Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

elisalage   italia - Internacional
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Jean Carlos Flores   SC - Florianópolis - SC
Luiz   São Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

Jailton   recife-pe
IlacielArq   Rio de Janeiro, Brazil - RJ
Iel   São Paulo

Estudos MentalRay² (New)

Por: Joao Mendes  

Em: 29/10/2009 11:27

cara, boa a ideia, e acho que um topico noo ficaria melhor :)
voto em tópico novo tb.. tamo aí.. preciso aprender esse "trem" (como dizem os mineiros).. hehe
Opa galera fico feliz por ver vcs por aki! Bem pelo visto... preferem um novo tópico.. mas nunk descartem o conteúdo de lá.. pode-se aprender mt nakele tópico.. e eu nem sei se seria permitido criar outro tópico.. caso algum moderador ache errado eu deixo livre para modificar.. a intensão não é dividir nada... nunk... aki é só soma e multiplicação! :) Outra coisa q eu gostaria de dizer é q nao sou nenhum fera em MR.. estou estudando mais agora entao acho que se estudassemos juntos poderiamos compartilhar juntos! Então é isso pessoal! Vou deixar essa imagem de post só p nao dizer q nao postamos nada hj... É o básico do básico... Lição 1: Como ativar o Mental Ray
http://www.joamends.com
e vamo que vamo []´s
"esse é um pedaço do meu sonho e ele é do tamanho do mundo..."
Eu queero, eu queeero! uhahuaua =P
olá J23... se me permite.. rrss tb dá p/ fazer assim: Vai no menu Customize, escolhe a opção Custom UI and Default switcher no quadro: Initial Settings for tool options, escolha a opção max.Mental Ray .. isso vai tornar o mental o render padrão e já ativar o material Arch & Design p/ todos os slots do material editor (como padrão) no quadro: UI schemes, escolha a opção ame-Dark (minha preferida, vcs podem escolher outras).. isso vai alterar o esquema do max cor da tela, dos botoes.. etc... p/ pegar as alteraçòes.. feche o max e abra novamente... estamos prontos p/ começar a renderizar.. rsrs abraço galera
CHTHOME: valeu pela dica. fazia tempo que queria mudar a interface do meu MAX. []´s
"esse é um pedaço do meu sonho e ele é do tamanho do mundo..."
opa!!! Vlw seu Carlos thomé! e cara.. aki é um grupo de estudos... qlqr um que saiba algo relevante pode falar!!! tem disso nao brother! :) vlw a contribuição! :)
Olá pessoal, Bem vamos falar um pouco sobre o Global Illumination (G.I.) Mas antes disso é necessário entender que o Mental Ray é um renderizador Físico, sendo assim todas as unds de medida são levadas em consideração na hora do render final. Tanto ao tamanho dos objetos, quanto a luz, reflexão, refração, materiais...Todos os cálculos são feitos com medidas físicas por isso ele é um render tão realístico, mas é um requisito compreendê-lo para obter resultados. Grandes erros acontecem quando as unidades padrões do Max são modificadas, pois o Max está configurado em polegadas (inches)... todo ele. Mesmo quando vc modifica suas unidads para metros ou centímetros.. ele continuará trabalhando em polegadas. Então nos estudos do MentalRay aconselho a todos tornar as unidads de forma padrão do max: Vá no menu: Custumize/Units Setup Ok Agora sim podemos começar... sem isso provavelmente mts erros aconteceriam. :) O G.I. trás o realismo para sua cena, pois, ele simula as reflexões da luzes desta, gerando o efeito de mesclagem de cor onde os photons se propagam para iluminar o ambiente (como acontece no mundo real). O grande problema de se entender isso no inicio vem da simples pergunta : Que diabos é esse tal photons!? Rs Essa sempre foi a dúvida que me impedia de compreender o que estava sendo falado pq no fundo no fundo eu não sabia do que se tratava. (e acho que mt gente deve ter essa dúvida) Photons são os raios que a luz emite ( e ponto..rs) Esses raios não se perdem no infinito eles refletem ou se refratam – em caso de transparência - (nessa afirmação está a chave do G.I.) O que se deve entender é que nessa reflexão o photon leva com consigo a cor do local onde ele refletiu. Por isso vemos aquele exemplo clássico de GI, parede vermelha, branca e azul . Para compreender essa reflexão de forma visual. Isso comprova que não é soh a luz que emite photons... o material tbm... então para configurar uma cena adequadamente tudo deve ser considerado! E não existem receitas de bolo. Temos que saber as técnicas pois cada caso é um caso, não há como generalizar o seu uso com medidas prontas. Aqui segue o exemplo da cena sem GI, com GI e com GI + Final Gather básico de 64samples (mínimo para teste msmo) Bem pessoal vou deixar aki o link da cena para o download. Fazer Download do arquivo Vamos estudar com ela pra obtermos com os resultados padronizados. Logo falarei o estudo do menu do GI, por enquanto a maior preocupação deve ser de entender o que é o photon em si e como ele funciona. Uma dica... olhe a sua volta.. seu quarto, seu escritório.. as coisas funcionam assim, só não paramos para observar :).... no mais.... that’s all folks! rs abraços a todos
bom estudo pessoal

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710368.

Total de membros registrados: 137788

Últimos membros registrados: sugardefenderprijs, pokebal02, Pokebal026, LipozemSouthAfricaReview, fernandadias371, Tomasleal-, moilveira, Jandir .

Usuário(s) on-line na última hora: 355, sendo 3 membro(s) e 352 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: LipozemSouthAfricaReview, sugardefenderprijs, pokebal02.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.