK.
uelwinner eu comecei aqui no grupo de estudos e dei uma parada justamente porque n conseguia desenvolver um rigg simples e eficiente. Tem compartilhar esse "passo-a-passo" que você comentou com o Renan?? vlws, Abraço!!!!!!!!!!!!!!
caramba Estêvão, ficou legal seu personagem... ..É impressão minha ou ele ta fazendo o movimento do pegasus?? =P

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716856.

Total de membros registrados: 142964

Últimos membros registrados: CAMILA CHAGAS, JunikoAbreu, Thales_T3, ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d, nana_rlkdoodio, GabrielaM.

Usuário(s) on-line na última hora: 207

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.