quanta pergunta.. rs... bom, vamos por partes...
o seu personagem é feito com o próprio bone? Ou você criou uma malha, fez o bone e depois deu um skin?
Com ambos, nos braços e nas pernas eu usei bones (pra poder fazer as pernas esticarem e nos braços pra poder fazer Ik/FK) , no restante é a própria malha mesmo. Onde eu usei bones, eu fiz um skin pra malha.
Como você fez para os bones esticarem?
Foi através de float expression... script.
Quando você usou o HI solver, como você fez para não dar aquele problema do bone se mexer muito rápido e se deformar?
Não entendi muito bem, mas sempre antes de fazer qualquer coisa no max, eu sempre dou no objeto um reset transform e reset scale, além de um xform. Isso evita alguns problemas como essas deformações.
Todos esses controladores da mão você usou um script ou foi com Atributte Parameters?
Pra gerar os botoes e sliders foi com maxscript, ai tu linka eles através do wireparameters.
Outra coisa que não consigo fazer é girar o bone com o Rotate enquanto ele está sendo usado para o HI Solver. Aparentemente você conseguiu no braço. Como?
Realmente qdo tu coloca o HI solver tu perde o FK, mas tem um script que tu acha ai na net, que te permite usar os dois. Procura por IK/FK plugin.
A malha do seu personagem está separada ou junta?
Depende do que vc quer dizer com junta e separada, elas não estao juntas no mesmo mesh mas estao linkadas uma nas outras. Como o objetivo do personagem é apenas pra fazer animações, não é necessario elas estarem todas na mesma malha e nem é necessario fazer um skin. (Exceto nos bracos e nas pernas onde eu usei bones)
Tem como limitar os movimentos dos bones, para ele não dar aquelas voltas estranhas quando o HI Solver é usado e também para se adequar à física?
Nao sei se entendi direito, mas pra evitar voltas estranhas é só controlar o swivel angle, geralmente se coloca um objeto linkado e ai tu controla.
E nao existe isso de se adequar a física rs... tem q animar no braço mesmo, peso, força, aceleração... não tem moleza! rs..
flw!
Animador - Aquiris Game Studio
http://www.aquiris.com.br