Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Weverson M   Guarapari - ES
Antonio Neosmar P Silva   São Paulo - SP - SP
Joao Neto CG   Recife PE - PE
David   João Pessoa PARAIBA
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

MarcosSchnaider   Joinville - SC
Fabianojf   Lages SC - AC
Bruno   Rio de Janeiro - RJ
Jhonny   mg. Belo Horizonte . Brasil - MG

3ds Max 2011 anunciado!

Por: Fla3DMadness  

Em: 09/03/2010 14:51

Opa! presente de aniversário! será que alguem vai me dar um presente desses? Estamos aguardentes.
Estou ansioso!
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) Ai Fla3dmadness, Parabéns pelo tópico, concordo plenamente contigo sobre os avanços e as melhorias do 3ds Max 2011, mas infelizmente a Autodesk, na pele do gerente, o Ken Pimentel agora é que está colocando verdadeiras melhorias para o 3ds Max 2011, melhorias estas que já deveriam ter sido colocadas há muito tempoo. ;) É como bem indagou o nosso amigo e colaborador "thundro", para quem trabalha bastante com animação e tv como mídia, é importanter ter o feedback em real time dos fields dos bitmaps e muitas outras coisinhas, que somando tudo, fazem uma enorme falta para quem é animador profissional. É justamente na área de animação gráfica aonde todos os recursos limites do programa são testados, e vc vê o que realmente dá muito trabalho de fazer, como um simples rig para um personagem; poderiam simplificar bastante o trabalho gigantesco que um animador acaba tendo que fazer por falta de recursos de OTIMIZAÇÃO no 3ds Max que faça isso com o mesmo resultado mas em um curto intervalo de tempo, pelo menos em TESTES. Já faz certo tempo que circulam rumores sobre uma reformulação drástica na interface do 3ds Max para um futuro não muito distante, pois o software está desde a sua versão 1.0 recebendo algumas mudanças estéticas e adição de ferramentas. Mas, o funcionamento básico da interface continua o mesmo. Isso está travando alguns avanços e melhorias que podem ser vislumbradas para interfaces e maneiras diferentes de interagir com o software. Entre os diversos rumores que circulam pelo Twitter e fóruns especializados em 3ds Max, está o projeto de codinome Excalibur. Esse seria o nome código do projeto que a Autodesk está desenvolvendo para reformular totalmente o 3ds Max. O uso de sistemas baseados em nós para elementos como modelagem e render. Isso já funciona muito bem no Houdini 3D, a adoção de abas para acesso mais rápido as ferramentas e acelerar tarefas como renderização e edição de materiais; Por exemplo, quantos cliques são necessários para chegar até os ajustes de shaders do Mental Ray? Sim, alguns cliques. A idéia e encurtar esses caminhos. Para os usuários do 3ds Max fica fácil entender o propósito dessa atualização. Tem um vídeo interessante que mostra uma demonstração do 3d studio Max 1.0 que foi a evolução do 3d studio 4 para MS-DOS. Repare como os mesmos princípos da interface lançada quase 15 anos atrás ainda são usados hoje. Com softwares apresentando interfaces leves e modernas como o Modo 3D e o Blender, esse tipo de atualização era mais que esperada. Caso você queira saber ainda mais sobre o futuro do 3ds Max, a Autodesk organizou um fórum gratuito sobre o projeto Excalubir, que foi em 27/01. As informações sobre o evento e como se inscrever para o mesmo estão na página da Area autodesk. Será um evento sem grandes revelações sobre como será o software, apenas uma demonstração do que eles (Autodesk) estão pensando para o futuro. Como bem diz o texto que convida para o seminário, nenhuma data ou ferramenta inovadora será revelada no evento, apenas as idéias e conceitos. Se você é usuário do 3ds Max e se interessa pelo futuro do software, recomendo participar do evento! http://www.youtube.com/watch?v=ehm1-26H1mU&feature=player_embedded ( LINK DO VÍDEO MOSTRANDO A EVOLUÇÃO DO 3DS MAX). Mas modéstia parte, eu adorei todas as novidades que vão vir no 3ds Max 2011, só o CAT sendo integrado ao Max, mais o slate material, um material editor super avançado baseado em sistemas de Nodes, já são grandes melhorias fantásticas no programa. Sem falar nas inúmeras melhorias que o novo Mental Ray do 3ds Max 2011 vai ter. Abraços e Parabéns Fla3dmadness pelo tópico!! __________________________ [i:8199cd9641]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:8199cd9641]
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) É interessante nós discutirmos além do que foi liberado até agora, e como nós entendemos um pouco de C.G, essa discussão é bastante saudável e salutar a todos nós. Estar envolvido com o alfa, beta e release candidate (RC) versões do software é um processo interessante. É divertido, é claro, de ouvir sobre os detalhes novos que estão sendo introduzidos no software, e também é interessante ouvir algumas das razões pelas quais as coisas são do jeito que são. Basta dizer que eu acho que os desenvolvedores estão combatendo o bom combate para que nós obtenhamos as ferramentas confiáveis que precisamos para começarmos o trabalho bem feito, e para obter os recursos necessários para o desenvolvimento realizado. Não é sempre que um usuário em particular pode gostar, tem sempre melhorias que ainda podem ser implementadas, mas o mundo está cheio de compromissos. Há recursos que sempre serão infinitos, sempre irá faltar algo para as coisas que queremos ver no 3ds Max. Acho que com esse lançamento as pessoas vão ver as coisas começarem a se reunir, aos poucos, e as informações do Projeto Excalibur da Autodesk lançou, ajudaram a explicar o caminho que estão tomando. Minha opinião é que o 3ds Max 2011 vai ajudar muito os artistas gráficos em todos os níveis de criação e gestão de materiais. Servirá particularmente para ajudar os novos usuários que normalmente são confundidos com a maneira que você navega pelos materiais e mapas no legado do 3ds Max; O usuário adiciona um bitmap a um material e a interface do usuário muda para as configurações de bitmap, e eles não sabem como voltar ao nível anterior (parent) ou onde estão e porque as suas configurações desapareceram. Esperemos que eles acabarão por encontrar o botão Material / Map Navigator ou o botão Up To Parent, mas eu tenho lidado com um monte de novos usuários que tenham um tempo muito difícil para começar a entender o esquema em torno do Material editor. Com tudo as melhorias e o desenvolvimento são visíveis, é visível e você vê as conexões entre os mapas e materiais, muito melhor, e uma resposta orientada pela Autodesk para a melhoria do fluxo de trabalho. As informações do Projeto Excalibur promete mais nó de fluxo de trabalho baseado em Max, para os próximos anos serão tempos excitantes no mundo da C.G. A nova funcionalidade dos Containers é outra adição bem-vinda. Porém a capacidade de fazer novos locais de referência como "edições para os objetos podem influenciar-me a usar estes com mais freqüência. A funcionalidade XRef Scene é o que eu normalmente uso quando a importação e partilha de geometria externa. Ken Pimentel menciona "Viewport do 3ds Max Display Materials". Cada nova versão do 3ds Max trouxe funcionalidade adicional para o viewport, sombreado Hardware, e esta é uma área de desenvolvimento de alguns problemas na Autodesk, como é o renderizador Quicksilver. Quanto melhor sua placa de vídeo melhor funciona, e um bom jogo-rated cartão proporciona uma excelente visualização da sua visualização na viewport. O 3ds Max Composite, baseado na aplicação Toxik, é outra adição bem-vinda. No capítulo 10 "Mental Ray para o projeto", o Composite é uma grande aplicação e passa algum tempo de qualidade com os tutoriais de introdução, e indo ao longo dos DVDs de formação de www.thestreetproductions.com Ken LaRue's empresa dar-lhe uma base sólida para efetivamente usar este programa. Para quem ainda usa o Combustion, como é passar de PNG e arquivos RPF para OpenEXR usando Composite será essencial. A única desvantagem é que ele, o Composite, suas partes de licença com Max só é executado na mesma estação de trabalho como Max, você não pode executá-lo em uma estação de trabalho separada do Max. Ken Pimentel fez anúncio, a menção ao novo "Mental Ray do 3ds Max 2011", que é o Mental Ray 3.8.0.0. Eu entendo que Ken Pimentel mencionou na CGTalk, o módulo de render iterativo, o Iray que não vai ser incluída com o 3ds Max 2011 ou qualquer aplicação Mental Ray 3.8.0.0, e eu acredito que ela realmente vem para baixo para manter a produção apenas as ferramentas prontas no programa. A aplicação do módulo Iray ainda estava em desenvolvimento quando os recursos do 3ds Max 2011 foram fixados para completar um conjunto de ferramentas. Espero que ela vá sair como um benefício, mas a Autodesk não comentou muito sobre os beta testers, sobre seus planos para o futuro e não tenho nenhuma informação privilegiada. Abraços pôvo!! __________________________ [i:7d2027116e]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:7d2027116e]
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) Uma adição muito legal para o 3ds Max 2011 pelo que eu li, é a capacidade de controle do novo Mental ray 3.8.0.0 através de opções de cadeia. Por exemplo, em MAXScript, você pode executar algumas opções para acessar Mental Ray e em seguida enviar uma seqüência de caracteres, tais como: "Importons" on Para ativar esse recurso. Eu vou ter mais certeza sobre o uso de controle do Mental Ray, e estão trabalhando em algumas coisas agora para ajudar a otimizar suas configurações pelo Mental Ray. No que diz respeito aos Importons e Irradiance particles,o grande mestre Max Tarpini fala que sai com um novo plugin que é compatível com o Max 2011. Embora o plugin pro 3ds Max 2011 é compatível com plugins para o Max 2010, porém o Mental Ray mudou e assim deve ter um plugin específico para o render. O plugin ctrl.ghost do 3ds Max 2011 foi testado e trabalhado pelos betas testers, mas quebrou em alguns pontos. Mas a minha opinião é que o 3ds Max 2011 veio com ótimas melhorias, com certeza, mas que ainda deveriam olhar e incrementar recursos de animação que tem no Autodesk Maya no 3ds Max, mas a Autodesk não faz isso, porque é óbvio que eles querem ficar evoluindo consideravelmente com as duas plataformas ou suítes andando em paralelo, a ferramenta que o Maya tem e o 3ds Max não tem ou vice- versa. Essa é a estratégia óbvia de jogo deles para sempre ter usuários que paguem pelos dois programas, colocando sempre recursos a mais em uma suíte (Maya) e não colocando os mesmos recursos em outra suíte ( 3ds Max). Apesar de tudo, eu acho que as novidades e melhorias do 3ds Max 2011 são fantásticas e a Autodesk e o Ken Pimentel, o Shane Griffith da Autodesk, o Max Tarpini e todos os outros manda chuvas de lá estão de certa forma de Parabéns pelas consideráveis melhorias que estão implementando no 3ds Max 2011. Mais informações para quem queira, no blog do Shane Griffith ok?? http://area.autodesk.com/blogs/shane ( BLOG DO SHANE GRIFFITH- AREA AUTODESK) Abraços pôvo!! __________________________ [i:2de89bec92]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:2de89bec92]
Danilo, vc tocou num ponto que eu andava pensando aqui... Pro max, um projeto excalibur, praticamente uma reformulação do software. como o maya e o softimage, são ou eram concorrentes, é de se esperar algo parecido pra eles. Ou vão fortalecer o primogênito e deixa-los em segundo plano? falo isso pq passei por um momento assim, quando usava o ADT e descobri o revit, bem no inicio. revit 5.0 e percebi que seria o caminho...exitei um pouco mas embarquei e não me arrependo. Não sei como anda o autocad architectural hoje (ex ADT), mas noto que seu prestígio caiu muito, perdeu o vizrender (claro que ganhou o MR), mas não evoluiu tanto. Fiz a coisa certa na ocasião. O que aguardam os usuários do Maya e do softimage? sei que é uma boa politica manter a concorrencia interna, mas tem sempre um xodózinho, né?
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) Marco Rocha: ai cara!! tudo bem?? hehehe... ;) pela sua pergunta eu entendo perfeitamente que o projeto Excalibur para o 3ds Max é um grande projeto, além de ser inovador e OUSADO, promete retirar muitos caracteres e códigos que são verdadeiros lixos e que vêm no programa desde as primeiras versões, há praticamente 15 anos atrás. O Autodesk Maya e o SoftImage XSI são dois ótimos e excelentes softwares, eu mexi muito pouco no Maya, e no SoftImage XSI eu nunca o usei, mas posso lhe garantir que o controle de funções do Maya, é de uma organização fora do normal, é muito bem organizado. Cada vértice que vc move é guardado em uma espécie de canal de ações no programa, que se por ventura vc se arrependa de mover um vértice há meia hora atrás tem como desfazer esse movimento a qualquer hora e instante. São esses pequenos detalhes que ainda não tem para o 3ds Max e muitos outros como o nosso amigo e colaborador "thundro" bem indagou que fazem bastante falta a grandes artistas gráficos que trabalham com animação, aonde falei anteriormente, que é na área de animação gráfica aonde todos os recursos limites do programa são testados. Acredito piamente que a evolução do 3ds Max seja muito boa, primeiro porque é o xodó da Autodesk, a maioria dos artistas gráficos usa essa ferramenta mas ainda tem muitos escritórios de animação que estão usando bastante o Maya e o SoftImage XSI. Depende muito do tipo de trabalho, do tipo de mídia que o escritório trabalha e que tipo de formatos de trabalhos tem que ser entregues. É um pouco complicado responder a sua pergunta se a Autodesk também pretende fortalecer somente o 3ds Max e implementar poucas novidades em plataformas como o Autodesk Maya e o SoftImage XSI, eu não sei o que se passa na cabeça do Ken Pimentel...hehe! ;) mas sei que eles também terão sempre novidades para essas duas plataformas. Com relação ao antigo ADT e a tremenda tecnologia de parametrização do Autodesk Revit Building, com tudo trabalhando em tecnologia BIM ( BUILDING INTELIGENCE MODELING) é uma mão na roda para os arquitetos, mas ainda há muitos e muitos escritórios de Arquitetura que ainda usam o Autocad. Mas o Autocad é uma ótima suíte, principalmente a versão 2010, que vêm com muita coisa parametrizada, muito parecida com as primeiras funções paramétricas das primeiras versões do Revit Building. Quem sabe, sabe, não importa a ferramenta. Algumas dão mais trabalho pra se chegar ao mesmo resultado que outras, mas o que importa no final das contas é o talento e conhecimento do artista gráfico com a ferramenta que ele tem em mãos e como ele usa essas mesmas de forma racional, lógica e principalmente eficiente. O Autocad 2010 está ótimo, tem muita parametrização, quem tem essa versão sabe bem do que eu estou falando, é claro que ainda precisa evoluir muito pra chegar ao nível de parametrização do Autodesk Revit Building, mas imaginem a versão 2011 do Autocad, deve vir muito mais parametrizado, se a Autodesk agir sob uma lógica de pensamento. O que vai ditar a concorrência interna dessas plataforma a meu ver não é nem muito os programas não, é a quantidade de usuários que usam a tal ferramenta. Se tiverem bastantes adeptos e profissionais usando em larga escala o 3ds Max sempre a plataforma será motivo de novidades a cada versão lançada. O antigo Combustion, deixou de ser implementado pela Autodesk por causa da migração dos composers de vídeo, do Combustion para o After Effects da Adobe. Mas a Autodesk tem inúmeros programas bem superiores ao After Effects, como o Smoke, o Hell, o Flare e muitos outros. Nós é que estamos caminhando numa trilha bem curta, perto dessa infinidade e complexidade de ferramentas que a Autodesk dispõe. A meu ver enquanto estiverem usando em larga escala o 3ds Max, o Autodesk Maya e o SoftImage XSI sempre será motivo de inovações e novas ferramentas acrescentadas a cada nova versão, nem que seja as vezes, versões tapa buracos como a Autodesk vinha fazendo no 3ds Max nas versões tipo 2007 e 2008, que não mudou praticamente quase nada. Abraços pôvo!! __________________________ [i:0377daf02a]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:0377daf02a]
Eae Danilo, blz? Eu achava que eu gostava de escrever, mas vc ganha fácil! :D Eu também não sei o que vai ser do futuro, mas vejo com bons olhos o projeto XBR que segundo o Ken esta finalizando a fase 1 com o max 2011. O max é o unico filho da autodesk, o resto é adotado... além disso, outra informação do Ken, o max vende o dobro de todos os outros programas JUNTOS! É motivo mais que suficiente para ter a maior atenção por parte da Autodesk. Como tudo leva um certo tempo, eu também espero melhora nos pontos que o Thunndro falou, o curve editor é um ponto crucial pra mim que precisa melhorar a performance quando ele é exigido. Mas estou otimista, o Ken é o melhor contato que os usuários ja tiveram com a Autodesk e seus desenvolvedores, e segundo ele "the future is bright for max". ;)
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) Fla3DMadness: ai cara!! tudo bem?? huahuahuahua...kkkkk! :D quando eu me empolgo não tem quem me segure...hehe! ;) Esse tópico é ótimo Fla, porque ajuda a todos nós a sabermos mais sobre o brilhante futuro que o 3ds Max tem, como ele é o único filho da Autodesk como vc bem falou, vai nos ajudar a esclarecer alguns pontos cruciais que acredito eu, todos estamos interessados em saber sobre o 3ds Max. O fato do master Ken Pimentel ter um blog na Area Autodesk é a melhor coisa do mundo, porque para quem sabe um pouquinho mais de Inglês e tem curiosidades sobre a evolução do 3ds Max é só escrever uma mensagem pra ele que o mesmo responde, sem maiores problemas. Nós nunca tivemos tão perto dessa ótima interação com o master Ken Pimentel, ele de uns tempos para cá está dando mais atenção aos leitores, coisa que não fazia há um certo tempo atrás. No blog do master Shane Griffith também podemos ver ótimas notícias sobre o 3ds Max, quem ainda não deu uma espiadinha, seria bom que desse, garanto que é bem melhor que vê as besteiras e babaquices de BBB da Rede Globo! :D Obrigado Fla pelo ótimo tópico criado, Parabéns. Aqui tem ótimas fontes e informações para todos os artistas gráficos que se interessam pelo futuro do 3ds Max, saber um pouco mais sobre esta maravilhosa suíte que apaixona a todos nós. Um grande abraço e Parabéns mais uma vez pelo ótimo tópico. Abraços pôvo!! __________________________ [i:9de6c408e4]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:9de6c408e4]
É isso ae Danilo, só pra complementar, pra quem se vira no inglês além do blog do Ken, ele volta e meia posta no cgtalk no fórum do 3dsmax: http://forums.cgsociety.org/forumdisplay.php?f=6 A propósito, enquanto eu escrevia aqui fui ver la no cgtalk e o Ken postou o link para o blog dele com os detalhes do Quicksilver: http://area.autodesk.com/blogs/ken/quicksilver_details_revealed Bom, é um preview de viewport bombado com um bonus de iluminação indireta, quero ver funcionando, pelo menos os previews vão ficar mais bonitos. Senti falta do gradient ramp e do material blend, mas vamos ver o que vem no futuro, o Ken ta prometendo bastante coisa. Quero ver também como as placas de video vão se comportar, agora pelo jeito a quantidade de memória vai ser mais importante do que era.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711056.

Total de membros registrados: 138529

Últimos membros registrados: Gebio, MARCELO1977, breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix.

Usuário(s) on-line na última hora: 615, sendo 15 membro(s) e 600 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Thiago Couto, Lucas Reis, Michelazzo, Jhio Design, Moura, Eber.Silva, Renatto, JesusEnzo , Felipe Duarte, Matheus, Gabriel.C, jotasoares, Duda, Le_Andro, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.