Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :)
Marco Rocha: ai cara!! tudo bem?? hehehe... ;) pela sua pergunta eu entendo perfeitamente que o projeto Excalibur para o 3ds Max é um grande projeto, além de ser inovador e OUSADO, promete retirar muitos caracteres e códigos que são verdadeiros lixos e que vêm no programa desde as primeiras versões, há praticamente 15 anos atrás.
O Autodesk Maya e o SoftImage XSI são dois ótimos e excelentes softwares, eu mexi muito pouco no Maya, e no SoftImage XSI eu nunca o usei, mas posso lhe garantir que o controle de funções do Maya, é de uma organização fora do normal, é muito bem organizado. Cada vértice que vc move é guardado em uma espécie de canal de ações no programa, que se por ventura vc se arrependa de mover um vértice há meia hora atrás tem como desfazer esse movimento a qualquer hora e instante.
São esses pequenos detalhes que ainda não tem para o 3ds Max e muitos outros como o nosso amigo e colaborador "thundro" bem indagou que fazem bastante falta a grandes artistas gráficos que trabalham com animação, aonde falei anteriormente, que é na área de animação gráfica aonde todos os recursos limites do programa são testados.
Acredito piamente que a evolução do 3ds Max seja muito boa, primeiro porque é o xodó da Autodesk, a maioria dos artistas gráficos usa essa ferramenta mas ainda tem muitos escritórios de animação que estão usando bastante o Maya e o SoftImage XSI.
Depende muito do tipo de trabalho, do tipo de mídia que o escritório trabalha e que tipo de formatos de trabalhos tem que ser entregues.
É um pouco complicado responder a sua pergunta se a Autodesk também pretende fortalecer somente o 3ds Max e implementar poucas novidades em plataformas como o Autodesk Maya e o SoftImage XSI, eu não sei o que se passa na cabeça do Ken Pimentel...hehe! ;) mas sei que eles também terão sempre novidades para essas duas plataformas.
Com relação ao antigo ADT e a tremenda tecnologia de parametrização do Autodesk Revit Building, com tudo trabalhando em tecnologia BIM ( BUILDING INTELIGENCE MODELING) é uma mão na roda para os arquitetos, mas ainda há muitos e muitos escritórios de Arquitetura que ainda usam o Autocad.
Mas o Autocad é uma ótima suíte, principalmente a versão 2010, que vêm com muita coisa parametrizada, muito parecida com as primeiras funções paramétricas das primeiras versões do Revit Building.
Quem sabe, sabe, não importa a ferramenta. Algumas dão mais trabalho pra se chegar ao mesmo resultado que outras, mas o que importa no final das contas é o talento e conhecimento do artista gráfico com a ferramenta que ele tem em mãos e como ele usa essas mesmas de forma racional, lógica e principalmente eficiente.
O Autocad 2010 está ótimo, tem muita parametrização, quem tem essa versão sabe bem do que eu estou falando, é claro que ainda precisa evoluir muito pra chegar ao nível de parametrização do Autodesk Revit Building, mas imaginem a versão 2011 do Autocad, deve vir muito mais parametrizado, se a Autodesk agir sob uma lógica de pensamento.
O que vai ditar a concorrência interna dessas plataforma a meu ver não é nem muito os programas não, é a quantidade de usuários que usam a tal ferramenta. Se tiverem bastantes adeptos e profissionais usando em larga escala o 3ds Max sempre a plataforma será motivo de novidades a cada versão lançada.
O antigo Combustion, deixou de ser implementado pela Autodesk por causa da migração dos composers de vídeo, do Combustion para o After Effects da Adobe. Mas a Autodesk tem inúmeros programas bem superiores ao After Effects, como o Smoke, o Hell, o Flare e muitos outros.
Nós é que estamos caminhando numa trilha bem curta, perto dessa infinidade e complexidade de ferramentas que a Autodesk dispõe. A meu ver enquanto estiverem usando em larga escala o 3ds Max, o Autodesk Maya e o SoftImage XSI sempre será motivo de inovações e novas ferramentas acrescentadas a cada nova versão, nem que seja as vezes, versões tapa buracos como a Autodesk vinha fazendo no 3ds Max nas versões tipo 2007 e 2008, que não mudou praticamente quase nada.
Abraços pôvo!!