Reduzindo Consumo de Memória ao renderizar uma cena grande.

Por: Serial  

Em: 10/04/2008 17:14

o loco... merece um tópico fixado este, que por sinal muito completo e útil para todos nós. parabéns pela iniciativa de traduzir o texto e pela galera rechear de informações. O tópico poderia ser travado para todos acharem sempre que precisarem e puderem incluir informações assim que descobertas. Além de tudo que já foi dito, em alguns casos o render elements acaba ajudando tanto no tempo de render, como no trabalho final, por existir a possibilidade de compensação dos elementos na montagem e composição. Fica a dica. E lembre-se que é muito melhor extrair um render qse perfeito em 1 dia e gastar mais um dia na composição do que pirar e ficar 10 dias fazendo testes e mais testes para alcançar o mesmo resultado. Para quem desconhece, combustion, after effects e photoshop trabalham super ligados com softwares 3d em relação a composição e mesclagem dos layers. Eu lembrando de mais dicas volto a postar aqui. Parabéns galera...vai ser muito útil!
____________ Glauco Longhi www.longhifineart.com Twitter - @glaucolonghi
opa, muito boa as dicas, ta de parabéns!!! muitas coisas q eu n sabia q consumia memoria do pc e dexava so por dexar xD. vlw
cgfear - design grafico. SITE PRONTO!!! www.cgfear.xpg.com.br
massa, já tinha visto as configs postadas anteriormente aqui ou em algum outro forum,, porém com o bate papo veio mais informação. ressaltando o que foi falado antes, sempre tente colcoar as texturas em uma pasta do seu projeto. eu faço isso com resource collector, porém, ele não junta proxys e hdr nem luz, mas o grande lance é vc poder guardar seu trabalho em backup depois com as texturas que foram utilizadas e o max vai buscar na pasta pelo caminho mais curto. Para o caso de uma rede, salve o arquivo no seu computador para o trabalho ir mais rapido. Dependendo do trafego de informações pode ser mais lento a leitura das informações.
Julio Linhares - Computação Gráfica para Arquitetura
msn: [email protected]
www.juliolinhares.com
pessoal, só fiquem atentos com render final no net render porque as vezes tu deixa o render la, e vai dormir e quando acorda pela manhã tem a decepção do render ter dado pau umas 5 a 6x pela madrugada e esta tentando renderizar novamente. fiquem atentos porque no net render cada job fica com tempo maximo p/ tentar renderizar, nas versões antigas do max esse tempo é absurdo 50min, nas versões + novas este tempo parece que foi almentado p/ 600min (não tenho certeza), mas é isso...p/ modificar este parametro precisa ir em monitor, selecionar o job e edita-lo...ok otimo topico.
"juliolinhares" disse: massa, já tinha visto as configs postadas anteriormente aqui ou em algum outro forum,, porém com o bate papo veio mais informação. ressaltando o que foi falado antes, sempre tente colcoar as texturas em uma pasta do seu projeto. eu faço isso com resource collector, porém, ele não junta proxys e hdr nem luz, mas o grande lance é vc poder guardar seu trabalho em backup depois com as texturas que foram utilizadas e o max vai buscar na pasta pelo caminho mais curto. Para o caso de uma rede, salve o arquivo no seu computador para o trabalho ir mais rapido. Dependendo do trafego de informações pode ser mais lento a leitura das informações.
Julio, grande dica! Eu já faço isso para manter a organização do projeto. Cada cena tem uma pasta dentro da pasta scenes. dentro desta pasta eu agrupo todos os bitmaps, mapas de photons, mapeamento UVW, em resumo, tudo que diz respeito à cena. Essa organização é uma mão na roda na hora dos backups ;) O tópico tá cada vez melhor! Todas as dicas são excelentes para um workflow ideal!!
Doe medula óssea! Doe vida!
Não sei se alguém disse isso ao longo do tópico... Por que hoje esqueci o óculos em casa...hahahaha! :p Mas ainda existe o Disable textures como mencionado... Só clicar em Viweport Configuration e depois na Aba Rendering MEthod e ativar o Disable Textures... Em baixo no campo APLLY TO vc pode escolher se as alterações vão afetar a viewport ativa ou para todas as viewports... A Janela Viewport Configuration pode ser acessada clicando com o botão direito em cima do Title da Viewport e escolhendo a opção Configure na janela pop-up... Janela Viewport Configuration Acessando a Janela Viewport Configuration Outras coisas que podem optimizar não só memoria RAM mas também memoria de video é acessar a configuração do Driver grafico que vc está usando... Vaso seja um Custom Drive como o MaxEtreme ou o Direct 3D Drive... Ali por exemplo vc pode configurar as viewport para sempre abrirem texturas com 512x512 na viewport independente se a textura que vc está usando no seu projeto tem 2048x2048... Na viewport ela irá ser carregada com o que vc definir no drive... Isso vale para Background também... Além disso da para ligar o MipMap para Viewports... Funciona como o ja citado aqui, mas feito pela placa de video nas viewports... Automaticamente! Devia ter algo assim não só para as viewports mas para render final também ;) Outra coisa é evitar usar sempre desligado e para todos os objetos da cena o "Back facing Cooling"... Aqui onde trampo por exemplo tem muito nego que deixa para todos os objetos essa opção desligada... Assim o render nas viewports ficam mais pesados. O Backfacing Cooling faz com que o lado contrario das Normais das faces (A frente da face) não seje renderizado... ficando transparente na viewport e no render final... Não há necessidade por exemplo de uma esfera ser renderizada o lado de dentro né? ninguém vai estar vendo e isso só consome recursos do seu PC a toa. Eu normalmente uso o Backfacing Cooling sempre ligado... Até deixo ele ligado em Objeto Creation. Só ligo em casos raros para modelagem e volto a desliga-lo para o render... Para renderizar os 2 lados uso um Chader Double Side quando não posso ter textura espelhada como lgos, ou apenas ligo o 2 Sided do material em casos onde se eu espelhar a textura não prefudica a "leitura" e/ou entendimento da textura. Se eu lembrar de mais alguma coisa... posto aqui :seila:
Meu Portifólio http://www.3dmarcelo.com/
caramba... ADOREI!!! valeu!!! jah fiz o teste... consegui fazer o netrender funcionar com 2 PCs, e mesmo assim entendi perfeitamente a vantagem de usa-lo com um PC soh.... VALEU!!!
o mundo eh horrivel pra quem pensa
interessante, e excelente tuto...
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg
Obrigadoo!! Muito bom seu tuto! parabéns!
Interessante notar que o backface cooling vem ativo por default nos A&D materials...bom lembrar!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138527

Últimos membros registrados: breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts.

Usuário(s) on-line na última hora: 1252, sendo 14 membro(s) e 1238 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, JMDesign, jessicatorres, Geraldo Nunes, Celso Borttoloto, robsonhti, Osvaldo Arquiteto, Fabio Catelleno, billypaul, Adalberto Rocha, Roberto Movanni, wilsimar, TadeuB79, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.