Valeu, Fla. Eu ainda vou fazer uns testes em cornell box, como no site da cg. Eu acho que não é lógico substituir photons por Irradiance Particles, pq a lógica seria outra. Acho, que na verdade, ele substitui mais ou menos o FG - seria um substituto para o Brute Force do Final Gather, pelo que li, e não sei se tá certo.
Eu ainda estou confuso e preciso reler aqueles tópicos da mentalimages, pois não sei ainda se dá para usar importons + photons + final gahter, como sugeriu o Alberto.
Sei que a opção de Density para Importons tem uns bugs chatos, principalmente nas versões do Max 2009 e Maya 2008. Por padrão ele vem em 0,1, mas se vc quiser trabalhar com valores no Emited, ao invés do Density, não sei como proceder; não sei se é só colocar o valor desejado no Emited que ele cancela o uso deo Density... não sei ainda.
O que eu sei também é que o uso de IP cancela qualquer uso de FG ou Photons.
Ou ele é usado sozinho - em cenas externas por exemplo - ou é usado junto com Importons - em internas, por exemplo.
O que mais me "irrita" e me dá aquela "inveja branca" é as cenas de production mesmo, que postam usando o sistema de IP. Tem umas imagens perfeitas. E tem uma que bem bacana. É uma sala de aula, e foi feito um tutorial na gnomon com ela, um tuto do sistema de Importons e Irradiance Partcles - mas é pago. Acho que U$ 40,00.