GRUPO DE ESTUDO: Criação e Animação de Personagens

Por: Edson  

Em: 07/03/2007 21:31

Renan, A rotação da mão não está sendo feita via controlador? Naomeescreva, A textura tá massa, mesmo. Abraço,
Oi merkel, tudo bom? Eu acho que o problema é mesmo o primeiro que você falou. O segundo, como mostra uns dos meus vídeos postados aqui, não acontece; todo o esqueleto da mão se move sincronizado na mesma normal. Estou postando uma imagem para você qual deve ser o possível problema. Escolhi uma falange, onde toda unha está em 100%. Aí eu coloquei uma espécie de degrade nas influências de acordo com os loops que iam aparecendo. É justamente nessas interseções de bones onde ocorrem os problemas. Será que é isso? Oi Edson. Tudo bem? Se eu entendi direito, acho que eu já tentei isso. Coloquei no bone da mão influência total sobre a mão inteira. Mas aí quando fui mexer nos dedos eles não se mexiam. Vou tentar de novo. Vale a tentativa. :D Oi Leandro. Tudo bem? Se rotação quer dizer o movimento de torção da mão e consequentemente do braço então não. Para falar a verdade, eu acho que não tenho ele. Abraços.
Depois da ajuda do merkel, finalmente descobri o que era!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Uma parte da teoria do skinning que eu não sabia era que essas interseções tem que se complementar em 100%. Por exemplo, na minha última imagem, se a parte amarela da falange de baixo estiver em 45%, o bone de cima tem que estar em 55%. No meu caso quando eu fazia isso eles nunca se complementavam. Aí eu descobri que o bone da coluna, por ser enorme, estava fazendo uma mega influência em todo o corpo, inclusive na mão. Foi só tirar essa má influência (hehehe) e... tá-dá!!!!!!! Problema resolvido!!!! Daqui a pouco eu posto um vídeo do skinning da mão. É provável que eu faça o skinning da perna tudo de novo, porque ela estava dando o mesmo problema e meio que fiz um gambiarra para dar "certo". Obrigado a todos. Vou postando todo o resultado aqui. Qualquer dúvida, sei que aqui eu posso tirar e saná-la! :D Abraços.
Olhem aí um teste da mão. :D Abraços.
É isso mesmo, Renan, heheheheh Se dois bones dividem o mesmo pedaço de malha, a interseção deve ser dividida igualmente, pelo menos, nesse caso. Vi depender da deformação que vc quer. Abração,
Alô, desculpa a demora pra responder(pag104), estive fora do ar por um tempo. Não sei se animo o personagem porque não tenho idéia do que fazer, fora isso eu vi alguns errinhos de rig que deu pra camuflar bem no render, mas assim que eu tiver alguma idéia eu posto aqui.
Olá a todos! Graças a ajuda do merkel estou quase conseguindo terminar o skinning do mike. Vou postar o meu resultado de agora para vocês. Como você podem ver, ainda tem muitos problemas, dos quais peço a ajuda de vocês de novo (hehehe): - Dentre uma das mudanças do meu personagem, foi a retirada do controlador do cotovelo de ambos os braços. Eles estavam alinhados com o bone do cotovelo, quando na verdade deveriam estar lá atrás. Era por isso que dava meus flicks. Aí, quando fui mudar para trás, todo o braço rotacionou também. Falei com o merkel a respeito e ele me disse que ou eu fazia tudo de novo ou eu controlava pelo próprio Swivel Angle. Eu escolhi a segunda opção. :) - Eu acrescentei mais dois bones ao Mike: a clavícula esquerda e direita. Elas foram criadas porque o bone do braço estava muito longe do da coluna, o que ocasionava um flick bem forte na região do ombro. Depois dessa adição, o problema se reduziu a 50%. Como vocês podem ver, o braço ainda rotaciona de um forma esquisita quando deixo o controlador mais para cima (do lado dos olhos). Espero contar com dicas de vocês. - Criei também mais um controlador na mão: a torção. Separadamente, funciona perfeitamente, como vocês podem ver no vídeo. O problema acontece quando eu, após mexer em Torção, o movimento do Tapa não fica alinhado com a rotação do braço e vira um movimento mais parecido com o do Tchau. Isso ocorre vice-versa. Qualquer dica será muito bem-vinda. - Outro problema, mas dessa vez não tão ruim, é a deformação exagerada no cotovelo quando o braço é dobrado. Isso ocorre por causa da minha distribuição de peso dos vértices ou por causa do controlador deletado? Vivendo e aprendendo... :) Abraços.
Mano Renan esse problema tenho quase certeza que é por falta do controlador da Clavícula. Se ele existisse teria seu peso e influencia sobre o braço.
Uel Winner
Oi uelwinner! Tudo bom? Mas aonde eu coloco esse controlador? Acima uma imagem de todos os bones com os controladores. Se você puder me indicar seria ótimo. Abraços.
Dá uma olhada como é Renan meu bro!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716856.

Total de membros registrados: 142964

Últimos membros registrados: CAMILA CHAGAS, JunikoAbreu, Thales_T3, ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d, nana_rlkdoodio, GabrielaM.

Usuário(s) on-line na última hora: 253

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.