Oi, Fla, dei uma olhada no post do Master Zap e acho até que faz sentido.
O que ele discute ali é, ao configurar os raios (max e min) de Final Gather para uma cena (isso quer dizer que vc não está usando Interpolação) ele prefere configurar com base nas unidades em pixel, que é o default, ao invés da escala usada na cena - no meu caso é centímetros.
Realmente, eu até já fiz uns testes com unidades da cena, e também com as unidades em pixel. Não vi diferenças quanto à qualidade maior de um ou outro. Pra mim, usar as unidades em pixel tem o inconveniente de a solução para uma resolução menor - testes por exemplo - não ficar adequada para uma resolução maior. Com as unidade da cena - centímetros por exemplo - a solução independe da resolução.
Eu não sei se há alguma diferença realmente entre usar estas duas opções, por poucos testes que fiz não cheguei a ficar interessado em usar as unidades em pixels (apesar da opção default estar em pixels e isso já ser um indicativo de que pode ser a melhor opção).
O que realmente dá diferença de resultado é vc trabalhar com interpolation ao invés de configurar pelo raio.
Mas uma coisa eu te falo. Dá para ter resultados bastante acurados - mais acurados até do que o método de interpolation - usando o controle pelos raios. Usando Photon mapping, os raios do Final Gather podem, às vezes, estar configurados para 15, 20 centímetros, em uma interna de dimensões medianas. (uma sala, um dormitório, por exemplo).
Recentemente comecei a estudar e produzir cenas com configurações mais acuradas de Final Gather.
Uso 0,5 - 0,6 no density. Aprox. 280-300 Rays emitidos (mas esta configuração uso para materiais de paredes, teto, que são áreas mais sensíveis, os outros materiais, controlo pelo FG quality do Arch Desing, colocando o multiplier para menos de 1, conforme o material).
Desta forma consigo usar estes valores de 10,15,20 centímetros para o Raio do FG (fazendo testes a partir de 5 cm e aumentando até samplear satisfatoriamente). São valores bem pequenos, que conseguem pegar mais detalhes, conseguindo uma solução bem definida. Em tutos, para cenas desta, quando usam o FG controlado pelo raio, geralmente usam valores de 10% do tamanho da diagonal da cena (em planta) o que geralmente dá 70, 80cm.
Já se vc usar o Interpolation, com estes valores no density (0,5 - 0,6), vai precisar aumentar o valor do interpolate para 70, 80, 120, 150, o que torna a solução mais mesclada, e por isso um pouco menos definida do que esta primeira solução.
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