Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jean Carlos Flores   SC - Florianópolis - SC
Alexandrino.Pereira   São Paulo - SP
Leandro   Promissão
ricardorr   South River / NJ - USA
GeorgeFleming   Niteroi - RJ - AC

Portfólios Ver Mais

Eme-M   São Paulo - AC
Jean Belegante   curitiba - PR
flavio3d2009   Goiânia /Goiás/ Brasil - GO
thiago-df   Brasília - AC

Grupo de Estudo: Irradiance Particles e Importons

Por: Danilo  

Em: 01/03/2010 02:39

Gente, eu sou muito "juninho" nisso tudo e gostaria de saber sobre este processo de importons e irrradiance particles. Li no artigo do cgtalk mas gostaria de saber se isso já está sendo usado e como funciona. E o iRay?! É um outro render?! Desculpa a pergunta super ignorante, mas eu fiquei curiosa!
Dudamel, e usando FG + GI + Importons? Acho que pode emitir milhões de photons na cena e guardar só os importantes dando mais detalhamento e qualidade no GI sem pesar tanto para o FG. Laura, o i-ray é o módulo de render em tempo real do mental ray, vai vir no max 2011. Vc vai ter preview em tempo real com luzes, sombras, materiais e GI, se deixar refinando ele faz a imagem final. Olha esse vídeo http://www.mentalimages.com/index.php?id=634 Acompanha as notícias na home da 3d1 que sempre fala as novidades. Hoje tem uma muito interessante sobre criação de árvores.
São Paulo Futebol Clube
Oi, Fla. Este primeiro link do forum da mentalimages é justamente o que eu peguei como parâmetro, mas mesmo assim, ficam algumas dúvidas a respeito do uso apenas de IP para internas, das configurações totais (importons + IP) pois os testes são meio divididos por setagem. E o problema é que aquela discussão ainda tá na quinta página, e já faz mais de um ano. Alberto, por isso mesmo que eu falei acima, é que eu nem testei, nem sei usar direito o Importons junto com o conjunto tradicional GI FG), mas, boa idéia. Depois irei tentar alguma coisinha. Testes basicões mesmo. Não consegui encontrar informações a respeito apenas deste uso de importons. Oi, Laura, não se preocupe com o Importons e Particle Irradiance. Eles são uma nova opção de cálculo, além das que já temos no Mental Ray: Global Ilumination (photons) e Final Gather. Mas ainda não estão implementados para produção. Estão meio "escondidos" e sem grande aprimoramento, apenas para testes de entusiastas. Mas convém dominar as ferramentas atuais (GI FG) para depois dar uma olhada nestas novas soluções. Vc é de BH, Laura? Ô, manda um beijo pra minha vó Nina lá em Sta. Tereza, rua Bom Despacho. rsrsrsrsrs

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Então dudamel, na época desse tópico eu também fiz uns testes e fiquei um pouco frustrado como a maioria que testa, a gente ve o potencial mas também ve que ainda não ta 100%, depois que deram mais informações sobre o iray que usaria um path tracing é que pra mim caiu a ficha de quando veremos o IP funcionar pra valer. Nessa época cheguei a conversar com algumas pessoas que fizeram muitos testes com o IP e meio que todos concordaram que seria legal ele funcionando com o FG, deixando o IP para substituir os photons, mas por enquanto isso não é possível, ao ligar o IP o FG é desligado automaticamente. Sem contar que às vezes saia uns resultados imprevisíveis, bem cara de algo que ainda não está 100%, por isso que eu larguei mão até que ele vire oficial, apesar do importons parecer promissor como o Alberto falou, otimizando o mapa de photons, mas me parece ainda muito cru pra continuar testando, talvez por isso ja faz mais de um ano e o pessoal parece que largou de mão. Mas se vc estiver disposto manda ver nos testes e depois posta os resultados aqui. ;)
Valeu, Fla. Eu ainda vou fazer uns testes em cornell box, como no site da cg. Eu acho que não é lógico substituir photons por Irradiance Particles, pq a lógica seria outra. Acho, que na verdade, ele substitui mais ou menos o FG - seria um substituto para o Brute Force do Final Gather, pelo que li, e não sei se tá certo. Eu ainda estou confuso e preciso reler aqueles tópicos da mentalimages, pois não sei ainda se dá para usar importons + photons + final gahter, como sugeriu o Alberto. Sei que a opção de Density para Importons tem uns bugs chatos, principalmente nas versões do Max 2009 e Maya 2008. Por padrão ele vem em 0,1, mas se vc quiser trabalhar com valores no Emited, ao invés do Density, não sei como proceder; não sei se é só colocar o valor desejado no Emited que ele cancela o uso deo Density... não sei ainda. O que eu sei também é que o uso de IP cancela qualquer uso de FG ou Photons. Ou ele é usado sozinho - em cenas externas por exemplo - ou é usado junto com Importons - em internas, por exemplo. O que mais me "irrita" e me dá aquela "inveja branca" é as cenas de production mesmo, que postam usando o sistema de IP. Tem umas imagens perfeitas. E tem uma que bem bacana. É uma sala de aula, e foi feito um tutorial na gnomon com ela, um tuto do sistema de Importons e Irradiance Partcles - mas é pago. Acho que U$ 40,00.

Oi gente! Vou aproveitar este fds pra fazer os testes no ambiente que a Laura postou e seguir no rumo deste post que não deixa de revelar a ansiedade de todos nós pela chegada do iray. Eu vi os testes da mentalimages e achei muito interessante o funcionamento do processo. Mas vale ressaltar que a maneira tradicional usando photons e FG não deixará de ser usada porque pra usar o iray tem que ter gpu forte (e muuito cara) com placas nvidia tesla em conjunto com as potentes quadro fx para obter o processamento em paralelo com a cpu. Neste sentido são muitos núcleos de processamento. Enquando numa cpu forte falamos em 4 ou 8 núcleos físicos, a gpu trabalha com centenas deles. Com isso a imagem fica repleta de buckets que vão refinando até a imagem ficar boa para qualidade final. abraços e parabéns pelo excelente tópico!
Oi, Eduardo. Se o requerimento mínimo para trabalhar com Real Time no iray for este, dificilmente será popularizado, me incluindo aí nos "sem-equipamento". Mas, com certeza, o render tradicional via CPU, acho que vai perdurar para usuários domésticos, pelo menos durante um período (que eu não sei dizer qual vai ser) de transição entre estas tecnologias. É só ver a transição de OS de 32bits para 64 bits... essa coisa vai longe ainda. Deste modo, acredito que o novo sistema de cálculos (IMPORTONS E IRRADIANCE PARTICLES) também será usado no Mental Ray tradicional. Ou estou errado? Pois, aprimorado, este sistema poderá ser muito bem aproveitado, até mesmo pelo sistema tradicional, pois entregam qualidade de Unbiaseds a tempos de render menores que o de GI + FG em setagens de produção. Pelo menos, é isso o que falam e comprovam nos testes do fórum da mentalimages. Se, para desfrutar (de verdade, no workflow) deste sistema eu tiver que usar o Iray, e se não tiver grana pra manter o que o Iray precisa de máquina, como eu farei?

Concordo com vc dudamel! Certamente poderemos usar o IP na cpu com oacontece hoje de forma beta. A coisa tenderá a se popularizar principalmente se não houver monopólio na nvidia, daí os preços poderão ficar mais atrativos. Você viu no link das notícias do 3d1 o usuário indignado com a adobe restringir o uso de gpu apenas para a linha nvidia profissional (CUDA)? Não que a nvidia não seja maravilhosa em termos de tecnologia de gpu, mas fala-se em quem tem uma placa intermediária, tipo essas que servem para jogos, não poderá usufruir dos benefícios. Eu espero que possamos utilizar na totalidade os recursos que temos como placas para jogos, pois mesmo sem ter a velocidade de um sistema CUDA, acredito que daria um bom up em conjunto com a cpu. Sobre a qualidade do IP eu não estou tão certo de que fará tanta diferença assim. O velho e bom método de photos e FG dificilmente deixará de ser utilizado. Aquela cena do tutorial da mental images não me impressionou e achei que 15 minutos até refinar tudo é bastante tempo para um render RT com 15 placas tesla de algumas dezenas de milhares de reais. Acredito que os render RT ainda evoluirão bastante e só trarão benefícios para todos nós. Basta ficar antenado. abraço!
que aula esse tópico, parabens a todos vcs pela disposição e vontade de compartilhar seus conhecimentos e estudos
Eu aguardaria sair a versão final antes de opinar sobre os requisitos de hardware do iRay, mas teve beta tester falando que tava rodando na boa em uma GTX285. :D Como não saiu ainda, acho que a única referencia é o VrayRT, que também usa path tracing e por enquanto roda só via CPU e de forma bem satisfatória em um micro octa-core que eu vi rodando, não é real time mas é bem interessante a forma como ele vai refinando a imagem final. Ja sairam prévias dele rodando via GPU e acho que tem uma semelhança com o iRay, é esperar pra ver. ;)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710361.

Total de membros registrados: 137784

Últimos membros registrados: fernandadias371, Tomasleal-, moilveira, Jandir , ivonei.energia, JoaoMartins, victormartinsc, jvmagalhaes.

Usuário(s) on-line na última hora: 533, sendo 23 membro(s) e 510 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Raphael., Ronaldo, GuiToma, Gabriel.C, Eng Damasceno, Celso Borttoloto, Osvaldo Arquiteto, Le_Andro, Geraldo Nunes, Ricardo Paranhos, Luana Chen, billypaul, pnetos, emersonforentin, Duda, fernandadias371, Adalberto Batista, Joao Barreto, Roberto Movanni, Carla Franco, NunoGarcia, ricardo duarte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.