GRUPO DE ESTUDO: Criação e Animação de Personagens

Por: Edson  

Em: 07/03/2007 21:31

Olá a todos! Fiz mais dois vídeos de teste de rig na perna do Mike. Abraços.
Olá, Renan. Valeu pelo pronunciamento. Em nenhum momento citei o tutorial do uelwinner. Eu acho ótimo quando postam tutoriais no Tópico do Grupo. O que escrevi foi exatamente e exclusivamente sobre os métodos que eu e o Leandro estávamos indicando a você e sobre a experiência de cada um com os erros que geralmente encontramos. Acho que o Leandro entendeu o que escrevi. O que deve ser passado a toda pessoa que está iniciando em animação de personagens é que primeiramente deve-se entender a ferramenta que se está usando. Não adianta nada você fazer esse RIG perfeito e depois que tiver que fazer outro ter que voltar aos tutoriais. Seu Skin está se comportando muito bem. Parabéns. Abração a todos.
Legal os rigs do pessoal ai. Se puder eu quero dar uma dica, tentem deixar os rigs o mais simples e funcional possível. Ter controladores é legal, ajuda bastante na animação, mas ter demais tb atrapalha. Abaixo tem um vídeo de um rig de personagem que eu fiz e que sempre me baseio nele. Acho ele simples e funcional.
Animador - Aquiris Game Studio
http://www.aquiris.com.br
Show, merkel. Costumo deixar o mais simples meus personagens, tanto na modelagem como no RIG também. Abraço.
Poxa merkel. Achei seu rig muito bom. Uma coisa que eu não consegui perceber: o seu personagem é feito com o próprio bone? Ou você criou uma malha, fez o bone e depois deu um skin? Como você fez para os bones esticarem? Quando você usou o HI solver, como você fez para não dar aquele problema do bone se mexer muito rápido e se deformar? Todos esses controladores da mão você usou um script ou foi com Atributte Parameters? Outra coisa que não consigo fazer é girar o bone com o Rotate enquanto ele está sendo usado para o HI Solver. Aparentemente você conseguiu no braço. Como? A malha do seu personagem está separada ou junta? Desculpe por tantas perguntas. hehehe É que seu rig ficou bem legal. Quero aproveitar o máximo desse grupo de estudos. Qualquer coisa, venho te perturbar mais um pouco. Com sua permissão, claro. hahaha Mais uma pergunta em aberto: tem como limitar os movimentos dos bones, para ele não dar aquelas voltas estranhas quando o HI Solver é usado e também para se adequar à física? Abraços.
quanta pergunta.. rs... bom, vamos por partes... o seu personagem é feito com o próprio bone? Ou você criou uma malha, fez o bone e depois deu um skin? Com ambos, nos braços e nas pernas eu usei bones (pra poder fazer as pernas esticarem e nos braços pra poder fazer Ik/FK) , no restante é a própria malha mesmo. Onde eu usei bones, eu fiz um skin pra malha. Como você fez para os bones esticarem? Foi através de float expression... script. Quando você usou o HI solver, como você fez para não dar aquele problema do bone se mexer muito rápido e se deformar? Não entendi muito bem, mas sempre antes de fazer qualquer coisa no max, eu sempre dou no objeto um reset transform e reset scale, além de um xform. Isso evita alguns problemas como essas deformações. Todos esses controladores da mão você usou um script ou foi com Atributte Parameters? Pra gerar os botoes e sliders foi com maxscript, ai tu linka eles através do wireparameters. Outra coisa que não consigo fazer é girar o bone com o Rotate enquanto ele está sendo usado para o HI Solver. Aparentemente você conseguiu no braço. Como? Realmente qdo tu coloca o HI solver tu perde o FK, mas tem um script que tu acha ai na net, que te permite usar os dois. Procura por IK/FK plugin. A malha do seu personagem está separada ou junta? Depende do que vc quer dizer com junta e separada, elas não estao juntas no mesmo mesh mas estao linkadas uma nas outras. Como o objetivo do personagem é apenas pra fazer animações, não é necessario elas estarem todas na mesma malha e nem é necessario fazer um skin. (Exceto nos bracos e nas pernas onde eu usei bones) Tem como limitar os movimentos dos bones, para ele não dar aquelas voltas estranhas quando o HI Solver é usado e também para se adequar à física? Nao sei se entendi direito, mas pra evitar voltas estranhas é só controlar o swivel angle, geralmente se coloca um objeto linkado e ai tu controla. E nao existe isso de se adequar a física rs... tem q animar no braço mesmo, peso, força, aceleração... não tem moleza! rs.. flw!
Animador - Aquiris Game Studio
http://www.aquiris.com.br
Muito obrigado pelas respostas. Eu acho que eu não fui claro na minha primeira pergunta. Eu quis dizer que o seu próprio personagem, mais especificamente os braços, são feito com o próprio bone. Tipo, o braço dele é um bone? Pelo vídeo deu para perceber isso. Quanto a malha estar unida, eu quis dizer pela mesh mesmo. No teu caso é mais fácil justamente por essa causa. No meu, o Mike tem uma malha única, o que torna o skin muito mais difícil e chato. Abraços.
Olá pessoal, faz um bom tempo que não posto nada no forúm. Vivo constantemente lutando contra o meu tempo... Pois bem... volta e meia eu passo aqui na 3d1 para ver as novidades, os grupos de estudos que já participei e os novos tópicos da galera. Em fim... Tô querendo voltar a estudar modelagem de personagens e começo postando o personagem que acabei de modelar... Minha tartaruga mascote. Fico Feliz em ver que esse grupo de estudo ainda continua tendo visitas constantes, também fico feliz em rever alguns amigos como o Edson que já me ajudou muito... Bom... é isso aí, vou finalizar os ultimos detalhes e começar a mapar e texturizar, conto com a ajuda de vocês para fazer os rigs do meu personagem... Valew....
OPa meus irmãos, mau entendidos acontece e como o mano Renan falou é tudo saudável. Então, só não quero disputar com ninguem o que é e como se faz, aqui é como receita de bolo cada um tem sua maneira e como confeitar o importante é partir esse bolo, rsss. Abraço a todos!!
Uel Winner
e ae rapazeada!!!!! to sumidãoO ó!!!! to de viagem a dois meses na casa da miinha mãe, e nunca mais peguei no 3d!!! mas dqui a uma semana eu to de volta!!!!! a tartaruguinha ta maneira!!! os olhos e as pestanas vc vai fazer separado é naomeescrevaa1? continua ae!!! to com saudade do meu personagem!!! flws pessoal!!!! fui
Meus trabalhos
http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=3853159292542542651&aid=1221485906&p=0

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716856.

Total de membros registrados: 142964

Últimos membros registrados: CAMILA CHAGAS, JunikoAbreu, Thales_T3, ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d, nana_rlkdoodio, GabrielaM.

Usuário(s) on-line na última hora: 234

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.