"ShinnoK" disse: grande hawf!! cara, acho q ce conseeguiu responder antes de eu fazer uma pergunta q eu ia fazer hehe acho q o efeito q eu tava tentando faze vai dar +- com esses sets q vc me passou.... queria um sol com a luz mais estourada e o ambiente iluminado um pouco melhor porque na minha imagem, na minha opinião, apesar de a iluminção estar boa não acho que ela ficou muito real a não ser que seja um sol bem fraco de fim de tarde hehe, mas daí seria mais alaranjado :P só uma coisa poderia me explicar a diferença do IES Sun e duma direct normal?? tipo, qdo usar um e qdo usar o otro?? e por que usar o HSV exponential ao invés do linear ou do exponential?? não sei muito bem quando usar um ou otro :P heheh vlw ae ;)Fala Shinnok, blz? Esse lance da luz estourada é bem contraditório. Tem gente que diz "a iluminação estourou ali", mas não tem nada haver, pois daqui onde estou sentado, eu vejo diferentes tipos de iluminação diariamente no jardim aqui de casa, é uma pena que não tenho uma camera digital para fazer um estudo de iluminação, tipo, para mostrar em dias diferentes mas no mesmo horário. Tem dias que tenho de fechar a cortina do meu quarto porque é insuportável a intensidade de luz do sol que bate no muro (branco) e no gramado. :D A diferença entre a IES Sun e a Direct está nas propriedades físicas reais (luzes fotométricas), se você notar, a intensidade da IES Sun é setada por temperatura de cor e não pelo multiplicador comum das luzes do max. Tanto que é obrigatório o uso de um controle de exposição a luz (Color mapping do VRay ou Exposure Control do max), como em uma câmera fotográfica, que você tem de configurar a exposição do filme a luz, para que as fotografias não queimem. :D Bom, é bem particular este lance de quando usar uma ou outra luz. Tem gente que não gosta de usar IES Sun por que tem de ficar testando o seu multiplicador, aqui eu nem mexo, apenas posiciono ela na cena e trabalho o color mapping para não gerar estouros. A diferença entre os três tipos de color mapping é bem visual. O Linear preserva cores e iluminação, inclusive os estouros, o Exponential evita os estouros mas desatura as cores e o HSV Exponential evita os estouros e preserva as cores, pra mim, o melhor a ser usado tanto em internas como externas. Flw! :joiad:
"Gustavoo3" disse: me ajuda ai tambeeem owww uaehueEai Gustavo, blz? Cara, ajudo sim, mas antes dá uma olhadinha nas páginas anteriores. Eu e outros usuários postamos testes e foi colocado setagens de luz e render. Tem bastente informação que você pode filtrar e tirar proveito. ;) Flw! :joiad:
"Boby94" disse: Ai galera me parece q ninguem entra mais nesse topico mais vamos la caso alguem entre "!!!! eu to ja + ou menos uns 15 dias tentando baixar essa cena pra eu poder fazer o estudo ,,,,, mas ,,,,,, infelizmente nao consegui baiz=xar ate agora da um erro sempre ou vem com um arquivo q nao da pra ser aberto sei la me ajudemmmmmmmmmmmmmmmDá uma olhada na página 7, está lá o arquivo da cena usada no estudo. ;)
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